Questões de Concurso Público Prefeitura de Lavras - MG 2023 para Médico Cirurgião Geral
Foram encontradas 10 questões
As alterações laboratoriais esperadas para essa paciente são:
COLUNA I
1. Superior direito 2. Superior esquerdo 3. Inferior direito 4. Inferior esquerdo
COLUNA II
( ) Colite isquêmica, gravidez ectópica e torção de ovário ( ) Gastrite / esofagite, diverticulite, obstrução intestinal e herpes-zóster ( ) Apendicite, doença inflamatória intestinal, adenite mesentérica e salpingite ( ) Colangite, pancreatite, pneumonia e empiema
Assinale a sequência correta.
I. Os carcinoides intestinais pequenos surgem a partir de células endócrinas intraepiteliais. II. Pequenos tumores carcinoides intestinais são mais frequentemente localizados no íleo a 60 cm da válvula ileocecal. III. Os carcinoides de intestino delgado se apresentam sintomáticos.
Estão corretas as afirmativas
Na Sala de Emergência, a paciente foi atendida conforme protocolo do Advanced Trauma Life Support (ATLS). Encontrava-se em choque hipovolêmico de grau lI, mas respondeu bem às medidas iniciais, mantendo pressão arterial sistólica de 110 mmHg e frequência cardíaca de 100 bpm.
A equipe assistente decidiu submeter a paciente ao exame de tomografia de abdome, quando foi observada lesão hepática isolada de grau ll, segundo a classificação da Associação Americana de Cirurgia do Trauma (AAST). Optou-se por tratamento não operatório e a paciente foi conduzida à unidade de trauma e terapia intensiva.
Ao final das primeiras 24 horas de internação na unidade intensiva, a paciente evoluiu com piora dos parâmetros ventilatórios e necessitou de intubação orotraqueal. Os parâmetros de ventilação foram ajustados em ventilação por pressão, com PEEP (pressão expiratória final positiva) de 12 e seu abdome encontrava-se distendido, mas compressível. A gasometria indicou acidose respiratória. Observou-se diminuição progressiva do débito urinário.
A equipe assistente, suspeitando de HIA (hipertensão intra-abdominal), solicitou então a mensuração da PIA (pressão intra-abdominal) 7 e instituiu medidas clínicas para a resolução do quadro.
As medidas clínicas impediram a evolução da PIA (pressão intra-abdominal) na primeira hora de observação, mas esta voltou a subir, atingindo a marca de 25 mmHg, quando foi indicada laparotomia descompressiva.
Nesse caso, a variante mais confiável para determinar o grau de perfusão dos órgãos abdominais é
I. Quando há dúvidas diagnósticas pelo exame clínico, é necessário avaliar o conteúdo do saco herniário, assim como as dimensões do anel, e podem ser solicitados exames de imagem. II. A radiografia abdominal permite observar a presença de anéis herniários e a protusão de conteúdo herniário para dentro do saco quando o paciente realiza a manobra de Valsalva. III. A tomografia computadorizada e a ressonância magnética mostram, com exatidão, os limites do defeito e as condições da musculatura lateral do abdome.
Estão corretas as afirmativas