Questões de Concurso Público Prefeitura de Montes Claros - MG 2024 para PEB II - Artes

Foram encontradas 7 questões

Q2650935 Educação Artística
Ensinar é um ato teatral, e é esse aspecto do nosso trabalho que proporciona espaço para as mudanças, a invenção e as alterações espontâneas que podem atuar como catalizadoras para evidenciar os aspectos únicos de cada turma. Para abraçar o aspecto teatral do ensino, temos de interagir com a “plateia”, de pensar na questão da reciprocidade.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir. A educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2019, p. 21‑22.

Qual das alternativas a seguir melhor reflete a abordagem proposta por bell hooks para fomentar a inovação e a expressão na Arte?
Alternativas
Q2650936 Educação Artística
A instituição escolar como integrante do contexto cultural é um espaço em que aprendemos e compartilhamos não só conteúdos, mas também valores, crenças, preconceitos raciais e de gênero, como explica Gomes (2002). A escola, nesse contexto de problematizações, tem um papel importantíssimo nos processos de constituição das pessoas, portanto deve tratar das relações étnico‑raciais, assim como das temáticas de gênero, sexualidade e orientação sexual. Para isso, a educação escolar não pode ser neutra e precisa, portanto, considerar a dimensão político‑pedagógica que envolve as suas práticas, contribuindo para a erradicação das diversas formas de discriminação e exclusão (Ximenes, 2016).

FERNANDES, S. Formação continuada de professores/as a partir da Lei nº 10.639/2003: as relações étnico‑raciais e o ensino de Artes Visuais. 2018. 228f., il. Dissertação (Mestrado em Arte). Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

Assinale a alternativa que melhor descreve a relação entre diversidade étnico‑cultural e o ensino de Arte, enfatizando o desenvolvimento do pensamento crítico por meio da expressão artística.
Alternativas
Q2650937 Educação Artística
Um dos grandes problemas enfrentados pelos professores de Arte é o espaço físico. A falta de estrutura sempre foi e sempre será uma “pedra em nossos sapatos”. Sergio Farias (2009), há tempos, já nos mostrou que repetir o discurso da falta de estrutura e considerar os estudantes como casos perdidos na escola pública é “reforçar a condição de miséria e contribuir com a dominação” (2009, p. 24). [Cabendo, a nós,] “conhecer as regras, identificar parceiros confiáveis nas diversas instâncias da organização social e entrar no jogo para enfrentar a problemática e promover a transformação desejada (2009, p. 24 [...])”. É aquela velha história: Fazer do limão uma limonada.

CRUVINEL, Tiago. A avaliação qualitativa do ensino de Arte no Ensino Médio. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 34, 2019. p. 77‑95.

Considerando o contexto descrito no texto, são desafios enfrentados pelos professores de Arte devido à falta de estrutura física, exceto:
Alternativas
Q2650938 Educação Artística
Considerando a contribuição de Isabel Marques na Caleidos Cia. de Dança, sobre como sua formação e experiência na área da Educação impactaram sua atuação como artista e educadora em cena, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2650940 Educação Artística
Na pesquisa conduzida por Tiago Cruvinel (2019), os estudantes, considerando o papel do professor, indicaram critérios para um ensino efetivo de Arte no Ensino Médio (EM).

Com base na pesquisa e no julgamento e avaliação dos estudantes, analise os critérios a seguir.

I. Desenvolver o potencial criativo, cognitivo e inter‑relacional e auxiliar na interpretação de imagens e de músicas.
II. Conseguir captar a atenção dos estudantes.
III. Criar modelos que fogem do padrão tradicional.
IV. Ensinar Arte porque gosta.
V. Perceber que a Arte pode levar o estudante ao autoconhecimento.

São critérios para o ensino efetivo da Arte no EM:
Alternativas
Q2650941 Educação Artística
De acordo com a pesquisadora Maria Auxiliadora Pereira (2010, p. 113), “a escola, enquanto espaço de interação e formação humana, torna‑se fundamental para a superação da violência através de um trabalho crítico e político por parte de seus agentes, pois a busca do equilíbrio do homem, do estabelecimento da paz e a superação da violência passam necessariamente pela educação”.

PEREIRA, Maria Auxiliadora. Violência nas escolas: visão de professores do Ensino Fundamental sobre esta questão. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

Considerando a violência contra a escola e o ensino da Arte e sobre a violência, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2650942 Educação Artística
Um professor de Arte, inspirado pela Pedagogia Libertadora de Paulo Freire, deseja promover uma atividade que estimule a criatividade e a reflexão crítica dos estudantes.

Analise as propostas de atividades a seguir.

I. Propor aos estudantes a criação de uma obra de arte coletiva, na qual cada estudante contribui com elementos individuais para compor uma peça colaborativa.
II. Realizar uma atividade de apreciação artística, na qual os estudantes são convidados a analisar uma obra de arte contemporânea e expressar suas interpretações e sentimentos por meio de uma roda de diálogo.
III. Promover uma aula expositiva na qual o professor apresenta aos estudantes uma série de técnicas artísticas e estilos históricos, enfatizando a importância de dominar esses conhecimentos para produzir obras de qualidade.
IV. Organizar uma vivência artística na qual os estudantes são convidados a explorar diferentes materiais e técnicas de forma livre e espontânea, sem a imposição de regras ou modelos preestabelecidos.

São propostas de atividades que estimulam a criatividade e a reflexão crítica dos alunos:
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: B
5: D
6: D
7: A