Questões de Concurso Público Prefeitura de Lavras - MG 2023 para Biólogo

Foram encontradas 10 questões

Q2080226 Biologia
Em relação aos impactos ambientais antrópicos, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2080227 Biologia
São exemplos de instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos elencados na Lei n° 9.433 de 8 de janeiro de 1997, exceto:
Alternativas
Q2080228 Biologia
São princípios de planejamento de áreas protegidas, visando à conservação de populações silvestres, exceto: 
Alternativas
Q2080229 Biologia
Em relação à Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999, que dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências, analise as afirmativas a seguir.
I. A educação ambiental será desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal. II. A educação ambiental não deve ser implantada como disciplina específica no currículo de ensino. III. A dimensão ambiental deve constar dos currículos de formação de professores, em todos os níveis e em todas as disciplinas.
Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q2080230 Biologia
São possíveis efeitos das mudanças climáticas sobre os ecossistemas aquáticos, exceto: 
Alternativas
Q2080231 Biologia
Os serviços ecossistêmicos podem ser definidos como sendo os benefícios da natureza para as pessoas. Estes formam o conjunto de condições e processos pelos quais os ecossistemas ajudam a sustentar a vida humana. Sobre os serviços ecossistêmicos, analise os itens a seguir.
I. Todo ano, milhares de pessoas passam férias em locais paradisíacos para se reconectarem com a natureza e reduzirem o estresse. II. Populações selvagens de peixes marinhos são capturadas e servem como fonte de alimentação para as pessoas. III. A mata ciliar de um rio reduz os processos erosivos das margens e a perda de solo.
Esses itens podem ser classificados, respectivamente, como 
Alternativas
Q2080232 Biologia
A espécie Chrysoperla externa (Hagen, 1861) (Neuroptera: Chrysopidae) é utilizada no controle biológico de pragas de algumas culturas. Essa espécie possui alto potencial reprodutivo e suas larvas possuem alta voracidade, alimentando-se de ovos, lagartas, pulgões, cochonilhas, ácaros, entre outros artrópodes, inclusive da própria espécie. Um estudo avaliou a dinâmica populacional dessa espécie em um pomar de citrinos na Universidade Federal de Lavras - MG (UFLA) (Souza & Carvalho, 2002). Foram realizadas coletas semanais de indivíduos adultos durante 48 meses e os resultados estão apresentados no gráfico a seguir, juntamente com as medidas de precipitação para a região. 
Figura 1: Dinâmica populacional de adultos de Chrysoperla externa no período de maio / 1992 a abril / 1996 em citrinos em relação à precipitação. Lavras – MG, Brasil. Redesenhado a partir de Souza & Carvalho (2002).
Imagem associada para resolução da questão

Souza, B., & Carvalho, C. F. 2002. Population dynamics and seasonal occurrence of adults of Chrysoperla externa (Hagen, 1861) (Neuroptera: Chrysopidae) in a citrus orchard in southern Brazil. Acta Zoologica Academiae Scientiarum Hungaricae, 48(2), 301-310.
A partir da análise do gráfico, foram construídas as seguintes conclusões:
I. A população estudada apresenta uma clara sazonalidade. II. Durante o verão, a população está extinta localmente e no inverno ocorre imigração de indivíduos de populações de outros locais. III. O efeito da competição intraespecífica é máximo durante os picos de elevadas densidades.
Podem ser sustentadas pela análise do gráfico as conclusões

Alternativas
Q2080233 Biologia
Sobre o ciclo biogeoquímico do nitrogênio, é incorreto afirmar: 
Alternativas
Q2080234 Biologia
Uma pesquisadora pretende estudar o efeito do grau de urbanização na riqueza de espécies de abelhas-das-orquídeas (Apidae: Euglossini). Ela construiu a predição de que quanto menor o grau de urbanização, maior a riqueza em espécies da comunidade dessas abelhas. Para testar isso, a pesquisadora selecionou dez áreas com distintos graus de urbanização e mensurou a riqueza da comunidade de abelhas em fragmentos florestais dentro dessas áreas (Cândido et al., 2002). Os resultados estão apresentados no gráfico a seguir. Ajustou-se um modelo de regressão linear simples à nuvem de pontos para modelar a associação entre a variável preditora e a variável resposta. O modelo ajustado se mostrou significativo (valor p < 0,05).
Figura 2: Relação entre riqueza de abelhas-das- -orquídeas e área construída, com base em amostras de dez fragmentos florestais localizados no estado do Acre, Amazônia brasileira. Redesenhado a partir de Cândido et al. (2002).
Imagem associada para resolução da questão

Cândido, M. E., Morato, E. F., Storck-Tonon, D., Miranda, P. N., & Vieira, L. J. (2018). Effects of fragments and landscape characteristics on the orchid bee richness (Apidae: Euglossini) in an urban matrix, southwestern Amazonia. Journal of Insect Conservation, 22(3), 475-486.
A partir da análise desse gráfico e dos seus conhecimentos sobre análise de dados biológicos, assinale a alternativa incorreta. 
Alternativas
Q2080235 Biologia
Sobre espécies invasoras, é incorreto afirmar: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: C
4: D
5: A
6: C
7: B
8: A
9: C
10: D