Questões de Concurso Público Prefeitura de Montes Claros - MG 2024 para Arquiteto

Foram encontradas 9 questões

Q2621919 Arquitetura

O Plano Diretor do Município de Montes Claros, Lei Complementar nº 53/2016, define a formulação de políticas, planos e programas para desenvolver o adensamento nas áreas urbanas já ocupadas e consolidadas, objetivando a melhoria da infraestrutura e dos serviços já implantados. O Macrozoneamento Municipal é dividido em 4 (quatro) áreas específicas, de acordo com o Plano Diretor.

Qual a denominação da área destinada à ocupação e ao adensamento urbano imediato, incluindo os vazios urbanos, devendo ser objeto preferencial dos investimentos públicos?

Alternativas
Q2621920 Arquitetura

De acordo com a obra “Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino” (2011), de Kowaltowski, os estudos para identificar elementos que estruturam a satisfação do indivíduo com o prédio escolar evidenciam relações complexas e com diversos valores a serem analisados. De acordo com o autor, o estudo de Hershberger (1999) estabeleceu uma lista de valores que servem de base ao desenvolvimento do programa de necessidades, com informações necessárias à fase de preparação que antecede o projeto, e também como ferramenta de avaliação ao final do processo.

Segundo Kowaltowski (2011), os benefícios e valores podem associar aspectos quantitativos e qualitativos no projeto de arquitetura, tais como valores de uso, de troca, de imagem e valores culturais e ambientais. Com base no estudo de Hershberger (1999), analise os valores arquitetônicos contemporâneos apresentados a seguir:


I. Humano: adequação funcional, social, física, fisiológica e psicológica.

II. Ambiental: local, clima, contexto, fontes e gastos.

III. Segurança: estrutural, fogo, químico, pessoal e vandalismo.

IV. Funcional: arranjo, espaço, sistemas e processos.

V. Estético: forma, espaço, cor e significado.

VI. Temporal: crescimento, mudanças e permanências.

VII. Qualidade do edifício: materiais, durabilidade e manutenção.


Estão corretos os valores


Alternativas
Q2621921 Arquitetura

Um dos parâmetros estabelecidos pela legislação municipal, por meio do Código de Obras e Edificações, é a iluminação e ventilação mínimas dos compartimentos das edificações no município. Prédios públicos, principalmente edifícios escolares, possuem grandes áreas de circulação e acesso às salas de aula.

De acordo com a Lei Ordinária nº 3.032/2002, seção específica sobre iluminação e ventilação, não são exigidas aberturas em corredores de uso coletivo com comprimento até

Alternativas
Q2621922 Arquitetura

A Norma de Acessibilidade, ABNT NBR 9.050/2020 – Versão 2021, trata da acessibilidade em escolas e demais equipamentos urbanos.

De acordo com essa norma, a largura livre nos corredores entre estantes de livros em bibliotecas e centros de leituras deve ser de, no mínimo, 0,90 m, e nesses corredores, entre as estantes, deve haver um espaço que permita a manobra de cadeira de rodas a cada

Alternativas
Q2621923 Arquitetura

As condições de iluminação nas salas de aula é um ponto fundamental para o conforto ambiental e o aumento da produtividade dos estudantes. Por isso, a importância da ABNT NBR 15.215-2/2022, que fornece a base para os procedimentos de cálculo para a estimativa da disponibilidade de luz natural e para a distribuição espacial da luz natural. Para fins de estimativas, a caracterização de condições genéricas do céu pode ser feita pela cobertura de nuvens, estimada em percentual e expressa em uma escala de 0% a 100%.

De acordo com essa norma, qual é o percentual a ser utilizado para as condições de céu encoberto?

Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: D
5: D