Questões de Concurso Público Prefeitura de Curvelo - MG 2024 para Terapeuta Ocupacional

Foram encontradas 10 questões

Q2362561 Terapia Ocupacional
A partir da atuação do terapeuta ocupacional na rede de assistência em saúde mental do Sistema Único de Saúde (SUS), analise as afirmativas a seguir.

I. A classificação de assistência em saúde mental adota base médica separando o atendimento de adultos psicóticos graves, drogaditos ou crianças e adolescentes.
II. A assistência em saúde mental prioriza os casos reconhecidos como graves, ficando os menos graves sob a responsabilidade das equipes de saúde básica e ambulatórios.
III. A Terapia Ocupacional se divide em dois conjuntos de prática: intervenção de base biológica e médica e de discurso contra hegemônico da reforma psiquiátrica.

Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q2362562 Terapia Ocupacional
Considerando as abordagens para a intervenção da Terapia Ocupacional, conforme a publicação da Associação Americana de Terapia Ocupacional (AOTA), denominada “Estrutura da prática da Terapia Ocupacional: domínio & processo”, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando a ação ao respectivo método de intervenção.

COLUNA I

1. Compensar 2. Criar 3. Manter

COLUNA II

(   ) Método de intervenção designado para promover a continuidade do envolvimento do cliente na execução de suas necessidades ocupacionais.
(   ) Método de intervenção direcionado a encontrar maneiras de modificar o contexto atual e / ou as demandas da atividade.
(   ) Método de intervenção que não preconiza fatores que possam interferir no desempenho ocupacional.

Assinale a sequência correta. 

Alternativas
Q2362563 Terapia Ocupacional
Considerando os conceitos de ambiente, contexto e justiça ocupacional, conforme a publicação da Associação Americana de Terapia Ocupacional (AOTA) denominada “Estrutura da prática da Terapia Ocupacional: domínio & processo, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando-os com a respectiva aplicação. 

COLUNA I

1. Ambiente 2. Contexto 3. Justiça ocupacional

COLUNA II

(   ) Refere-se aos elementos que compõem e circundam um cliente, muitas vezes intangíveis, que exercem uma forte influência sobre o desempenho.
(   ) Refere-se ao natural, ao construído e à presença de relacionamentos, expectativas das pessoas, grupos e populações com as quais os clientes têm contato.
(   ) Refere-se a ações que permitam o envolvimento em ocupações diárias com propósito e significado de participação social.

Assinale a sequência correta. 
Alternativas
Q2362564 Terapia Ocupacional
São muitas as definições de ocupação: as populares, atividades em que a pessoa se engaja, mais especificamente o trabalho, e as da Terapia Ocupacional, que bem antes de tantas evidências científicas que levaram, inclusive à Organização Mundial da Saúde (OMS) a adotar a participação social como saúde, sempre acreditou-se ser fonte de significado e propósito, escolha e controle.
Considerando a ocupação na intervenção da Terapia Ocupacional, as suas características e os seus efeitos, analise as afirmativas a seguir.

I. A intencionalidade da ocupação como meio se dá através da organização das capacidades e habilidades, enquanto a intencionalidade da ocupação como fim ocorre por meio da organização do movimento, cognição e percepção.
II. O efeito da ocupação como meio se dá através das demandas da tarefa para tratar as capacidades e habilidades, enquanto o efeito da ocupação como fim ocorre por meio da adaptação ou educação que restaura as atividades e tarefas.
III. O significado da ocupação como meio se dá através do engajamento nas ocupações terapêuticas, enquanto o significado da ocupação como fim ocorre por meio do engajamento em atividades, tarefas e papéis da vida.

Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q2362565 Terapia Ocupacional
Apesar das constantes solicitações de terapeutas ocupacionais para modificações ambientais que promovam a independência e o desempenho ocupacional em domicílios, escolas, locais de trabalho e na comunidade em geral, as evidências demostram que a eficácia dessas modificações ainda está evoluindo.
Considerando a eficácia das modificações no ambiente onde as pessoas vivem, analise as afirmativas a seguir.

I. Para a intervenção na prevenção de quedas, como foco único ou como parte de uma ação multifatorial mais ampla, as revisões de literatura sugerem a redução dos riscos como medida mais eficaz para idosos com histórico de quedas, sem evidências suficientes para outros riscos domiciliares.
II. Para a intervenção de otimização da participação e da produtividade, as evidências em apoio à relação com a participação nos ambientes domiciliares, comunitários e de trabalho para pessoas que sofreram lesões neurológicas traumáticas não se desenvolvem, incorporando eficácia à acessibilidade social.
III. Para a intervenção de redução da carga de trabalho dos cuidadores de idosos com demência, em estudos longitudinais de 3, 6 e 12 meses do Environmental Skill-Building Program (ESP), respectivamente, observaram redução de níveis mais altos de eficácia pessoal, depois redução do estresse e melhora da afetividade dos cuidadores.

Estão corretas as afirmativas 
Alternativas
Q2362566 Terapia Ocupacional
Com relação aos termos utilizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e publicados na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – CIF (OMS, 2015) assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2362567 Terapia Ocupacional
Considere que um jovem de 14 anos de idade se esforçava na escola, mas, durante anos, ele teve um desempenho escolar ruim e constantemente ouvia dos professores e dos pais frases como “basta se esforçar mais”, “você é inteligente”, “desenvolva seu potencial” e o garoto desenvolveu um sentimento de que seu desempenho escolar e suas capacidades mentais não eram bons o suficiente.
Considerando os princípios de aprendizagem e as mudanças de comportamento, analise as afirmativas a seguir, relativas à atuação do profissional terapeuta ocupacional em consonância com as teorias que embasam suas ações.

I. O terapeuta ocupacional poderia fazer com que esse jovem identificasse situações problemáticas específicas e estratégias para abordar essas dificuldades, estabelecer metas mensuráveis e desenvolver mecanismo para determinar o quão bem atingiu suas metas. Base teórica: Teoria cognitivo social.
II. O terapeuta ocupacional poderia solicitar que o jovem fizesse o autoexame e a avaliação pessoal com tarefas desafiadoras, mas não impossíveis, e que transfira o aprendizado para outras situações enfatizando a realização pessoal. Base teórica: Teoria da autoeficácia.
III. O terapeuta ocupacional poderia promover a análise e a ordenação dos comportamentos, do simples para o complexo, com mensuração do progresso experimentado pelo jovem à medida que realiza comportamentos com maior número de etapas por meio de modelagem e de recompensas. Base teórica:

Teoria construtivista. Estão corretas as afirmativas 
Alternativas
Q2362568 Terapia Ocupacional
A intervenção grupal é uma das estratégias de atuação que depende de formação específica.
Considerando os benefícios das intervenções grupais, segundo o documento “Estrutura da Prática da Terapia Ocupacional: Domínio e Processo” (2015), assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2362569 Terapia Ocupacional
Paralisia cerebral (PC) é um termo utilizado para descrever distúrbios motores que se caracterizam por prejuízos do movimento voluntário resultantes de alterações congênitas do desenvolvimento ou lesões perinatais ou pós-natais do sistema nervoso central, que ocorrem antes dos cinco anos de idade.
Considerando as abordagens da Terapia Ocupacional e as evidências da literatura, analise as afirmativas a seguir.

I. A motivação e o grau de comprometimento do cliente, a integração terapeuta-cliente, a intensidade e duração do tratamento e o ambiente onde a terapia acontece podem ter maior efeito sobre o sucesso do tratamento do que a própria abordagem de tratamento em si.
II. A terapia de restrição induzida, que envolve a orientação do cliente e do cuidador sobre a amplitude de movimento, para prevenir contraturas com órteses ou talas para alinhar os ossos, foi associada a ganhos na qualidade do movimento e na quantidade de uso do braço em crianças com hemiparesia.
III. O tratamento pelo neurodesenvolvimento (TND) tem sido associado ao aumento de função na mobilidade e no autocuidado em crianças com PC, segundo estudos com amostras pequenas com transferência de aprendizado limitada, mas não foi demonstrado que seja mais efetivo que qualquer outra abordagem.

Estão corretas as afirmativas 
Alternativas
Q2362570 Terapia Ocupacional
Sabe-se que o acidente vascular cerebral (AVC) é a segunda causa de acometimento incapacitante na população mundial.
Considerando a efetividade da intervenção terapêutica ocupacional, segundo Woodson, em “Terapia Ocupacional para Disfunções Físicas” (2013) de Radomski e Latham, analise as afirmativas a seguir.

I. O uso de órteses para reduzir a espasticidade e o exercício para recrutar unidades motoras para promover o movimento não foram sustentados por evidência, enquanto os efeitos da Terapia Ocupacional para reduzir a depressão não têm estudos suficientes para receber recomendação.
II. A reabilitação tradicional com técnicas biomecânicas e o tratamento por facilitação neuromuscular proprioceptivo, quando comparados, apontam que a remediação é favorável para melhorar o controle motor em pacientes com algum movimento voluntário inicial.
III. A intervenção precoce, até o momento, é inconsistente quanto à efetividade da Terapia Ocupacional para as atividades de vida diária (AVD) básicas e instrumentais, assim como as medidas secundárias para a função do braço e da mão, tônus muscular e funções cognitivas.

Estão corretas as afirmativas 
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: D
4: C
5: B
6: C
7: A
8: A
9: B
10: A