Questões de Concurso Público FUTEL - MG 2023 para Assistente Social
Foram encontradas 15 questões
Conforme descrito na publicação “Questão Social e Políticas Sociais no Brasil Contemporâneo”, a especificidade mais visível do mercado de trabalho brasileiro é a oferta estruturalmente abundante de mão de obra, inclusive durante o ciclo de crescimento acelerado das décadas de 1930 a 1980.
De acordo com esse texto, um certo padrão de (des)estruturação do trabalho no país não é caracterizado pelo seguinte aspecto:
São aspectos sintomáticos do processo de desestruturação do mercado de trabalho brasileiro descrito na publicação “Questão Social e Políticas Sociais no Brasil Contemporâneo”, exceto:
De acordo com a publicação “Assistentes Sociais no Combate ao Racismo”, do conjunto CFESS-CRESS, devem ser ações dos assistentes sociais no combate cotidiano ao racismo, exceto:
São elementos constitutivos do projeto ético político do Serviço Social e os componentes que o materializam o processo sócio-histórico da profissão, exceto:
Não é uma atribuição privativa do assistente social elencado na Lei de Regulamentação da Profissão:
Com base na publicação “Desigualdade, pobreza e serviço social”, do Professor José Paulo Neto, analise as afirmativas a seguir acerca das desigualdades econômicas na América Latina e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) À população que corresponde aos 10% mais ricos do Brasil se apropria de mais de 40% da renda nacional.
( ) No caso uruguaio, os 10% mais ricos se apropriam de entre 50 e 60% da renda nacional.
(.) Os processos de concentração da renda são fenômenos locais, situados principalmente nos continentes americano e asiático.
( ) A desigualdade econômica, embora em nível diverso, não é apanágio brasileiro: marca o conjunto das principais sociedades latino-americanas.
Assinale a sequência correta.
Tendo por base a Resolução CFESS nº 493/2006, de 21 de agosto de 2006, assinale a alternativa incorreta.
Acerca do assédio moral, tendo por base o artigo “Assédio moral: um ensaio sobre a expropriação da dignidade no trabalho”, assinale a alternativa incorreta.
São princípios fundamentais do Código de Ética do Assistente Social, exceto:
Com base no artigo “Reflexões sobre o Serviço Social e o projeto ético-político profissional”, da professora Maria Lucia Martinelli, assinale a alternativa incorreta.
De acordo com o Código de Ética Profissional, não constitui um direito do(a) assistente social:
De acordo com a publicação “Formulação de projeto de trabalho profissional”, de Berenice Rojas Couto, para que o assistente social possa ter o projeto de trabalho como estratégia de reconhecimento profissional, o projeto deve ser escrito, não pode estar apenas na cabeça do profissional, ou seja, sua materialização é fundamental. É necessário que ele possa ser acessado, acompanhado e entendido.
Dessa forma, a formulação do projeto deve conter alguns elementos fundamentais. Não é um desses elementos:
A especificidade mais visível do mercado de trabalho brasileiro é a oferta estruturalmente abundante de mão de obra, inclusive durante o ciclo de crescimento acelerado das décadas de 1930 a 1980.
Sobre o mercado de trabalho brasileiro, assinale a alternativa incorreta.
Não é competência profissional do assistente social elencada na Lei nº 8.662/93, legislação que regulamenta a profissão de assistente social:
São infrações disciplinares elencadas no Código de Ética do Assistente Social, exceto: