Questões de Concurso Público CIESP 2024 para Psicólogo

Foram encontradas 5 questões

Q2508784 Psicologia
A avaliação psicológica é um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional com base em demandas, condições e finalidades específicas, conforme disposto pelo Conselho Federal de Psicologia na Resolução CFP 09/2018 e demais orientações da Cartilha de Avaliação Psicológica.

Nesse sentido, são técnicas e / ou instrumentos utilizados em uma avaliação psicológica no contexto forense, exceto:
Alternativas
Q2508785 Psicologia
“A entrevista psicológica é o instrumento mais utilizado por profissionais em diferentes situações de perícia psicológica, e se destaca como elemento crucial em todas as avaliações, permitindo conhecer a história de vida do sujeito e contextualizar como a questão jurídica acontece em sua vida” (Lago; Bandeira, 2008) (Pelisoli; Dell’Aglio, 2015).

Considerando a entrevista com uma mãe que alega sofrer de transtorno de depressão para justificar a negligência com os cuidados de saúde do filho de três anos, que aparenta desnutrição e maus tratos, e ainda com vistas a um acompanhamento familiar, é correto afirmar:
Alternativas
Q2508786 Psicologia
Numa situação em que seria necessária a avaliação de personalidade de um indivíduo, por estar ele sendo acusado por crime de abuso sexual contra uma adolescente, tendo em vista fornecer subsídios à análise judicial, foi utilizado, pelo psicólogo, o teste Rorschach. E, então, aplicado o Rorscharch Performance Assessment System (R-PAS), o sistema mais recente de avaliação por desempenho no Rorscharch, que fornece análises estatísticas contemporâneas, garantindo validade e precisão na interpretação dos dados.
Nessa perspectiva, analise os fatores a seguir relacionados à importância da utilização do R-PAS:

I. Favorecer o acesso às informações que o examinando não pode relatar prontamente por meio da linguagem.
II. Ser um instrumento menos susceptível a manipulação ou a dissimulação consciente e intencional por parte do examinando.
III. Revelar, através do teste, características de personalidade que a pessoa não reconhece em si mesma, ou hesita em admitir quando questionada.
IV. Perceber prejuízos em aspectos de autopercepção como traços narcísicos e egocêntricos, pouca capacidade de introspecção e autocrítica realista, bem como prejuízos nos aspectos afetivos.

Estão corretos os fatores
Alternativas
Q2508787 Psicologia
Uma menina de cinco anos foi atendida no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) pelo psicólogo para triagem e avaliação psicológica das condições emocionais e intelectuais a partir dos marcos de desenvolvimento da criança. Essa criança apresentava um atraso significativo na linguagem e não brincava com outras crianças, como informou a mãe, que suspeitava dela ter autismo. A partir do atendimento, seria feito um laudo psicológico, para, inclusive, subsidiar o trabalho da equipe multidisciplinar da rede de apoio psicossocial.
Em relação aos aspectos a serem analisados para um psicodiagnóstico clínico dessa criança, é incorreto afirmar:
Alternativas
Q2508788 Psicologia
O psicólogo, em situações relacionadas à construção de prova técnica em processos judiciais, pode assumir a função de perito e / ou assistente técnico. Essa função exigirá conhecimentos não só técnicos, mas também de determinações legais e éticas.

Nesse sentido, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(   ) O psicólogo deve auxiliar o juiz por meio de sua avaliação psicológica, contemplando também o seu conhecimento do Código de Processo Civil e Código de Processo Penal.
(   ) O psicólogo, a partir de uma visão interdisciplinar, deve elaborar um laudo psicológico que favoreça a busca de soluções consensuais pelas partes envolvidas no processo em situações em que haja um vínculo profissional com uma das partes.

(   ) No caso de avaliação psicológica em disputa de guarda, a observância de diferenças nos desempenhos a partir de testes para avaliar a competência dos genitores não é suficiente por si só para estabelecer com quem deverá ficar a guarda dos filhos, sendo necessárias também observações de comportamento das interações pais-filhos e também entrevistas de filhos adolescentes.
(   ) Em casos de diagnóstico de deficiência mental e / ou definição de nível de funcionamento psíquico, o psicólogo não pode atuar como perito, sendo prerrogativa do psiquiatra como perito, para a construção da prova técnica em situações regulamentadas pelo Código de Processo Penal (CPC).

Assinale a sequência correta.
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: D
4: C
5: A