Questões de Concurso Público UFOP 2024 para Médico - Clínica Médica

Foram encontradas 20 questões

Q2459756 Medicina
Sobre o linfoma folicular, analise as afirmativas a seguir.

I. O linfoma folicular possui várias formas de apresentação, sendo a esplenomegalia e / ou a adenomegalia presentes em boa parte dos pacientes.
II. O linfoma folicular pode ter características semelhantes a outros linfomas indolentes, como o linfoma do manto, sendo que as técnicas de diagnóstico, como a imuno-histoquímica, são, muitas vezes, utilizadas na diferenciação.
III. O linfoma folicular é o subtipo mais comum dos linfomas indolentes, predominantemente em indivíduos após a sexta década de vida.
IV. A leucemia linfocítica crônica é facilmente diferenciada do linfoma folicular, já que este, ao contrário daquele, não apresenta linfocitose.

Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q2459757 Medicina
Um homem de 34 anos de idade, tabagista e etilista há anos, apresenta uma gangrena seca em seus dedos, que evoluiu para a autoamputação. Ele não se queixa de nenhum sintoma de insuficiência arterial nos membros inferiores.

A intervenção mais benéfica para essa patologia é:
Alternativas
Q2459758 Medicina
Sobre a prevenção de injúria renal aguda em pacientes em período pós-operatório, analise as afirmativas a seguir.

I. Durante a abordagem pré-operatória do paciente, é importante determinar se há comprometimento renal já instalado e em qual estágio.
II. A oligúria é específica, obedecendo à correlação temporal com a injúria renal.
III. Os principais fatores de risco de insuficiência renal aguda devem ser identificados em consultas pré-operatórias.
IV. A nefrotoxicidade provocada por medicações usadas no pós-operatório para fins diagnósticos e / ou terapêuticos é incomum.

Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q2459759 Medicina
Quanto à hierarquização do Sistema Único de Saúde (SUS), a rede de serviços deve ser organizada de forma
Alternativas
Q2459760 Medicina
Sobre a estratégia do implante de stent no infarto agudo do miocárdio (IAM), assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2459761 Medicina
Sobre os cuidados pós-parada cardiorrespiratória (pós-PCR), assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2459762 Medicina
Quanto às manifestações clínicas da dengue, é correto afirmar:
Alternativas
Q2459763 Medicina
Uma paciente com diagnóstico de hipotiroidismo há vários anos, para o qual faz uso eventual da reposição prescrita à base de hormônios tiroidianos, chega torporosa ao serviço de emergência com pulso de 40 bpm, PA = 90 x 60 mmHg, frequência respiratória de 9 ipm e glicemia capilar de 65 mg/dL. Tem as extremidades frias e temperatura axilar de 32,2 ºC. No ECG, apresenta bradicardia sinusal e ponto J apiculado. Os familiares referem que ela apresentava tosse com catarro esverdeado há uma semana.

No tratamento inicial dessa paciente, devem constar hormônios tiroidianos em altas doses, além de
Alternativas
Q2459764 Medicina
Quanto às modalidades não farmacológicas no tratamento da fibromialgia, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2459765 Medicina
Paciente do sexo feminino, 47 anos de idade, sem comorbidades, com histórico de colecistectomia devido à colecistolitíase sintomática há cinco anos é atendida no pronto-socorro com quadro de dor abdominal em hipocôndrio direito, tipo cólica de forte intensidade, com irradiação para dorso. Ao exame: normocorada, afebril, RHA +, com dor à palpação profunda de hipocôndrio direito sem sinais de irritação peritoneal. Exames laboratoriais: hemograma, parcial de urina e bilirrubinas normais. Discreta elevação de fosfatase alcalina, gamaglutamiltransferase e aminotransferases. Endoscopia digestiva alta normal e ecografia abdominal com dilatação de 10 mm de vias biliares extra-hepáticas. Melhora da dor com analgésico e antiespasmódico endovenoso. O médico de plantão interpretou a dilatação das vias biliares como uma consequência da colecistectomia prévia e liberou a paciente. Após seis meses, a paciente retorna com mesmo quadro clínico e laboratorial e com persistência da dilatação das vias biliares à ecografia abdominal. Após medicação sintomática, foi encaminhada para o gastroenterologista que solicitou uma colangiorressonância cujo resultado foi discreta dilatação das vias biliares extra-hepáticas até o nível da papila duodenal maior, sem fatores obstrutivos.

Nesse caso, o próximo passo para investigação diagnóstica, é realizar 
Alternativas
Q2459766 Medicina
Uma paciente de 53 anos de idade é levada por familiares ao consultório médico com queixas de estar apresentando episódios de perda da consciência, acompanhados de movimentos orais mastigatórios e manuais de coçar o nariz / tirar a roupa. Os episódios duram poucos segundos e são seguidos por períodos de poucos minutos de sonolência.

Nesse caso, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a melhor denominação para as crises epilépticas descritas e o fármaco eficaz indicado para tratamento contínuo:
Alternativas
Q2459767 Medicina
Uma paciente do sexo feminino, 28 anos de idade, corredora recreacional, tem treinado para meia maratona e queixa-se de dor na região plantar bilateral, que piora após as primeiras pisadas. Ao exame físico, apresenta pontos de dor na palpação plantar próxima ao calcâneo, que piora com dorsiflexão do hálux.

Nesse caso, o diagnóstico provável dessa paciente é de
Alternativas
Q2459768 Medicina
Um motociclista de 22 anos de idade foi levado consciente ao hospital, após acidentar-se contra um poste. À admissão, PA = 90 x 60 mmHg, FC = 120 bpm, murmúrio vesicular presente bilateralmente, abdome indolor. Há dor na compressão da bacia. Apresenta uretrorragia ao exame perineal.

Nesse caso, quanto à passagem da sonda vesical, é correto afirmar: 
Alternativas
Q2459769 Medicina
Um paciente de 14 anos de idade apresenta queixa atual de sangramento intestinal, vermelho vivo, intermitente há duas semanas. Refere cansaço, dispneia e tontura. Ficou internado por 10 dias, tendo sido submetido a duas endoscopias digestivas altas, duas colonoscopias, uma arteriografia e duas tomografias computadorizadas de abdome nesse curto espaço de tempo. Nenhum dos exames apresentou qualquer alteração, sendo referido que ambas as colonoscopias examinaram o íleo nos seus 30 cm distais. Dentre os antecedentes são referidos, pelo menos, dois sangramentos intensos por ano, desde os 6 anos de idade, sendo que o paciente ficou em centros de terapia intensiva por várias vezes. Nesse período, ele foi submetido a incontáveis exames, inclusive uma colonoscopia com a exérese de um pólipo juvenil há cinco anos. Refere hemorroidectomia há três anos.

Ao exame físico, o paciente estava descorado, 3/4 hidratado, eupneico e taquicárdico. Bulhas rítmicas normofonéticas a dois tempos com sopro sistólico panfocal. FC = 110 bpm. PA = 110 x 60 mmHg. O restante do exame físico era normal.

Nesse caso, a hipótese diagnóstica mais provável para o sangramento intestinal é:
Alternativas
Q2459770 Medicina
Com relação à definição de anemia em algumas subpopulações, que pode se tornar difícil em decorrência de particularidades específicas, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as faltas.

(   ) O número total de hemácias e o volume plasmático aumentam 25% e 50%, respectivamente, durante o terceiro trimestre de gestação, resultando em anemia.
(   ) A anemia, em idosos, é uma condição fisiológica do envelhecimento e apresenta causas multifatoriais.
(   ) Os atletas podem exibir anemia de causa multifatorial e como resultado de aumento do volume plasmático (dilucional), indução de citocinas inflamatórias reduzindo eritropoiese, sangramento GI e depleção de Fe.
(   ) Os indivíduos negros, quando comparados aos indivíduos caucasianos, apresentam níveis de HB de 0,5 a 1g/dL maiores para a mesma faixa etária e o mesmo sexo.

Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q2459771 Medicina
Uma estudante do terceiro ano de Medicina, 22 anos de idade, é levada pela mãe para avaliação clínica. Na consulta, a paciente se apresenta bastante emagrecida (peso: 40 kg, altura: 1,63 m) e contrariada, relatando não apresentar qualquer tipo de queixa. A mãe refere que, há aproximadamente 9 meses, a paciente, que então apresentava cerca de 55 kg, iniciou uma dieta bastante rigorosa após o namorado ter terminado o relacionamento, e por acreditar que o motivo da separação foi ela estar acima do peso. Além disso, a paciente conta que sempre foi muito perfeccionista, “a primeira aluna da classe” e algo retraída. Logo após o início da dieta, começou a frequentar a academia regularmente. Rapidamente, intensificou a restrição alimentar e atividade física, chegando a ir mais de duas vezes por dia à academia, evoluindo com rápida e evidente perda de peso. A mãe relata, ainda, que apesar disso, a paciente ainda mantém queixa de estar gorda e de que sua meta agora é chegar aos 35 kg. Conta também que ela só aceitou passar em consulta após ter apresentado um “desmaio” no dia anterior à consulta, algo que nunca havia acontecido. Nega tratamento psiquiátrico ou psicológico prévio. Já passou por atendimento nutricional no início do ano, para pedir orientações para o “regime”.

O transtorno alimentar apresentado nesse caso é:
Alternativas
Q2459772 Medicina
Com relação aos testes sorológicos utilizados para diagnóstico da infecção por Helicobacter pylori, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(   ) Os testes sorológicos são importantes e muito utilizados em estudos epidemiológicos em crianças.
(   ) Os testes sorológicos identificam anticorpos específicos à infecção pelo Helicobacter pylori no soro, na secreção gástrica, na urina, na saliva e em outros fluidos.
(   ) Os testes sorológicos devem ser utilizados para monitorar a erradicação bacteriana.
(   ) Os testes sorológicos refletem a infecção aguda.

Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q2459773 Medicina
Analise as indicações a seguir.

I. Pacientes não cooperativos em insuficiência respiratória hipoxêmica grave.
II. Na manutenção de hipoxemia ou acidose, apesar de teste com ventilação mecânica não invasiva.
III. Pacientes hipoxêmicos com sinais de utilização de musculatura acessória.
IV. Pacientes em parada respiratória.

São indicações de ventilação invasiva em pacientes na exacerbação da doença pulmonar obstrutiva crônica:
Alternativas
Q2459774 Medicina
Quanto às comorbidades relacionadas à obesidade, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(   ) Os homens obesos têm quatro vezes mais chances de desenvolver osteoartrite.
(   ) A síndrome da apneia obstrutiva do sono está fortemente ligada à obesidade.
(   ) A obesidade é fator protetor para incontinência urinária de esforço.
(   ) Os pacientes obesos apresentam menor incidência de câncer de próstata.

Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q2459775 Medicina
Considere um paciente do sexo masculino, 25 anos de idade, sem comorbidades, com quadro de dor torácica retroesternal em queimação, há aproximadamente uma hora. Refere episódios semelhantes nos últimos três meses, com resolução espontânea. Ao ser avaliado no pronto-socorro, apresenta-se estável hemodinamicamente; com sinais vitais normais; sem alterações no exame físico. Pensando em diagnóstico diferencial de dor torácica, foi solicitado o d-dímero. O resultado foi de 450 mcg/mL. Troponina e peptídeo natriurético tipo B (BNP) dentro da normalidade.

Nesse caso, qual é a melhor alternativa em relação à propedêutica subsequente?
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: D
5: D
6: D
7: C
8: B
9: A
10: B
11: B
12: B
13: C
14: A
15: A
16: D
17: C
18: C
19: A
20: A