Questões de Concurso Público UFAL 2024 para Médico - Área: Medicina do Trabalho

Foram encontradas 4 questões

Q2569417 Medicina
A Síndrome do Túnel do Carpo (STC) corresponde a 90% de todas as neuropatias compressivas, e é caracterizada por sintomas iniciais de parestesia nos dedos inervados pelo nervo mediano e, em condições avançadas, de atrofia tenar e da musculatura inervada por esse nervo. O tratamento da Síndrome do Túnel do Carpo depende da gravidade dos sintomas e da causa subjacente. Existem várias abordagens terapêuticas disponíveis. A maioria das pessoas responde ao tratamento conservador, sendo o tratamento cirúrgico para os casos refratários ao tratamento clínico ou que apresentam sinais e sintomas que denotam gravidade da doença, como déficit de sensibilidade que impeça autodefesa ou acometimento motor como hipotrofia tenar. Qual teste é considerado mais sensível e específico para a Síndrome do Túnel do Carpo (STC), em que o médico examinador aplica a dígito-pressão sobre a região do túnel do carpo por 30 segundos, causando sintomas comuns da STC ao longo do trajeto no nervo mediano?  
Alternativas
Q2569424 Medicina
Para avaliação de acometimento da articulação sacroilíaca ou sínfise púbica, o paciente é solicitado a ficar de pé com apoio monopodálico. Isso causa um estresse nas articulações sacroilíacas. Se o paciente referir dor na sínfise púbica ou nas sacroilíacas, o teste é considerado positivo. O teste pode ser sensibilizado, pedindo-se ao paciente que pule em um pé só. Essas especificações referem-se à/ao
Alternativas
Q2569426 Medicina
O contexto atual da prática médica desafia o médico na sua prática diária. A Medicina Baseada em Evidências (MBE) possui uma série de ferramentas que auxiliam o clínico na tomada de decisões.
Sobre a MBE, é correto afirmar que
Alternativas
Q2569427 Medicina
As doenças cardiovasculares são a principal causa de óbito no Brasil e no mundo. No início do século XX, dados de publicações da Organização Mundial da Saúde e da Organização Internacional do Trabalho demonstraram que jornadas de trabalhos iguais ou superiores a 55 horas semanais, se comparadas a jornadas de 35 a 40 horas, aumentaram em 35% o risco de Acidente Vascular Cerebral e em 17% o risco de doença isquêmica do coração.
Considerando-se os fatores de risco cardiovascular, é correto afirmar que
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: B