Questões de Concurso Público Prefeitura de Lavras - MG 2023 para Médico Pediatra de Atenção Secundária

Foram encontradas 10 questões

Q2083864 Medicina
Lactente, sexo feminino, 12 meses, é levada ao hospital pela mãe, que observou, há três meses, aumento de volume abdominal, pelos pubianos e acne em face. Exame físico: bom estado geral, acne facial, PA: 90 x 50 mmHg, pelos pubianos encaracolados e hipertrofia de clitóris. Abdômen: massa palpável em loja renal esquerda.
A hipótese diagnóstica é
Alternativas
Q2083865 Medicina
Lactente, dois meses de vida, apresenta regurgitações (oito vezes ao dia), choro por 45 minutos, mas a mãe consegue acalmá-lo sem medicamentos. Foi amamentado por 15 dias e, desde então, vem sendo alimentado com fórmula infantil convencional. Peso de nascimento = 3 kg e comprimento = 50 cm. As avós recomendaram que durante o sono o lactente seja mantido em posição prona com a cabeça elevada. Peso atual = 5,2 kg. Evacuações normais.
Deve-se orientar os pais a manter o lactente na posição
Alternativas
Q2083866 Medicina
Lactente de oito meses é levado ao pronto-socorro com quadro de febre, vômitos e diarreia aquosa sem sangue ou muco há 36 horas. Exame físico: sonolento, hipoativo, olhos fundos com mucosa seca e ausência de lágrimas, pulso débil e enchimento capilar > 4 segundos. Peso na admissão = 7 kg.
A conduta é infundir soro
Alternativas
Q2083867 Medicina
A mãe de um lactente de nove meses que está em aleitamento materno necessita viajar para uma região onde a febre amarela é endêmica.
A orientação correta nesse caso para que a mãe e seu filho viajem em segurança é 
Alternativas
Q2083868 Medicina
Lactente, dois meses, nasceu com 2.200 g a termo, sem outras complicações e encontra-se em aleitamento materno exclusivo.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a suplementação profilática de ferro nesse caso deve ser realizada a partir do
Alternativas
Q2083869 Medicina
Recém-nascido a termo de 38 semanas de idade gestacional, peso de nascimento de 3.250 gramas, parto cesáreo, gestação sem risco infeccioso. Nas primeiras duas horas de vida apresenta quadro de insuficiência respiratória e é transferido para UTI neonatal, colocado em CPAP nasal e hidratação venosa. Evolui com aumento progressivo da necessidade de oxigênio (FiO2 0.8). O ecocardiograma à beira do leito evidencia disfunção miocárdica grave e pressão de artéria pulmonar de 60 mmHg.
A conduta adequada nesse momento é:
Alternativas
Q2083870 Medicina
QUESTÃO 37 Gestante de 27 semanas iniciou trabalho de parto prematuro há 12 horas e foi admitida em serviço obstétrico de referência. Recebeu uma dose de betametasona e de sulfato de magnésio e, após tentativa de tocólise, dá à luz recém-nascido do sexo masculino com peso de 1.120 g. A criança desenvolveu sinais de insuficiência respiratória logo após o nascimento, sendo mantida com pressão contínua em vias aéreas por peça nasal (CPAP).
Em relação a esse recém-nascido, é correto afirmar:
Alternativas
Q2083871 Medicina
Gestante com cultura vaginal positiva para Streptococcus β-hemolíticodo grupo B dá à luz, por via baixa, um recém-nascido (RN) a termo, com quatro horas de bolsa rota. A mãe recebeu uma dose de 5 milhões de unidades de penicilina cristalina – IV, três horas antes do parto. O Apgar foi de 8 e 10 e o RN não exibia sinais de infecção.
A conduta correta com relação aos cuidados é:
Alternativas
Q2083872 Medicina
Mãe adolescente inicia pré-natal no quarto mês de gestação. Os exames solicitados na primeira consulta mostraram VDRL de 1/64 e a gestante foi tratada com penicilina benzatina, 2.400.000 UI por semana, durante três semanas. O teste não treponêmico realizado nos meses subsequentes mostrou titulações em queda. Na internação em trabalho de parto com 38 semanas, o título do exame foi de 1/8. O recém-nascido sem alterações ao exame físico apresenta VDRL de 1/8.
Em relação ao quadro apresentado pelo recém-nascido, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2083873 Medicina
De acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria, em relação aos recém-nascidos com idade gestacional maior ou igual a 35 semanas, uma das ações médicas para acompanhamento da icterícia relacionada ao aleitamento materno consiste em realizar a alta hospitalar após
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: A
4: C
5: B
6: B
7: B
8: D
9: C
10: D