Questões de Concurso Público Prefeitura de Lavras - MG 2023 para Sociólogo
Foram encontradas 10 questões
(TURNER, 1999, p. 77).
Partindo dessa afirmação, o autor sustenta que as pessoas adquirem capacidades que lhes possibilitam participar completamente das sociedades. Sobre essas capacidades, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, estabelecendo a relação entre elas:
COLUNA I
1. Capacidade cultural 2. Capacidade de desempenhar papéis 3. Capacidade de adquirir motivações 4. Capacidade emocional 5. Capacidade de se ver como um objeto
COLUNA II
( ) Essa capacidade direciona as pessoas a ocuparem um status e desempenhar em papéis essenciais, para que uma sociedade seja mantida. ( ) Essa capacidade possibilita às pessoas terem uma autoimagem, ou seja, terem de si mesmos uma imagem de um certo tipo de pessoa, como as teorias interacionistas enfatizam. ( ) Essa capacidade é necessária para que se consiga, até certo ponto, partilhar compromissos com valores comuns, crenças e normas institucionais. ( ) Essa capacidade, pelas teorias interacionistas, faz com que as pessoas sejam habilidosas em ler os gestos de outras e absorver os papéis com elas. As pessoas devem poder se movimentar para lá e para cá entre o palco e os bastidores. ( ) Essa capacidade facilita a sintonia nas interações. Com ela, pessoas podem demonstrar seus estados de espírito e intenções, e outras pessoas podem reagir àquelas de forma adequada.
Assinale a sequência correta.
Entre as características principais de burocracia destacadas por Max Weber, assinale a alternativa incorreta.
No estudo da vida social, uma das preocupações de Émile Durkheim era avaliar qual método permitiria fazê-lo de maneira científica, superando as deficiências do senso comum. A primeira das regras do método sociológico e a mais fundamental é observar os fatos que acontecem na sociedade como coisas.
Sobre essa regra, assinale a alternativa incorreta.
Partindo das ideias desse teórico da Sociologia, analise as afirmativas a seguir.
I. Os economistas de seu tempo não reconhecem a historicidade dos fenômenos que se manifestam na sociedade capitalista; por isso, suas teorias são comparáveis às dos teólogos, para os quais toda religião é estranha e pura invenção humana, enquanto a deles próprios é uma emanação de Deus. II. Os homens não têm livres árbitros de suas forças produtivas – base de toda a sua história –, pois toda força produtiva é uma força adquirida, produto de uma atividade anterior. III. A estrutura social e o Estado resultam constantemente do processo vital de indivíduos determinados; e resultam daquilo que esses indivíduos aparentam perante si mesmos ou perante outros, e não daquilo que não são na realidade, isto é, tal como trabalham e produzem materialmente. IV. A exploração da classe de produtores não possuidores por parte de uma classe de proprietários, a limitação à liberdade e às potencialidades dos primeiros e a desumanização de que ambos são vítimas. Mas o domínio dos possuidores dos meios de produção não se restringe à esfera produtiva: a classe que detém o poder material numa dada sociedade é também a potência política e espiritual dominante. V. Conceitualmente, as classes em si são aquelas que se organizam politicamente para a defesa consciente de seus interesses, cuja identidade é construída também do ponto de vista subjetivo, ao passo que, classes para si, é o conjunto dos membros de uma sociedade que são identificados por compartilhar determinadas condições objetivas, ou a mesma situação no que se refere à propriedade dos meios de produção.
Estão corretas as afirmativas
Partindo dessa afirmação, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, estabelecendo a relação entre elas:
COLUNA I
1. Sistema de Linguagem 2. Sistema de Tecnologia 3. Sistema de Valores 4. Sistema de Crenças 5. Sistemas Normativos
COLUNA II
( ) É possível produzir mais, ficar maior e mais complexo, em virtude das forças motrizes da organização humana, que agem como uma jamanta cultural, transformando os modos de vida, os relacionamentos uns com os outros e as formas de organização social. ( ) Os tipos básicos desse sistema de uma população influenciam amplamente a sua organização, e estão diretamente ligadas à possibilidade de armazenar informações de forma mais eficaz e, consequentemente, de elaborar outros modos de organização social. ( ) Um indivíduo é mobilizado a alcançar suas metas com êxito, a ser ativo e a progredir intelectualmente, mas não sabe o que fazer – onde se sentar, como agir, o que fazer com suas mãos, pernas, boca e intelecto. ( ) Numa conversa entre duas pessoas que têm percepções diferentes da realidade, elas não concordariam com o que deveria ocorrer, com o que seria justo, e com o que seria um comportamento adequado. ( ) Numa faculdade ou universidade, por exemplo, os alunos deveriam obter boas notas (êxito), trabalhar arduamente (‘atuação’, eficiência), evoluir nos conhecimentos (progresso).
Assinale a sequência correta.
Considerando a interação entre os indivíduos, de acordo com a teoria simmeliana, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) Esses instintos podem ser os eróticos, religiosos ou simplesmente sociais; fins de defesa ou ataque, de jogo ou ganho, de ajuda ou instrução, esses e infinitos outros fazem com que o homem se encontre num estado de convivência com outros homens, com ações a favor deles, em conjunto com eles, contra eles, em correlação de circunstâncias com eles. ( ) A sociação é, assim, a forma, realizada de diversas maneiras, em que os indivíduos constituem uma unidade, dentro da qual se realizam em interesses. E é na base desses interesses – tangíveis ou ideais, momentâneos ou duradouros, conscientes ou inconscientes, impulsionados casualmente ou induzidos teleologicamente – que os indivíduos constituem tais unidades. ( ) Essas interações significam que os indivíduos, nos quais se encontram aqueles instintos e fins, foram por eles levados a se unirem, convertendo-se numa unidade, numa sociedade. ( ) Um Estado é uma unidade, porque entre seus cidadãos existe a correspondente relação de ações mútuas. Mais ainda, o mundo não poderia ser chamado de uno, se cada parte não influísse de algum modo sobre as demais, ou se em algum ponto se interrompesse a reciprocidade das influências.
Assinale a sequência correta
Nesse contexto, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, estabelecendo a relação entre elas:
COLUNA I
1. Alienação de sua própria natureza humana 2. Alienação do processo de produção 3. Alienação do homem de sua própria espécie 4. Alienação do produto do seu próprio trabalho
COLUNA II
( ) Aquilo que o trabalhador produz no capitalismo não pertence a ele. Pertence ao proprietário capitalista, ao dono dos meios de produção. Aqui o homem aliena, ou seja, perde o controle daquilo que ele mesmo produz, quer dizer, do objeto do trabalho. ( ) Na economia capitalista, o trabalhador também não controla a atividade de produzir. Essa capacidade é vendida por ele ao proprietário. No processo de produção, o trabalhador também aliena sua atividade. Ela não lhe pertence e é controlada por outra pessoa. ( ) A principal consequência da propriedade privada e do capitalismo é que o homem está alienado de si mesmo, ou seja, de sua natureza como ser humano, de seu ser genérico. Isso acontece porque o trabalho – que é o elemento que o diferencia das outras espécies – não está mais a serviço da hominização e humanização. A realidade se inverte. O trabalho não está a serviço do homem, pois ambos estão submetidos à lógica do capital. ( ) A alienação atinge a relação dos homens entre si, pois, na forma capitalista, as relações passam a ser mediadas e controladas pelo capital, seja pela relação empregador e empregado, seja pela mercantilização das demais relações sociais. O homem está alienado de seus semelhantes.
Assinale a sequência correta.
Sobre a teoria sociológica de cada um deles, assinale a alternativa correta.
Sobre o processo de evolução social para Durkheim, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) O que distingue os momentos da evolução da sociedade são os mecanismos que geram a solidariedade social: a consciência coletiva e a divisão do trabalho social. ( ) Na solidariedade orgânica, a regulação moral das condutas sociais decorre das normas contidas na consciência coletiva e na solidariedade mecânica, a moralidade social emana da própria divisão do trabalho, na medida em que valoriza a contribuição de cada indivíduo no processo de cooperação social. ( ) Enquanto organização social, na solidariedade mecânica as sociedades são diferenciadas, enquanto na solidariedade orgânica as sociedades são segmentadas. ( ) O tipo de direito vigente na solidariedade mecânica é o direito repressivo, ao passo que na solidariedade orgânica o direito que prevalece é o restitutivo.
Assinale a sequência correta.
Partindo da análise sociológica de Weber, assinale a alternativa incorreta.