Questões de Concurso Público UFJF 2022 para Contador, Edital nº 70

Filtrar por:
Os seus filtros aparecerão aqui.

Foram encontradas 18 questões

Q1971458 Contabilidade Pública
No Brasil, a Contabilidade Aplicada ao Setor Público foi estruturada com base no registro dos atos e fatos relativos ao controle da execução orçamentária e financeira. Para auxiliar nesse aspecto, foi criado o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP).
Nesse sentido, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1971459 Contabilidade Pública
De acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade (NBC TSP) – Estrutura Conceitual, é correto afirmar que a informação contábil possui a característica qualitativa da representação fidedigna quando
Alternativas
Q1971461 Contabilidade Pública
Com relação aos princípios orçamentários, considere as afirmativas a seguir.
I. O princípio da exclusividade determina que cabe ao Poder Público fazer ou deixar de fazer somente aquilo que a lei expressamente autorizar, ou seja, subordina-se aos ditames da lei.
II. O princípio da universalidade determina existência de orçamento único para cada um dos entes federados – União, estados, Distrito Federal e municípios – com a finalidade de se evitarem múltiplos orçamentos paralelos dentro da mesma pessoa política.
III. Os princípios orçamentários visam estabelecer diretrizes norteadoras básicas, a fim de conferir racionalidade, eficiência e transparência para os processos de elaboração, execução e controle do orçamento público.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q1971462 Contabilidade Pública
O orçamento é um importante instrumento de planejamento da entidade pública, representando o fluxo previsto de ingressos e de aplicações de recursos em determinado período.
Sobre os ingressos, sejam orçamentários ou extraorçamentários, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
(   ) As receitas orçamentárias de capital advêm, dentre outras fontes, da realização de recursos financeiros oriundos da constituição de dívidas.
(   ) Receitas orçamentárias são recursos financeiros de caráter temporário, dos quais o Estado é mero agente depositário.
(   ) A devolução dos ingressos extraorçamentários não está sujeita a autorização legislativa, mas integra a Lei Orçamentária Anual.
(   ) Classificam-se como receitas orçamentárias correntes aquelas provenientes, dentre outras fontes, de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito privado.
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q1971463 Contabilidade Pública
De acordo com Norma Brasileira de Contabilidade Aplicada ao Setor Público NBC TSP 07 – Ativo Imobilizado, é correto afirmar:
Alternativas
Q1971465 Contabilidade Pública
Os §1º e 2º do artigo 11 da Lei nº 4.320/1964 classificam as receitas orçamentárias em “Receitas Correntes” e “Receitas de Capital”.
A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação da classificação modalidade com sua respectiva receita.
COLUNA I
1. Receita corrente
2. Receita de capital
COLUNA II 
(   ) Receita agropecuária
(   ) Contribuições
(   ) Amortização de empréstimos
(   ) Operações de crédito
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q1971467 Contabilidade Pública
De acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), a despesa orçamentária é toda transação que depende de autorização legislativa, na forma de consignação de dotação orçamentária, para ser efetivada.
Com relação às despesas orçamentárias, considere as afirmativas a seguir.
I. Na classificação das despesas orçamentárias por estrutura programática, as operações especiais são os gastos que não contribuem para o aperfeiçoamento das ações de governo.
II. A classificação funcional da despesa orçamentária é representada por cinco dígitos. Os dois primeiros referem-se à função, enquanto que os três últimos dígitos representam a subfunção.
III. A classificação da despesa orçamentária, segundo a sua natureza, compõe-se de categoria econômica; grupo de natureza da despesa; elemento de despesa.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q1971468 Contabilidade Pública
No setor público brasileiro, a consolidação pode ser feita no âmbito intragovernamental (em cada ente da Federação) ou em âmbito intergovernamental (consolidação nacional).
Com relação à consolidação das demonstrações contábeis no setor público, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
(   ) Para consolidação das contas públicas, foi criado no Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, um mecanismo para a segregação dos valores das transações que serão incluídas ou excluídas na consolidação.
(   ) A consolidação nacional é de competência da Secretaria de Orçamento Federal e abrange todas as entidades incluídas no orçamento fiscal e da seguridade social.
(   ) Na elaboração das demonstrações contábeis consolidadas, devem ser excluídas as participações nas empresas estatais dependentes.
(   ) Na consolidação nacional inclui-se entidades da Administração Pública, direta e indireta, incluindo fundos, autarquias, fundações e empresas estatais dependentes.
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q1971471 Contabilidade Pública
A Universidade Federal de Juiz de Fora realizou todo o processo legal e operacional para aquisição de um ônibus escolar. Nesse sentido, assinale a alternativa que corresponde ao lançamento contábil ao empenho da dotação orçamentária referente à aquisição desse veículo, considerando também a natureza da informação contábil. 
Alternativas
Q1971472 Contabilidade Pública
De acordo com a Lei 4.320/1964, os créditos adicionais consistem em autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento.
Nesse sentido, assinale a alternativa incorreta. 
Alternativas
Q1971473 Contabilidade Pública
O patrimônio público é o objeto da Contabilidade Aplicada ao Setor Público.
Sobre os itens que compõem esse patrimônio, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
(   ) Passivo é uma obrigação presente, derivada de evento passado, cuja extinção deva resultar na saída de recursos da entidade, em que as obrigações vinculadas devem ser sempre as legalmente vinculadas.
(   ) Despesa é a diferença entre os ativos e os passivos após a inclusão de outros recursos e a dedução de outras obrigações, reconhecida na demonstração que evidencia a situação patrimonial como patrimônio líquido.
(   ) Receita corresponde a aumentos na situação patrimonial líquida da entidade não oriundos de contribuições dos proprietários, e podem se originar de transações com contraprestação ou sem contraprestação.
(   ) Ativo é um recurso controlado no presente pela entidade como resultado de evento passado, em que o recurso representa um potencial de serviços ou com a capacidade de gerar benefícios econômicos.
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q1971475 Contabilidade Pública
O regime de adiantamento, também conhecido como suprimento de fundos, é caracterizado por ser um adiantamento de valores a um servidor para futura prestação de contas. Suponha que a Universidade Federal de Juiz de Fora adiantou uma quantia em dinheiro para o motorista servidor do ônibus que levou os estudantes para uma excursão acadêmica.
Nesse sentido, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1971477 Contabilidade Pública
A Universidade Federal de Juiz de Fora apresentou despesas com compromisso de utilização no orçamento, mas que não foram pagas até o dia 31 de dezembro do respectivo exercício financeiro. Ou seja, essas despesas representam restos a pagar.
Sobre esse tipo de gasto público, analise as afirmativas a seguir.
I. Nos restos a pagar processados, o fato gerador da prestação de serviço e / ou da entrega dos bens ainda não foi atendido.  
II. Os restos a pagar processados são aquelas despesas em que o momento que o segundo estágio da despesa orçamentária (liquidação) já foi realizado.
III. Os restos a pagar não processados é quando a despesa se encontra pendente de liquidação, isto é, o empenho se encontra a liquidar ou em liquidação.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q1971478 Contabilidade Pública
Sobre as Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1971479 Contabilidade Pública
A normatização dos procedimentos contábeis relativos ao ativo intangível foi elaborada em consonância com a Norma Brasileira de Contabilidade Aplicada ao Setor Público NBC TSP 08 – Ativo Intangível.
Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1971480 Contabilidade Pública
A classificação por fontes ou destinações de recursos tem como objetivo agrupar receitas que possuam as mesmas normas de aplicação na despesa.
Nesse sentido, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1971481 Contabilidade Pública
Dívida ativa é o conjunto de créditos tributários e não tributários em favor da Fazenda Pública, não recebidos no prazo para pagamento definido em lei ou em decisão proferida em processo regular, inscrito pelo órgão ou entidade competente, após apuração de certeza e liquidez. E atualização monetária, juros, multas e outros encargos moratórios incidentes sobre os créditos inscritos em dívida ativa, previstos em contratos ou normativos legais, devem ser incorporados ao valor original inscrito, de acordo com o regime de competência.
Nesse sentido, assinale a alternativa que descreve o lançamento contábil do registro dos juros e encargos de mora incidentes sobre o crédito inscrito em dívida ativa pelo enfoque patrimonial.
Alternativas
Q1971482 Contabilidade Pública
De acordo com o princípio orçamentário da totalidade, é correto afirmar:
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: B
4: D
5: C
6: D
7: C
8: E
9: E
10: A
11: D
12: D
13: A
14: A
15: C
16: A
17: E
18: D