Questões de Concurso Público Prefeitura de Curvelo - MG 2024 para Fonoaudiólogo - Equipe Multiprofissional

Foram encontradas 10 questões

Q2362481 Fonoaudiologia
Considere o caso clínico a seguir. Professora, 41 anos de idade, comparece ao Centro de Saúde com queixa de que “a voz está ficando rouca, com piora progressiva há dois anos”. Trabalha em dois turnos, ministrando aulas no Ensino Infantil pela manhã e no Ensino Fundamental à tarde. Relata cansaço para falar e sensação de “aperto na garganta” ao final do dia. Apresenta diagnóstico otorrinolaringológico estabelecido há dois anos de “nódulos bilaterais com fenda dupla”.
Considerando esse caso, analise as afirmativas a seguir relativas às condutas fonoaudiológicas necessárias e coerentes ao caso.

I. A paciente deverá ser orientada em relação à terapia vocal, que busca desenvolver a consciência sobre a qualidade e a sensação da voz, além da realização de exercícios vocais baseados na técnica de empuxo.
II. Deverá ser indicado o uso de microfone para amplificação da voz durante as atividades letivas, a fim de diminuir o esforço vocal.
III. A paciente deverá receber informações acerca das medidas de higiene vocal e dos efeitos da alimentação na qualidade vocal.

Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q2362482 Fonoaudiologia
A neuropatia auditiva é caracterizada pelo acometimento do nervo auditivo, que gera uma dessincronia na condução nervosa, provavelmente relacionada com alterações de mielinização dessas fibras. Essas características podem ser evidenciadas nos testes audiológicos de emissões otoacústicas (EOA) e potencial evocado auditivo de tronco encefálico (PEATE).
Com relação à neuropatia auditiva, assinale a alternativa que apresenta os achados audiológicos mais prováveis.
Alternativas
Q2362483 Fonoaudiologia
O Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil visa garantir o acesso universal, integral e igualitário à saúde. Dentro do SUS, os serviços de saúde são organizados em diferentes níveis de atenção, cada um com funções específicas.
Com relação à atuação do fonoaudiólogo nos diferentes níveis de atenção à saúde do SUS, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2362484 Fonoaudiologia
O fonoaudiólogo é o profissional responsável pela reabilitação funcional da deglutição. As manobras facilitadoras e posturais são de grande utilidade na reabilitação do paciente disfágico, uma vez que parte do treino de retomada da alimentação por via oral é baseada nas manobras que se mostram mais efetivas, considerando a anatomia e fisiologia do paciente.
Em relação às manobras posturais de cabeça utilizadas na reabilitação das disfagias, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2362485 Fonoaudiologia

Considere o resultado de audiometria a seguir.



Imagem associada para resolução da questão



Assinale a alternativa que apresenta os resultados imitanciométricos mais adequados a essa audiometria.

Alternativas
Q2362486 Fonoaudiologia
Em relação à disartria, assinale a alternativa que apresenta a definição correta dessa doença.
Alternativas
Q2362487 Fonoaudiologia
O Código de Ética do Fonoaudiólogo foi elaborado com base nos princípios fundamentais de respeito à vida, à dignidade e aos direitos humanos, para garantir que o fonoaudiólogo exerça suas atividades profissionais com competência e seguindo os preceitos éticos e bioéticos necessários a uma ação comprometida com a qualidade de vida do cliente, da família e da sociedade.
Em relação aos direitos e deveres do fonoaudiólogo, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2362488 Fonoaudiologia
De acordo com as Diretrizes de Atenção à Triagem Auditiva Neonatal, instituída pelo Ministério da Saúde em 2012, a triagem auditiva neonatal (TAN) ou “teste da orelhinha” tem por finalidade a identificação o mais precocemente possível da deficiência auditiva nos neonatos e lactentes. A TAN faz parte de um conjunto de ações que devem ser realizadas para a atenção integral à saúde auditiva na infância: triagem, monitoramento e acompanhamento do desenvolvimento da audição e da linguagem, diagnóstico e (re)habilitação.

Em relação à TAN, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2362489 Fonoaudiologia
A Doença de Parkinson é um quadro neurológico que apresenta, dentre muitos sintomas, rigidez e tremor de repouso. A incidência de alterações vocais em pacientes com esse quadro neurológico é alta, chegando a 89% (LONGEMANN et al., 1978). A identificação da doença, em seu estágio inicial, torna-se importante, o que desafia todos os profissionais da Atenção Primária à Saúde.
É o tipo de disartria mais encontrado nos pacientes com Doença de Parkinson: 
Alternativas
Q2362490 Fonoaudiologia
A respiração oral é uma alteração patológica de etiologia multifatorial, podendo ser de natureza obstrutiva ou decorrente de hábitos bucais deletérios, tais como a sucção digital ou de chupeta. O diagnóstico, a prevenção e o tratamento desse quadro devem ser realizados por equipe multiprofissional envolvendo a Fonoaudiologia, a Fisioterapia, a Ortodontia, a Otorrinolaringologia e, às vezes, a Psicologia e a Nutrição para alcançar resultados satisfatórios.
São alterações craniofaciais e dentárias apresentadas pelo respirador oral, exceto:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A
4: B
5: C
6: B
7: D
8: D
9: A
10: A