Questões de Concurso Público UFJF 2022 para Técnico em Contabilidade , Edital nº 70

Foram encontradas 12 questões

Q1971429 Contabilidade Pública
Sobre as receitas orçamentárias, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1971430 Contabilidade Pública
Considerando a Norma Brasileira de Contabilidade Aplicada ao Setor Público NBC TSP 04 – Estoques, que normatiza os procedimentos contábeis relativos aos estoques, suponha que a Universidade Federal de Juiz de Fora possui um estoque que não pode ser recuperável, pois encontra-se danificado.
Assinale a alternativa que descreve a contabilização do ajuste de perdas de estoques para adequar ao valor realizável líquido.
Alternativas
Q1971432 Contabilidade Pública
De acordo com o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público a ser adotado pelos entes da Federação, no registro do reconhecimento da Variação Patrimonial Diminutiva decorrente da depreciação de um ativo imobilizado, utilizam-se
Alternativas
Q1971434 Contabilidade Pública
Sobre as fases da despesa orçamentária, assinale a alternativa correta.  
Alternativas
Q1971437 Contabilidade Pública
Operações comuns no setor público são aquelas em que há a contabilização de transações sem efetivo fluxo de caixa. Um exemplo é quando determinada entidade governamental, integrante do Orçamento Fiscal e de Seguridade Social de um ente público, apura a existência de um crédito decorrente de recolhimento a maior ou indevido de contribuições previdenciárias no mesmo exercício do pagamento, realizando a compensação no exercício financeiro seguinte.
Nesse sentido, assinale a alternativa que representa o estorno da despesa e o reconhecimento do crédito no mesmo exercício do pagamento realizado a maior dessa contribuição previdenciária. 
Alternativas
Q1971438 Contabilidade Pública
A normatização dos procedimentos contábeis relativos a provisões, passivos contingentes e ativos contingentes consta na Norma Brasileira de Contabilidade Aplicada ao Setor Público NBC TSP 03 – Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes.
Nesse sentido, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1971439 Contabilidade Pública
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária – RREO é exigido pela Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988.
Com relação a esse demonstrativo, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
(   ) O Relatório Resumido da Execução Orçamentária deverá ser publicado, pelo Poder Executivo, até 30 dias após o encerramento de cada bimestre.
(   ) Faz parte do Relatório Resumido da Execução Orçamentária, entre outros, o Demonstrativo dos Resultados Primário e Nominal.
(   ) O Relatório Resumido da Execução Orçamentária será elaborado pelo Poder Executivo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
(   ) Não há diferenciação entre os entes no tocante à necessidade de elaboração do Relatório Resumido da Execução Orçamentária.
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q1971444 Contabilidade Pública
Analise as afirmativas a seguir sobre o Balanço Financeiro.
I. O resultado financeiro do exercício apurado pelo Balanço Financeiro não deve ser confundido com o superávit ou déficit financeiro do exercício apurado no Balanço Patrimonial.
II. O Balanço Financeiro será ela bora do utilizando-se as classes 7 e 8 do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público.
III. O Balanço Financeiro é composto por um único quadro que evidencia a movimentação financeira das entidades do setor público.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q1971445 Contabilidade Pública
Os fatos que afetam a composição patrimonial nas organizações públicas são contabilizados como variações patrimoniais.
Com relação às variações patrimoniais, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1971447 Contabilidade Pública
A programação orçamentária e financeira consiste na compatibilização do fluxo dos pagamentos com o fluxo dos recebimentos, visando ao ajuste da despesa fixada às novas projeções de resultados e da arrecadação.
Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.
I. Em regra, juntamente à Descentralização Orçamentária ocorre a Descentralização Financeira, que consiste na movimentação dos recursos financeiros do órgão central de programação financeira para as unidades gestoras.
II. Até 60 dias após a publicação dos orçamentos, nos termos em que dispuser a Lei de Diretrizes Orçamentárias e observado o disposto na Lei Complementar nº 101/2000, o Poder Executivo estabelecerá a programação financeira e o cronograma de execução mensal de desembolso.
III. Se houver frustração da receita estimada no orçamento, deverá ser estabelecida limitação de empenho e movimentação financeira, com objetivo de atingir os resultados previstos no Planejamento Estratégico e impedir a assunção de compromissos sem respaldo financeiro.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q1971448 Contabilidade Pública
Sobre os elementos das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público (DCASP), assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1971450 Contabilidade Pública
Sobre as classificações da despesa orçamentária, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: E
5: A
6: C
7: E
8: C
9: B
10: D
11: E
12: B