Questões de Concurso Público Prefeitura de Campanha - MG 2024 para Psicólogo - Secretaria da Saúde

Foram encontradas 10 questões

Q2355699 Psicologia
Numa equipe de saúde, a demanda em relação aos atendimentos é grande, com queixas que vão desde um mal-estar físico a problemas profundos de ordem psicológica. Assim, o processo psicodiagnóstico é fundamental para melhor compreensão do paciente.
Nessa perspectiva, analise os passos a seguir.

I. Fazer a entrevista de anamnese, conhecendo melhor o paciente, esclarecendo o motivo manifesto, bem como compreender o motivo latente – sua motivação mais inconsciente.

II. Compreender os sinais e sintomas, as ansiedades e defesas que a pessoa demonstra bem como a sua história de vida nas primeiras entrevistas.

III. Refletir sobre as hipóteses iniciais e planejar o uso ou não de instrumentos diagnósticos como testes verbais, lúdicos ou testes gráficos, considerando a hipótese diagnóstica.

IV. Estabelecer uma estratégia diagnóstica planejada, que poderá ser modificada ao longo do processo, e após o seu desenvolvimento e análise de todo o material, fazer a entrevista de devolução.

São passos para um processo psicodiagnóstico:
Alternativas
Q2355700 Psicologia
Uma família com sete pessoas: pai, mãe e cinco filhos, atendida pela Estratégia da Saúde da Família (ESF), buscou ajuda da equipe, em função de um de seus filhos, de cinco anos de idade, ter sido diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Considerando os ditames da Política Nacional de Atenção Básica, essa criança passou a ser atendida por uma equipe multiprofissional visando ao seu acompanhamento de forma interdisciplinar. Nesse contexto, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(   ) A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde.

(   ) O trabalho de acompanhamento da criança com TEA deverá ser desenvolvido pelos agentes comunitários de saúde, por meio da assistência integral, com foco no tratamento e manutenção da saúde em todas as fases do desenvolvimento humano.

(   ) O TEA é o transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits persistentes na comunicação social e interações sociais em múltiplos contextos, e necessita de um acompanhamento especializado.

(   ) A Estratégia da Saúde da Família tem como objetivo a abordagem de problemas específicos em relação à violência e ao abuso de álcool e outras drogas, com foco na redução de danos e na melhoria da qualidade do cuidado de famílias de maior vulnerabilidade.

Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q2355701 Psicologia
Uma adolescente foi encaminhada ao Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), em função de seu comportamento em casa e na escola. Apresentava oscilações de humor e, às vezes, um comportamento muito agressivo com os pais e irmãos. Na escola brigava com os colegas e muitas vezes desrespeitava as normas da escola, além do baixo desempenho escolar.

No CAPS, a adolescente foi atendida pela equipe multiprofissional e foi indicado um trabalho psicoterápico por meio da terapia cognitivo-comportamental.

Nesse contexto, em relação à terapia cognitivo-comportamental, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2355702 Psicologia
A reforma psiquiátrica do Brasil trouxe importantes avanços no tocante à reestruturação da atenção psiquiátrica com foco na proteção dos direitos humanos e cidadania dos portadores de transtorno mental. No entanto, as equipes de Atenção Básica à Saúde ainda se defrontam com desafios e dificuldades em relação ao atendimento, por existir ainda uma cultura de “doença mental” como loucura, com necessidade de exclusão social.

Assim, para o trabalho da equipe de Atenção Básica junto às famílias e comunidades, não é um desafio importante em relação a essa cultura:
Alternativas
Q2355703 Psicologia
A Política Nacional de Atenção Básica do Ministério da Saúde, por meio da Estratégia de Saúde da Família, tem como propósito a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde nos territórios adstritos.

Assim, não é de responsabilidade das equipes de Atenção Básica: 
Alternativas
Q2355704 Psicologia
Uma mulher de 54 anos de idade buscou ajuda no Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) próximo à sua casa, em virtude de estar se sentindo “muito estranha”. Em seu relato, ao se apresentar com aparência pálida e cansada, disse estar vendo tudo estranho, sem cor e meio escuro ao seu redor, como móveis, coisas, lugares, pessoas, mesmo à luz do dia, além de uma sensação desconfortável de formigamento no corpo. Após uma entrevista inicial, a equipe percebeu que algumas alterações de sensopercepção, a serem melhor pesquisadas para um diagnóstico, estavam ocorrendo com essa mulher.
Nesse contexto, analise as alterações a seguir.

I. Ilusão, a partir da percepção deformada de algo ou algum objeto, talvez em função da fadiga grave ou rebaixamento dos níveis de consciência.

II. Alucinação auditiva, considerando a percepção de se ouvir ruídos ou vozes sem haver um estímulo real.

III. Alucinose, fenômeno pelo qual o sujeito tem a consciência de que o que está sentindo é um fenômeno estranho, que não tem nada a ver com a sua pessoa

IV. Imaginação, a partir da evocação de imagens percebidas em seu passado que retornam à sua consciência.

São consideradas alterações qualitativas de sensopercepção:
Alternativas
Q2355705 Psicologia
Um grupo de adolescentes usuários de drogas, atendidos no CAPSad, se apresentava em alguns momentos com crise de ansiedade, em relação as situações vividas em família, sendo proposto um trabalho de psicoterapia de grupo, dentro de um determinado período, para uma escuta e acompanhamento mais efetivo.

Nesse sentido, em relação à abordagem de psicoterapia de grupo, é correto afirmar:
Alternativas
Q2355706 Psicologia
Um senhor de 75 anos de idade, solteiro, que morava com os irmãos, e que há anos apresentava problemas de saúde mental, era acompanhado pela equipe de saúde do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), na cidade onde morava. Com a mudança para outro estado, a família solicitou, junto ao psicólogo que acompanhava o senhor, o fornecimento de um relatório. O psicólogo elaborou esse documento de forma conjunta com a equipe, em função do atendimento multidisciplinar durante aquele período.

Em relação à finalidade de um relatório multiprofissional, é correto afirmar:
Alternativas
Q2355707 Psicologia
A equipe de saúde de um município planejou um programa de reabilitação psicossocial para pessoas idosas que estavam apresentando problemas neurocognitivos e que não tinham nenhum estímulo ou motivação para atividades fora de casa.

Considerando que nos transtornos neurocognitivos o déficit clínico primário está na função cognitiva, uma vez que são transtornos adquiridos e não transtornos do desenvolvimento que representam um declínio a partir de um nível de funcionamento alcançado anteriormente, conforme define o DSM V, foram propostas algumas ações. Analise as ações a seguir.

I. Trabalho interdisciplinar focado em atividades de lazer e práticas saudáveis, como oficinas de bordados, alimentação e cuidados pessoais, bem como atividades físicas monitoradas.

II. Atendimento individual por meio de psicoterapia cognitiva comportamental com foco no tratamento das dificuldades de autonomia e mobilidade dos idosos.

III. Formação de grupos de idosos e familiares, com orientação de psicólogos e assistentes sociais para resolutividade de problemas, com melhoria da qualidade de vida e convivência social.

IV. Roda de conversa sobre as enfermidades na melhor idade, com diagnóstico e prognóstico, conscientizando os idosos sobre o declínio do seu funcionamento cognitivo

São possíveis ações para esse programa de reabilitação psicossocial das pessoas idosas: 
Alternativas
Q2355708 Psicologia
De acordo com o Ministério da Saúde, entre 5% e 8% da população mundial apresentam Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH. No TDAH, que é um transtorno do neurodesenvolvimento, os primeiros sintomas são geralmente identificados na infância ou na adolescência e devem ser melhor compreendidos para o diagnóstico e tratamento adequados. Nesse sentido, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(   ) O TDAH é um transtorno de causas multifatoriais e apresenta padrões repetitivos e restritos de comportamento e interesses, gerando prejuízos na comunicação e na interação social.

(   ) O TDAH possui um alta influência genética e tem como sintoma um quadro de desatenção e hiperatividade-impulsividade excessivos, gerando comprometimento funcional em várias áreas.

(   ) Os sinais e sintomas do TDAH devem ser avaliados por meio de exames neuropsicológicos obrigatórios, com foco na atenção e cognição, prescindindo assim da avaliação clínica.

(   ) Uma avaliação clínica é necessária para um diagnóstico diferencial, dado que a presença de transtornos de aprendizagem como de matemática, leitura e escrita, pode ser confundida com TDAH.

Assinale a sequência correta.
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B
4: B
5: C
6: B
7: B
8: C
9: B
10: A