Questões de Concurso Público Prefeitura de Lavras - MG 2023 para Fisioterapeuta de Apoio à Saúde da Família
Foram encontradas 10 questões
A estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) descreve o processo de alterar a percepção de dor por meio da utilização de uma corrente elétrica bifásica. O principal objetivo do TENS é controlar a dor pela despolarização de nervos sensoriais, motores ou nociceptivos.
A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, estabelecendo a relação entre os níveis de despolarização do TENS e seus respectivos métodos de aplicação.
COLUNA I
1. TENS – nível sensorial
2. TENS – nível motor
3. TENS – nível nociceptivo
COLUNA II
( ) Aplicado com uma elevada frequência de pulso (maior que 100 pps), duração de pulso longa (300 a 1.000 μs, obtendo-se uma duração de fase de cerca de 150 a 500 μs) e uma intensidade que realiza a ativação de mecanismos no tronco cerebral.
( ) Aplicado com uma frequência baixa de pulso (2 a 4 pps), duração de fase longa (150 a 250 μs, produzindo uma duração de fase de cerca de 75 a 125 μs) e uma intensidade forte, mas não dolorosa.
( ) Aplicado com uma alta frequência de pulso (60 a 100 pps), duração de pulso curta (menos do que 100 μs, obtendo-se uma duração de fase de aproximadamente 50 μs) e intensidade que estimula as fibras A-beta.
Assinale a sequência correta.
As intervenções de alongamento tornam-se um componente integral do programa de reabilitação individualizado quando uma restrição de mobilidade afeta adversamente a função ou aumenta o risco de lesão. Há situações nas quais os exercícios de alongamento são apropriados e seguros; contudo, há também casos nos quais o alongamento não deve ser implementado.
Qual situação é uma indicação para o uso de alongamento?
As metas das técnicas de facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP) são promover o movimento, aumentar a estabilidade ou aumentar a amplitude de movimento e a flexibilidade muscular. Essas técnicas são agrupadas em movimento, estabilidade e flexibilidade.
Qual das técnicas a seguir possui a finalidade incorreta?
Dado que as demandas musculares variam de acordo com as fases da marcha, as causas de um desvio específico frequentemente também variam de acordo com a fase.
A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, estabelecendo a relação entre os desvios do quadril durante a marcha e suas respectivas causas.
COLUNA I
1. Abdução
2. Adução
3. Rotação medial
4. Rotação lateral
COLUNA II
( ) Contratura do glúteo médio ou trato iliotibial.
( ) Contraturas de rotadores externos e fraqueza de rotadores internos.
( ) Contratura de adutores de quadril e excesso de queda pélvica contralateral.
( ) Contraturas de rotadores internos e fraqueza de rotadores externos.
Assinale a sequência correta.
O planejamento do ambiente que vai receber o paciente deve ser feito de acordo com as suas necessidades. Os ambientes devem ser ajustáveis à condição de vida do doente, levando em consideração sua estrutura, nível social e cultural e deve estimular sua autonomia e independência nas suas atividades diárias.
São sugestões de adaptações ou modificações a serem realizadas no ambiente domiciliar, exceto:
Os exercícios fisioterapêuticos que ajudam a evitar a recorrência das crises de vertigem posicional paroxística benigna (VPPB) são a manobra de Epley ou Semont. Eles podem ser realizados em consultório ou orientados para o domicílio e envolvem seis passos.
Organize numericamente, em ordem crescente, os passos a seguir de acordo com a maneira correta para realizar a manobra de tratamento da VPPB.
( ) Cabeça rodada para o outro lado (direito) em 45 graus.
( ) Paciente sentado em mesa de exames, posicionado de tal forma que, ao deitar-se para trás, sua cabeça fique suspensa, fora da mesa. A cabeça estará sempre sendo conduzida e sustentada pelas mãos do examinador.
( ) Mantendo a cabeça rodada lateralmente (direita), trazer o paciente de volta à posição sentado.
( ) Paciente é deitado para trás; com o auxílio do examinador, sua cabeça é rodada lateralmente em 45 graus para o lado do labirinto acometido (esquerdo) e, ao deitar, é hiperestendida para trás, ficando fora da mesa de exames.
( ) Cabeça e corpo são rodados para este lado (direito), de forma que o paciente fique com o olhar voltado para o chão.
( ) Voltar a cabeça para a posição inicial, com o olhar para a frente.
Assinale a sequência correta.
A retenção de secreção pode interferir na ventilação e na difusão de oxigênio e dióxido de carbono em alguns pacientes com doença pulmonar. Os pacientes com retenção de secreção podem melhorar o seu desempenho no exercício se técnicas adequadas de remoção de secreção forem executadas antes da atividade física.
As técnicas de remoção de secreção que incluem programas que dependem de um cuidador são
A associação entre a infecção pré-natal do vírus Zika e defeitos congênitos, como a microcefalia, foi estabelecida e denominada como síndrome congênita do vírus Zika (SCZ). A avaliação dos domínios físico, social e mental pela Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) oferece um panorama da funcionalidade da criança com SCZ e auxilia na delimitação de estratégias para o alcance de maior participação.
A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação entre os domínios da CIF e o perfil clínico-funcional de uma criança com SCZ.
COLUNA I
1. Estrutura corporal
2. Função corporal
3. Fatores pessoais
4. Fatores ambientais
5. Atividade e Participação
COLUNA II
( ) Criança com 10 meses de idade, sexo masculino, nasceu com idade gestacional de 38 semanas e 12 dias.
( ) A família possui uma renda financeira baixa e a mãe depende de transporte oferecido pela prefeitura para o deslocamento.
( ) Em exames de neuroimagem, evidenciou-se aspecto colapsado da calota craniana, com suturas invertidas e microcalcificações difusas.
( ) A criança foi classificada no nível 5 pelo Sistema de Classificação da Função Motora Grossa.
( ) Apresenta hipertonia, espasticidade e irritabilidade manifestada por choro excessivo.
Assinale a sequência correta.
O termo diatermia por ondas curtas (OC) é definido como uso de energia eletromagnética de ondas curtas com o propósito de aquecer os tecidos moles profundos.
São contraindicações para a terapia com diatermia por ondas curtas, exceto: