Questões de Concurso Público Prefeitura de Bom Sucesso - MG 2022 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 6 questões

Q1972761 Conhecimentos Gerais
A linguagem neutra, ou inclusiva, reivindica a utilização de pronomes neutros, como forma de romper com o binarismo masculino / feminino na língua. Também prevê a substituição de adjetivos binários por alternativas neutras e de sujeitos: como, por exemplo, pela expressão “pessoas” (“pessoas bonitas”, “pessoas amigas”) como forma de se dirigir a coletivos.
Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/educacao/aofensiva-de-estados-e-municipios-contra-a-linguagem-neutrae-alem-de-ilegal-ineficaz/. Acesso em: 15 mar. 2022.
A utilização da linguagem neutra tem como um de seus objetivos:
Alternativas
Q1972762 Conhecimentos Gerais
Durante muitos anos, situações degradantes dentro e fora de casa não tinham um nome. Desde os anos 1970, no entanto, casos recorrentes, com exposição da vítima a momentos humilhantes, passaram a ser reconhecidos como assédio. Essa forma criminosa de poder não é nova, mas casos recentes e de grande repercussão no Brasil e no exterior revelaram várias faces dessa violência, já tipificada em lei e com penas de prisão.
Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/ nacional/2022/07/11/interna_nacional,1378903/quais-os-tiposde-assedio-e-como-identifica-los.shtml. Acesso em: 26 jul. 2022.
O assédio, tipificado em lei, ocorre quando
Alternativas
Q1972764 Conhecimentos Gerais
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), ou novo RG, começou a ser emitida nesta terça-feira (26) no Brasil. Rio Grande do Sul foi o primeiro Estado a imprimir o novo documento. Em Minas Gerais, o modelo deve passar a ser disponibilizado para a população a partir do mês que vem.
Disponível em: https://www.otempo.com.br/cidades/minasgerais-comeca-a-emitir-novo-rg-em-agosto-saiba-quem-podefazer-1.2705770. Acesso em: 26 jul. 2022.
A nova carteira de identidade nacional apresenta como uma de suas inovações
Alternativas
Q1972765 Conhecimentos Gerais
Seguindo a decisão da prefeitura de BH, que retirou a obrigatoriedade do uso de máscara em locais abertos na capital no último dia 4 (março), o governo de Minas também adotou a medida.  [...] De acordo com o secretário da pasta Fábio Baccheretti, os municípios terão autonomia para decidir sobre o tema. No entanto, para o governo estadual a recomendação do uso de máscara em locais abertos passa a ser facultativa [...].
“Com o nosso esquema vacinal e com a atual incidência do vírus, hoje é possível recomendar a desobrigatoriedade do uso de máscara em locais abertos” afirmou o secretário.
Disponível em: https://www.brasildefatomg.com.br/2022/03/10/ bh-e-mg-liberam-nao-uso-de-mascara-em-locais-abertos-mascuidados-devem-ser-mantidos. Acesso em: 15 mar. 2022.
A não obrigatoriedade de uso de máscaras em locais abertos está se tornando realidade em várias cidades brasileiras.
Em Minas Gerais, a definição pela não obrigatoriedade por parte da Secretaria Estadual de Saúde, entre outras razões, está relacionada
Alternativas
Q1972766 Conhecimentos Gerais
O Brasil e África do Sul vão ser os primeiros a implementar o uso de tratamento preventivo com ação prolongada contra o HIV. O sistema funciona como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), já existente. Mas desta vez os comprimidos diários vão ser substituídos por seis injeções anuais.
Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/saude/ prep-brasil-e-africa-do-sul-serao-primeiros-paises-aimplementar-tratamento-de-longa-duracao-contra-o-hiv/?utm_ campaign=novo_layout_newsletter_bannernovo_-_2103_-_ segunda-feira&utm_medium=email&utm_source=RD+Station Acesso em: 21 mar. 2022.
O Brasil foi um dos dois países escolhidos para usar o tratamento preventivo contra o HIV porque
Alternativas
Q1972767 Conhecimentos Gerais
Em 2019, havia 24,3 mil cidadãos vivendo em albergues ou debaixo das marquises paulistanas. No fim de 2021, eram mais de 31,8 mil, segundo o Censo da prefeitura de São Paulo. [...]
“É evidente que esse crescimento não é apenas por causa da pandemia. Várias medidas atingiram os mais vulneráveis [...]. Muitos não têm acesso à internet, não têm e-mail e sequer foram cadastrados no sistema do governo. A exclusão tecnológica aumentou ainda mais a desigualdade [...]. “O que realmente mudou nestes últimos anos foi o perfil. Antes, quem morava na rua era homem, negro e solteiro. Em 2021, vemos outro perfil, famílias inteiras estão sem teto.”
Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/sociedade/ pandemia-e-crise-economica-mudam-perfil-de-pessoas-emsituacao-de-rua/ Acesso em: 19 mar. 2022.
A realidade da população em situação de rua durante a pandemia, conforme o trecho da reportagem, revela que
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: D
4: C
5: C
6: D