Questões de Concurso Público Prefeitura de Manhuaçu - MG 2024 para Professor II - História

Foram encontradas 6 questões

Q3120787 História
No texto intitulado “Educação patrimonial e cidadania: uma proposta alternativa para o ensino de História”, o autor, José Ricardo Oriá, propõe que o patrimônio histórico cultural seja apropriado como objeto de estudo no ensino de História.
Assinale a alternativa que justifica, segundo esse autor, a proposição anterior.
Alternativas
Q3120788 História
Vivemos ainda a era do patrimônio ou será que o desejo descomunal de tudo patrimoniar representa um indício de que o conceito envelheceu e está em processo de transformação?
DODEBEI, Vera; ABREU, Regina (orgs.) E o patrimônio? Rio de Janeiro: Programa de pós graduação em memoria social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2008, p. 11.

Com relação às mudanças no conceito de patrimônio ao longo do tempo, analise as afirmativas a seguir.

I. Para a proteção de bens patrimoniais, são necessárias a manutenção e a preservação da materialidade dos objetos, pois a materialidade é o suporte pelo qual incide a salvaguarda do patrimônio.

II. O conceito de patrimônio sofreu transformações produzidas pelas novas dimensões de tempo e espaço do mundo organizado por redes interligadas de computadores

III. Para muitas sociedades, o conceito de patrimônio pode ser entendido como uma herança de saberes e não como uma coleção de bens e objetos preservados.


Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q3120790 História
Sobre o conceito de Patrimônio Cultural, seus usos e suas políticas, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3120791 História
“Em frase que se tornou famosa, Aristides Lobo, o propagandista da República, manifestou seu desapontamento com a maneira pela qual foi proclamado o novo regime. Segundo ele, o povo, que pelo ideário republicano deveria ter sido protagonista dos acontecimentos, assistiria a tudo bestializado, sem compreender o que se passava, julgando ver talvez uma parada militar”.
CARVALHO, José Murilo de. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a república que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 1991, p. 9.

A obra de José Murilo de Carvalho, “Os Bestializados”, retrata o panorama cultural e político do Rio de Janeiro nos primeiros anos do período republicano.
Sobre esse período, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3120793 História
Sobre o currículo, metodologia e práticas de ensino na Educação de Jovens e Adultos, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) Na EJA é importante que os currículos demonstrem a predominância dos saberes teóricos e intelectuais sobre os saberes práticos oriundos das camadas populares.

( ) Um dos principais problemas no trabalho com a EJA refere-se ao fato que, não importando a idade dos educandos, a organização dos conteúdos e a abordagem destes seguem as propostas pensadas para as crianças do ensino regular.

( ) A EJA é a modalidade de ensino voltada para atividades de ensino compensatórias para o público que não teve acesso à escolarização regular prevista pela legislação, redimindo assim os sujeitos que não possuem a educação formal consolidada.

( ) Os currículos da EJA devem suplantar os entendimentos formalistas e cientificistas, optando assim por currículos ressignificados a partir das experiências baseadas nos saberes e fazeres dos sujeitos envolvidos.


Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q3120794 História
Sobre a utilização de obras de artes plásticas nos livros didáticos de História do Brasil, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: D
4: C
5: B
6: A