Questões de Concurso Público Prefeitura de Manhuaçu - MG 2024 para Psicólogo

Foram encontradas 10 questões

Q3123114 Psicologia
Considerando as condições de um paciente no contexto hospitalar, o trabalho do psicólogo requer alguns cuidados no tocante ao desenvolvimento de um processo psicodiagnóstico. Nesse sentido, no momento da avaliação psicológica desse paciente devem ser observados alguns fatores importantes.

Analise os fatores a seguir.

I. O trabalho de avaliação psicológica requer, a priori, uma discussão do caso com a equipe multidisciplinar e o uso de testes psicológicos para validar a hipótese diagnóstica.
II. Deve-se avaliar o momento presente do paciente e como este se encontra frente ao seu processo de doença, internação hospitalar e tratamento, implicando a análise de vários aspectos, incluindo o estado emocional geral e o exame das funções psíquicas.
III. A entrevista de anamnese no contexto hospitalar deve ser feita sempre com os pais ou responsáveis, sem a presença do paciente, buscando identificar o histórico de vida, a ocorrência da doença e / ou laudos psicológicos anteriores.
IV. Em casos de pessoas portadoras de doenças crônicas, deve-se compreender as características e o universo psicossocial-afetivo, e fazer uma avaliação global dessa pessoa, que inclua, também, outros critérios que se relacionam diretamente com a afecção que ela sofre.

São fatores que devem ser observados no momento da avaliação psicológica do paciente:
Alternativas
Q3123115 Psicologia
A Política Nacional de Atenção Básica em Saúde considera a pessoa em sua singularidade e sua inserção sociocultural, buscando produzir a atenção integral e incorporar as ações de vigilância em saúde em todo território nacional.

Nessa perspectiva, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) É atribuição comum a todos os profissionais das equipes de Saúde da Família realizar a escuta qualificada das necessidades dos usuários em todas as ações, proporcionando atendimento humanizado e viabilizando o estabelecimento do vínculo. 
( ) O eixo estratégico da Política de Atenção Básica do Ministério da Saúde está na saúde mental, e tem como base a identificação e tratamento dos transtornos mentais, implicando, dentre outros fatores, o fim das internações hospitalares.
( ) Na Estratégia da Saúde da Família – ESF, o psicólogo deve atuar desde o acompanhamento de indivíduos e famílias, nas visitas domiciliares compartilhadas, em atendimentos individuais ou de grupo, bem como no trabalho em equipe multidisciplinar.
( ) Cabe ao psicólogo do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF fazer o seu trabalho e o registro de atendimentos e acompanhamentos em prontuários específicos, de forma isolada, sem a discussão de casos nas reuniões de equipes multidisciplinares.

Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q3123116 Psicologia
Uma adolescente de 16 anos de idade, que fora internada em função de uma overdose de drogas, foi encaminhada, após alta hospitalar, ao Centro de Atenção Psicossocial – CAPS na comunidade em que reside. A paciente recebeu acompanhamento da equipe multidisciplinar, que a acolheu com todo o cuidado necessário com foco na sua reabilitação.

Nessa perspectiva, de acordo com a Rede de Atenção Psicossocial, analise os princípios a seguir.

I. O respeito à singularidade e a promoção de autonomia, por meio de redes de suporte formais e informais, espaços de convivência, trabalho, lazer, cultura e arte.
II. O tratamento emergencial por meio de atendimento na rede ambulatorial, por um(a) psicólogo(a), que deverá elaborar um relatório psicológico para que essa adolescente seja encaminhada a uma instituição psiquiátrica.
III. Acompanhamento psicológico dessa adolescente na Rede de Atenção Psicossocial, visando à construção de novas perspectivas de vida e reinserção social, que possibilitem a ressignificação de sua subjetividade.
IV. O cuidado pela família, que deve se responsabilizar pela continuidade do tratamento em casa, considerando a idade da adolescente e a situação de risco na convivência com outros usuários na comunidade.

São princípios da Rede de Atenção Psicossocial:
Alternativas
Q3123117 Psicologia
A coordenadora pedagógica de uma escolinha infantil municipal encaminhou, para avaliação psicológica, um menino de seis anos de idade, que estava apresentando dificuldades de adaptação e aprendizagem na escola, além de uma fala de difícil compreensão. Esse garoto não estabelecia um contato social com os colegas no recreio e nem em sala de aula, quando apresentava um comportamento apático, parecendo estar em “outro mundo”, sem conseguir acompanhar as atividades. Foi então marcado o primeiro contato com a família dessa criança para um processo de avaliação psicológica.

Nesse contexto, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, considerando a descrição de etapas do processo de avaliação psicológica.

COLUNA I
1. Anamnese
2. Identificação do problema
3. Uso de instrumentos de avaliação
4. Resultado do psicodiagnóstico

COLUNA II
( ) Com as informações e hipótese inicial, utilização de testes e técnicas especificas, como “a hora do jogo”, que melhor se adequam ao objetivo da avaliação.
( ) Coleta de informações e observação das funções psíquicas, bem como das dimensões do desenvolvimento esperadas nessa fase de desenvolvimento da criança, como comunicação, cognição e aspectos socioemocionais.
( ) Levantamento dos objetivos da avaliação e entrevista semiestruturada com a família, com foco na queixa apresentada e no histórico de vida e aspectos importantes no desenvolvimento dessa criança.
( ) Integração das informações e construção da hipótese diagnóstica para posterior comunicação ética e cuidadosa dos resultados considerando os objetivos e propósito da avaliação.

Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q3123118 Psicologia
Considerando os objetivos do Programa de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, um dos serviços que compõem a proteção social básica da Política Nacional de Assistência Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS no território adstrito, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3123119 Psicologia
Foi desenvolvido um programa de treinamento para as equipes multiprofissionais de Atenção Básica de Saúde, com foco na maior integração da equipe, administração de conflitos e redução do absenteísmo, considerando as competências essenciais desses profissionais da saúde e a importância da sinergia da equipe para o atendimento às necessidades da população.

Analise os itens a seguir.

I. Técnicas de dinâmica de grupo – com situações vivenciais nas quais possam ser trabalhados comportamentos não assertivos com foco na resolutividade dos problemas.
II. Análise pelo grupo das normas e atribuições no trabalho, identificando dificuldades nos processos de comunicação, dentre outros, com construção conjunta de propostas de melhoria.
III. Desenvolvimento de relações interpessoais, trabalho em equipe, administração de conflitos e negociação, com foco na mudança de cultura e melhoria do atendimento.
IV. Discussão de causas de absenteísmo e seu impacto no desenvolvimento do trabalho com foco na conscientização e sensibilidade para com os clientes internos e externos.

Devem ser contemplados nesse Programa de Treinamento os titens 
Alternativas
Q3123120 Psicologia
“A clínica ampliada na área da saúde propõe que o profissional de saúde desenvolva a capacidade de ajudar as pessoas, não só a combater as doenças, mas transformá-las, de forma que a doença, mesmo sendo um limite, não as impeça de viver outras coisas na sua vida”.

Em relação às modalidades de atenção psicológica que venham atender a essa demanda, cada vez maior, analise os valores e propósitos a seguir, importantes para uma clínica ampliada.

I. A autonomia e o protagonismo dos sujeitos, a corresponsabilidade entre eles, o estabelecimento de vínculos solidários, a participação coletiva no processo de gestão e a indissociabilidade entre atenção e gestão na saúde.
II. O trabalho de psicoterapia individual ou em grupo, com uma abordagem centrada na pessoa e uma escuta qualificada e ênfase no acolhimento e no cuidado com a subjetividade desses sujeitos.
III. Uma clínica que possa se adequar a uma modalidade de serviço contemporâneo por sua “natureza”, sendo capaz de atender às inúmeras camadas da sociedade e suas demandas.
IV. Um atendimento que possa ser realizado em uma ou mais consulta sem duração predeterminada, objetivando atender a pessoa em um dado momento de sua necessidade ou em situações de urgência e / ou emergência.

São valores e propósitos importantes para uma clínica ampliada:
Alternativas
Q3123121 Psicologia
A reforma psiquiátrica no Brasil trouxe no seu arcabouço uma ruptura com o modelo hospitalocêntrico para o tratamento de portadores de transtorno mental, que durante anos foram estigmatizados e excluídos do convívio social, e muitas vezes internados em hospitais psiquiátricos como incapazes.

Analise os programas a seguir, desenvolvidos a partir da reforma psiquiátrica.

I. Programa de Volta para a Casa
II. Programa de Plantão Psicológico
III. Serviços de Residência Terapêutica
IV. Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família

São programas e serviços que foram desenvolvidos como estratégias no campo da saúde mental e atenção psicossocial com foco na desinstitucionalização e reinserção social, a partir da reforma psiquiátrica:
Alternativas
Q3123122 Psicologia
O vigia noturno de uma instituição foi afastado por problemas mentais depois de ter sofrido um assalto quando estava em serviço. Por sorte, nessa ocasião, o homem não se feriu, mas a partir de então começou a ter síndrome de pânico e outros sintomas, como angústia, tristeza e sensação de menos valia. Em atendimento psicoterápico, esse senhor relata as situações vividas no dia a dia de trabalho: sentimento de isolamento por parte dos outros funcionários, críticas de seu gestor em relação a cumprir rigorosamente as normas prescritas no seu trabalho e estresse, fatores estes que contribuíram para o seu adoecimento.

Em relação à situação desse vigia e o seu sofrimento, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F falsas.

( ) A psicoterapia de grupo é a mais indicada em casos como o desse vigia, em que há dificuldade de relacionamento entre os colegas de trabalho e uma exigência de cumprimento de normas prescritas e procedimentos padrão.
( ) Nas atividades do trabalho, os trabalhadores não podem ser vistos apenas como meros executantes de protocolos e prescrições, sem se levar em consideração suas subjetividades no “fazer” de suas funções, nas quais colocam suas habilidades e valores, bem como modos de agir.
( ) Os transtornos mentais e do comportamento relacionados ao trabalho são resultantes de contextos de trabalho em interação com o corpo e aparato psíquico dos trabalhadores e não de fatores isolados, sendo necessária a prevenção, a vigilância e a assistência à saúde dos trabalhadores.
( ) A hipótese diagnóstica para o caso do vigia seria a síndrome de burnout, em função da precarização do trabalho, somada a episódios depressivos considerando os sintomas de angústia, tristeza e sensação de menos valia.

Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q3123123 Psicologia
Foi desenvolvido pela equipe do Serviço de Convivência Social e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS no território adstrito, um trabalho com um grupo de adolescentes com o objetivo de discutir as questões e problemas vivenciados naquele território de alta vulnerabilidade e risco social, considerando o tráfico de drogas e abuso sexual. Nesse sentido, algumas estratégias foram pensadas para essa ação.
Analise as estratégias a seguir.

I. Uma escuta qualificada, criando ambiência e segurança, bem como interesse e motivação dos adolescentes a compartilharem suas experiências, receios e expectativas, sem juízo de valor.
II. Valorização e reconhecimento de sua história por meio da promoção de reflexão sobre as questões que os afligem, respeitando a subjetividade de cada um e seu ciclo de desenvolvimento.
III. Estimulação da produção compartilhada, conhecimento e nomeação das emoções nas situações vividas e exercício de escolhas – que fomenta a responsabilidade e a reflexão sobre as motivações e interesses envolvidos no ato de escolher.
IV. Estimulação do processo de tomada de decisão sobre a própria vida e de seu grupo, por meio do diálogo para resolução de conflitos, desenvolvendo inclusive a habilidade de dizer “Não!”.

Estão corretas as estratégias
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: A
4: B
5: B
6: D
7: D
8: A
9: A
10: D