Questões de Concurso Público Prefeitura de Manhuaçu - MG 2024 para Psicólogo
Foram encontradas 10 questões
Analise os fatores a seguir.
I. O trabalho de avaliação psicológica requer, a priori, uma discussão do caso com a equipe multidisciplinar e o uso de testes psicológicos para validar a hipótese diagnóstica.
II. Deve-se avaliar o momento presente do paciente e como este se encontra frente ao seu processo de doença, internação hospitalar e tratamento, implicando a análise de vários aspectos, incluindo o estado emocional geral e o exame das funções psíquicas.
III. A entrevista de anamnese no contexto hospitalar deve ser feita sempre com os pais ou responsáveis, sem a presença do paciente, buscando identificar o histórico de vida, a ocorrência da doença e / ou laudos psicológicos anteriores.
IV. Em casos de pessoas portadoras de doenças crônicas, deve-se compreender as características e o universo psicossocial-afetivo, e fazer uma avaliação global dessa pessoa, que inclua, também, outros critérios que se relacionam diretamente com a afecção que ela sofre.
São fatores que devem ser observados no momento da avaliação psicológica do paciente:
Nessa perspectiva, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) É atribuição comum a todos os profissionais das equipes de Saúde da Família realizar a escuta qualificada das necessidades dos usuários em todas as ações, proporcionando atendimento humanizado e viabilizando o estabelecimento do vínculo.
( ) O eixo estratégico da Política de Atenção Básica do Ministério da Saúde está na saúde mental, e tem como base a identificação e tratamento dos transtornos mentais, implicando, dentre outros fatores, o fim das internações hospitalares.
( ) Na Estratégia da Saúde da Família – ESF, o psicólogo deve atuar desde o acompanhamento de indivíduos e famílias, nas visitas domiciliares compartilhadas, em atendimentos individuais ou de grupo, bem como no trabalho em equipe multidisciplinar.
( ) Cabe ao psicólogo do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF fazer o seu trabalho e o registro de atendimentos e acompanhamentos em prontuários específicos, de forma isolada, sem a discussão de casos nas reuniões de equipes multidisciplinares.
Assinale a sequência correta.
Nessa perspectiva, de acordo com a Rede de Atenção Psicossocial, analise os princípios a seguir.
I. O respeito à singularidade e a promoção de autonomia, por meio de redes de suporte formais e informais, espaços de convivência, trabalho, lazer, cultura e arte.
II. O tratamento emergencial por meio de atendimento na rede ambulatorial, por um(a) psicólogo(a), que deverá elaborar um relatório psicológico para que essa adolescente seja encaminhada a uma instituição psiquiátrica.
III. Acompanhamento psicológico dessa adolescente na Rede de Atenção Psicossocial, visando à construção de novas perspectivas de vida e reinserção social, que possibilitem a ressignificação de sua subjetividade.
IV. O cuidado pela família, que deve se responsabilizar pela continuidade do tratamento em casa, considerando a idade da adolescente e a situação de risco na convivência com outros usuários na comunidade.
São princípios da Rede de Atenção Psicossocial:
Nesse contexto, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, considerando a descrição de etapas do processo de avaliação psicológica.
COLUNA I
1. Anamnese
2. Identificação do problema
3. Uso de instrumentos de avaliação
4. Resultado do psicodiagnóstico
COLUNA II
( ) Com as informações e hipótese inicial, utilização de testes e técnicas especificas, como “a hora do jogo”, que melhor se adequam ao objetivo da avaliação.
( ) Coleta de informações e observação das funções psíquicas, bem como das dimensões do desenvolvimento esperadas nessa fase de desenvolvimento da criança, como comunicação, cognição e aspectos socioemocionais.
( ) Levantamento dos objetivos da avaliação e entrevista semiestruturada com a família, com foco na queixa apresentada e no histórico de vida e aspectos importantes no desenvolvimento dessa criança.
( ) Integração das informações e construção da hipótese diagnóstica para posterior comunicação ética e cuidadosa dos resultados considerando os objetivos e propósito da avaliação.
Assinale a sequência correta.
Analise os itens a seguir.
I. Técnicas de dinâmica de grupo – com situações vivenciais nas quais possam ser trabalhados comportamentos não assertivos com foco na resolutividade dos problemas.
II. Análise pelo grupo das normas e atribuições no trabalho, identificando dificuldades nos processos de comunicação, dentre outros, com construção conjunta de propostas de melhoria.
III. Desenvolvimento de relações interpessoais, trabalho em equipe, administração de conflitos e negociação, com foco na mudança de cultura e melhoria do atendimento.
IV. Discussão de causas de absenteísmo e seu impacto no desenvolvimento do trabalho com foco na conscientização e sensibilidade para com os clientes internos e externos.
Devem ser contemplados nesse Programa de Treinamento os titens
Em relação às modalidades de atenção psicológica que venham atender a essa demanda, cada vez maior, analise os valores e propósitos a seguir, importantes para uma clínica ampliada.
I. A autonomia e o protagonismo dos sujeitos, a corresponsabilidade entre eles, o estabelecimento de vínculos solidários, a participação coletiva no processo de gestão e a indissociabilidade entre atenção e gestão na saúde.
II. O trabalho de psicoterapia individual ou em grupo, com uma abordagem centrada na pessoa e uma escuta qualificada e ênfase no acolhimento e no cuidado com a subjetividade desses sujeitos.
III. Uma clínica que possa se adequar a uma modalidade de serviço contemporâneo por sua “natureza”, sendo capaz de atender às inúmeras camadas da sociedade e suas demandas.
IV. Um atendimento que possa ser realizado em uma ou mais consulta sem duração predeterminada, objetivando atender a pessoa em um dado momento de sua necessidade ou em situações de urgência e / ou emergência.
São valores e propósitos importantes para uma clínica ampliada:
Analise os programas a seguir, desenvolvidos a partir da reforma psiquiátrica.
I. Programa de Volta para a Casa
II. Programa de Plantão Psicológico
III. Serviços de Residência Terapêutica
IV. Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
São programas e serviços que foram desenvolvidos como estratégias no campo da saúde mental e atenção psicossocial com foco na desinstitucionalização e reinserção social, a partir da reforma psiquiátrica:
Em relação à situação desse vigia e o seu sofrimento, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F falsas.
( ) A psicoterapia de grupo é a mais indicada em casos como o desse vigia, em que há dificuldade de relacionamento entre os colegas de trabalho e uma exigência de cumprimento de normas prescritas e procedimentos padrão.
( ) Nas atividades do trabalho, os trabalhadores não podem ser vistos apenas como meros executantes de protocolos e prescrições, sem se levar em consideração suas subjetividades no “fazer” de suas funções, nas quais colocam suas habilidades e valores, bem como modos de agir.
( ) Os transtornos mentais e do comportamento relacionados ao trabalho são resultantes de contextos de trabalho em interação com o corpo e aparato psíquico dos trabalhadores e não de fatores isolados, sendo necessária a prevenção, a vigilância e a assistência à saúde dos trabalhadores.
( ) A hipótese diagnóstica para o caso do vigia seria a síndrome de burnout, em função da precarização do trabalho, somada a episódios depressivos considerando os sintomas de angústia, tristeza e sensação de menos valia.
Assinale a sequência correta.
Analise as estratégias a seguir.
I. Uma escuta qualificada, criando ambiência e segurança, bem como interesse e motivação dos adolescentes a compartilharem suas experiências, receios e expectativas, sem juízo de valor.
II. Valorização e reconhecimento de sua história por meio da promoção de reflexão sobre as questões que os afligem, respeitando a subjetividade de cada um e seu ciclo de desenvolvimento.
III. Estimulação da produção compartilhada, conhecimento e nomeação das emoções nas situações vividas e exercício de escolhas – que fomenta a responsabilidade e a reflexão sobre as motivações e interesses envolvidos no ato de escolher.
IV. Estimulação do processo de tomada de decisão sobre a própria vida e de seu grupo, por meio do diálogo para resolução de conflitos, desenvolvendo inclusive a habilidade de dizer “Não!”.
Estão corretas as estratégias