Questões de Concurso Público Prefeitura de Lavras - MG 2023 para Médico Radiologista
Foram encontradas 8 questões
( ) Fratura metafisária em “alça de balde” ou de “canto”, fratura de arcos posteriores de costelas, fratura de esterno, de escápula e de processos espinhosos são de alta especificidade para trauma não acidental. ( ) A presença de fraturas em diferentes estágios evolutivos é característica típica de suspeita de abuso infantil (trauma não acidental). ( ) Hemorragia subdural de densidade mista, hemorragia extradural, anormalidades subcorticais e hemorragia parenquimatosa são alguns dos achados tomográficos sugestivos de abuso físico infantil. ( ) Em menores de dois anos de idade vítimas de abuso, a Academia Americana de Pediatria recomenda a seguinte avaliação radiológica: anteroposterior e perfil do tórax e crânio, perfil de coluna, anteroposterior de pelve, ossos longos e pés e oblíquas de mãos (observação: não aceitar babygrama).
Assinale a sequência correta.
( ) A presença de nível líquido no seio paranasal é patognomônica de rinossinusite aguda. ( ) A presença de bolhas de ar em cavidade paranasal pode ser observada na rinossinusite aguda. ( ) É possível a distinção de pólipo e cisto de retenção pela TC. ( ) Calcificações centrais e pequenas podem ser observadas na colonização fúngica do seio paranasal, diferenciando-se das calcificações periféricas e grosseiras da rinossinusite crônica.
Assinale a sequência correta.
( ) Os nódulos pulmonares podem ser subdivididos em micronódulos (medem até 5 mm), pequenos nódulos (medem entre 5 e 15 mm) e nódulos (medem entre 15 e 30 mm). ( ) O vidro fosco é definido como um aumento na atenuação pulmonar, obscurecendo os vasos subjacentes ou as margens brônquicas. ( ) A presença de nódulos centrolobulares pode indicar anormalidades alveolares, arteriolares ou intersticiais. ( ) As bandas parenquimatosas refletem a presença de fibrose pleuroparenquimatosa e costumam estar associadas a atelectasias ou doenças pulmonares fibrosantes.
Assinale a sequência correta.