Questões de Concurso Público SEPLAG-DF 2009 para Analista - Planejamento e Orçamento

Foram encontradas 4 questões

Q95229 Atualidades
Até o segundo semestre deste ano, o governo Lula deverá escolher a empresa responsável pelo fornecimento de 36 caças supersônicos à Força Aérea Brasileira (FAB). Por causa das cifras, do conteúdo político e da proximidade da data de escolha do próximo caça da FAB, o vaivém de autoridades e empresários estrangeiros a Brasília se intensifica. [...]

 In: Época, 9/3/2008, p. 48 (com adaptações).

Acerca da temática abordada no texto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q95230 Atualidades
Vivemos em uma época de grandes ondas de migração internacional. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 3% da população do mundo vive longe do país em que nasceu. O número de imigrantes dobrou nas últimas três décadas e superou o patamar dos 190 milhões em 2005, todos à procura de oportunidades de trabalho ou em fuga de conflitos armados.

Atualidades Vestibular, abril/2009, p. 124.

Tomando o texto como referência inicial, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Q95231 Atualidades
(São Paulo, 21/7/2009) Os 89 contêineres cheios de lixo enviados da Inglaterra ao Brasil devem ser enviados de volta nos próximos dias. Cerca de 1.600 toneladas de dejetos, incluindo seringas, banheiros químicos, fraldas sujas e até lixo tecnológico, como computadores e televisores, foram descobertos nas últimas semanas. Foram aplicadas multas de até 800 mil reais a três empresas brasileiras que importaram a carga. As importadoras deverão ainda arcar com os custos para o transporte do lixo de volta à Inglaterra. São estudadas sanções às exportadoras.
 
 Internet: <www.info.abril.com.br>. Acesso em 24/7/2009.

Acerca da temática abordada no fragmento e outros temas que a ela se relacionam, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Q95232 Atualidades
Brics acenam com mudanças em divisas,

mas não descartam de vez o dólar (Da Agência EFE, 16/6/2009) As quatro grandes economias emergentes que integram o Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) pediram nesta terça-feira um sistema de divisas mais diversificado, estável e previsível, mas não descartaram de vez o dólar.
No comunicado final após a primeira cúpula formal na cidade russa de Ecaterimburgo, nos Urais, o Bric defendeu um mecanismo mais democrático e transparente de tomada de decisões nas organizações financeiras multilaterais.
Participaram da cúpula o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os governantes de Rússia, Dmitri Medvedev; da China, Hu Jintao e o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, cujos países concentram 40% da população mundial.

 Internet: <www.epa-europeanpressphoto.com>. Acesso em 26/6/2009.

Tomando o texto como referência inicial, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: A
4: C