Questões de Concurso Público Prefeitura de Lavras - MG 2023 para Médico Reumatologista

Foram encontradas 10 questões

Q2084226 Medicina
Em relação às espondiloartrites, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2084227 Medicina
Analise as afirmativas a seguir, relativas à fibromialgia.
I. Familiares de primeiro grau têm risco relativo aumentado de fibromialgia, se comparados com a população geral. II. Além da dor, fadiga, déficits de memória e distúrbios do sono e humor, o portador de fibromialgia também pode apresentar síndrome do intestino irritável, dor em articulações temporomandibulares, cefaleia do tipo enxaqueca e síndrome das “pernas inquietas”. III. A fibromialgia pode representar um estado de dor crônica, processada de maneira diferenciada pelo sistema nervoso central, em que a mesma intensidade de estímulo doloroso não dispara a mesma resposta medular e a mesma impressão subjetiva de dor. IV. Fatores ambientais como infecções, inflamações crônicas, traumas por abuso físico ou sexual na infância, estresse crônico ou pós-traumático podem ser reconhecidos como “gatilhos” da fibromialgia. V. A duloxetina, um antidepressivo de ação dual, é considerada de primeira linha no tratamento da fibromialgia pela eficácia e tolerabilidade.
Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q2084228 Medicina
Em relação aos “reumatismos de partes moles”, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2084229 Medicina
Em relação às lesões da coluna vertebral, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2084230 Medicina
Analise as afirmativas a seguir, relativas à osteoartrite.
I. A osteoartrite erosiva de mãos compromete com maior frequência as articulações interfalângicas (mais frequentemente as distais que as proximais), a primeira carpo-metacarpiana, além da segunda e terceira metacarpofalângicas. II. Na osteoartrite dos cotovelos, tornozelos e joelhos deve-se suspeitar de lesões ocupacionais, em que o estresse articular pode chegar a extremos. III. A lesão da cartilagem libera mediadores que ativam o sistema imune inato com liberação de citocinas e outros mediadores que provocam sinovite, que passa a contribuir para o agravamento da lesão da cartilagem. IV. A obesidade é um dos principais fatores de risco modificável para o desenvolvimento da osteoartrite, que no obeso tem maior impacto sobre o joelho e o quadril e menor influência sobre as articulações das mãos. V. Várias metanálises confirmam que a eficácia sintomática dos AINEs é superior à dos analgésicos; contudo, não há evidências consistentes sobre a superioridade de algum AINE em especial.
Estão corretas as afirmativas 
Alternativas
Q2084231 Medicina
Em relação à osteoporose induzida pelo glicocorticoide, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2084232 Medicina
Analise as afirmativas a seguir, relativas à osteoporose.
I. Recomenda-se medir a densidade mineral óssea em todas as mulheres maiores de 65 anos de idade, homens com 70 anos de idade ou mais, mulheres na pré-menopausa e homens entre 50 a 70 anos de idade com algum fator de risco para osteoporose. II. O FRAX® é um programa computadorizado que funciona com ou sem dados da densitometria óssea para o cálculo do risco absoluto de fratura de fêmur e outras fraturas osteoporóticas em 10 anos, e aconselha-se o tratamento com cálcio + vitamina D + antirreabsortivo ou anabólico dos pacientes que apresentarem FRAX® com risco de fratura > 3% para fratura femural ≥ 20% para outras fraturas. III. Cerca de 80% do pico de massa óssea alcançada até a fase adulta é determinada por fatores genéticos. IV. Uma vez que o estrogênio é capaz de diminuir o risco de fraturas vertebrais e não vertebrais, incluindo a fratura do quadril, a paciente que estiver usando-o não necessita de usar cálcio + vitamina D + antirreabsortivo ou teriparatida.
Estão corretas as afirmativas 
Alternativas
Q2084233 Medicina
Sobre as artrites infecciosas, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2084234 Medicina
Em relação ao uso dos agentes imunobiológicos e biossimilares, assinale a alternativa incorreta. 
Alternativas
Q2084235 Medicina
Paciente do sexo feminino com 40 anos de idade e poliartrite simétrica em mãos, punhos e joelhos há nove meses. Fator reumatoide positivo, anti-CCP negativo, FAN negativo. Não tem outras doenças concomitantes. Persistência de artralgia em punhos + artrite das segundas e terceiras metacarpofalângicas e joelhos após oito meses de tratamento com prednisona (5 a 10 mg por dia) e metotrexato via oral (até 25 mg por semana). Seu DAS foi de 4,5 na última revisão.
Assinale a alternativa mais adequada para a continuidade de tratamento medicamentoso da paciente, segundo o fluxograma para tratamento da artrite reumatoide adotado no Brasil. 
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: B
5: D
6: A
7: D
8: B
9: B
10: C