Questões de Concurso Público SECTI-GO 2010 para Papiloscopista Policial

Foram encontradas 40 questões

Q115473 Direito Processual Penal
O Código de Processo Penal brasileiro descreve uma série de procedimentos que, adequadamente empregados, conferem qualidade ao serviço. Entretanto, existem outros fatores relacionados à processualística penal que influenciam em sua qualidade e que, por isso, são considerados importantes focos de estudo para a melhoria desse serviço. O objetivo maior da perícia criminal é caracterizar o delito e, se possível, identificar o autor do fato. Para isso, utiliza um conjunto de procedimentos científicos relacionados à elucidação de um evento delituoso. Acerca desses procedimentos em local de crime, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q115474 Direito Processual Penal
Um dos aspectos mais desafiadores da prática forense é a manutenção da cadeia de custódia durante todas as suas fases, com ênfase em acondicionamento, transporte e entrega da amostra, pois essas fases se referem ao decurso de tempo em que a evidência é manuseada, incluindo-se também aí cada pessoa que a manuseou. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q115475 Criminalística
Local do crime não se constitui apenas a região onde o fato tenha sido constatado, mas todo e qualquer local onde existam vestígios relacionados com o evento, que sejam capazes de indicar uma premeditação do fato ou uma ação posterior para ocultar provas, que seriam circunstâncias qualificadas do crime em investigação. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.

I Em algumas situações, a área de interesse policial pode ser limitada a um pequeno cômodo de uma casa; a equipe policial deve considerar o local do crime uma área menos abrangente, cujos elementos materiais, às vezes despercebidos, tornam-se importantes vestígios para o laudo pericial.

II Para que seja obtido resultado conclusivo oriundo de levantamento de locais de crime, é de pouca importância a preservação da área a ser examinada e dos itens relacionados com o evento ocorrido (objetos diversos, manchas, cheiros etc.).

III Em alguns casos, é possível detectar a não preservação do local, devido à impossibilidade de certos vestígios terem sido posicionados, em um movimento impensado da vítima e(ou) do autor para o ponto em que tenha sido encontrado, quando dos exames periciais. Em caso de adulteração, o perito sempre poderá determinar as circunstâncias em que tenha ocorrido o fato delituoso e retornar as peças aos seus locais de origem.

IV A boa preservação do local de crime dará suporte aos peritos para efetuar o seu trabalho da melhor maneira possível, para que se possa chegar de modo mais abrangente e concreto às circunstâncias e a autoria do crime, e para que se possa instruir, da melhor maneira possível, os inquéritos policiais, que são a peça administrativa que dará início à respectiva ação penal.

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q115476 Metodologia da Investigação Policial
Na definição técnica de cadeia de custódia, percebem-se duas ações específicas essenciais: manter e documentar. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.

I Distinguem-se dois tipos de cadeia de custódia de vestígios criminais ou elementos de prova técnica-científica — uma externa e outra interna.

II A cadeia de custódia externa refere-se a todas as etapas envolvidas na análise dos vestígios nos laboratórios, até o momento em que os vestígios coletados ou apreendidos chegam ao centro de custódia dos órgãos periciais.

III Na custódia externa, estão incluídas todas as etapas relacionadas à amostragem e ao processamento das análises referentes àquelas amostras submetidas à seleção e ao tratamento do vestígio ou do elemento de prova.

IV Essas ações são isoladas e não integradas, ou seja: para cada uma das etapas da cadeia de custódia, que visam à manutenção da integridade e da idoneidade do vestígio, haverá de se proceder à respectiva documentação, em que devem estar contidos os nomes ou iniciais dos indivíduos que coletam e tramitam os vestígios, de cada pessoa ou entidade que os tenha custodiado subsequentemente, a data em que os itens foram coletados ou transferidos, o nome do órgão e da autoridade requisitante, o número da ocorrência, do inquérito ou do processo (se nesta fase existirem), o nome da vítima ou do suspeito e uma breve descrição do item.

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q115477 Criminalística
Em relação à estrutura organizacional da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC), é correto afirmar que
Alternativas
Q115478 Medicina Legal
O Instituto Médico Legal apresenta as seguintes seções:
Alternativas
Q115479 Criminalística
Criminalística é a disciplina que tem como objetivo o reconhecimento e a interpretação dos indícios materiais extrínsecos, relativos ao crime ou à identidade do criminoso; esse conceito de criminalística foi dado por
Alternativas
Q115480 Medicina Legal
Provar se houve ou não a infração penal, demonstrar a ação do sujeito ativo na ação penal, fornecer subsídios de conhecimento técnico, científico e artísticos necessários à tipificação penal, comprovar o nexo de causalidade entre o sujeito ativo e a infração penal trata-se de
Alternativas
Q115481 Medicina Legal
Entre as modalidades de exames de corpo de delito realizados por Peritos Criminais, incluem-se
Alternativas
Q115482 Medicina Legal
Qual tipo de perícia busca a identificação das pessoas mediante estudo das impressões papilares?
Alternativas
Q467833 Segurança Pública
A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, por meio dos seguintes órgãos:
Alternativas
Q467834 Medicina Legal
Havendo dúvidas acerca da identidade do cadáver exumado, o reconhecimento será realizado por
Alternativas
Q467835 Legislação Federal
A carteira de identidade fará prova de todos os dados nela incluídos, dispensando a apresentação dos documentos que lhe deram origem ou que nela tenham sido mencionados, como
Alternativas
Q467836 Legislação Federal
Para mudança de nome, em virtude de casamento, ao requerer a carteira de identidade, exige-se
Alternativas
Q467837 Legislação Federal
Para requerer o atestado de bons antecedentes, o requerente deve estar presente e apresentar
Alternativas
Q467838 Criminalística
Papiloscopistas policiais receberam bons fragmentos papilares levantados em local de crime para exame. Posteriormente, a autoridade policial apresentou o nome de um suspeito. Com esses dados em mãos, os papiloscopistas pesquisaram os arquivos do Instituto de Identificação e localizaram a planilha dactiloscópica do suspeito. Realizado o confronto entre o fragmento papilar levantado no local e a impressão aposta na dactiloscópica do suspeito, confirmou-se sua presença do local do evento. Diante da situação relatada, as impressões confrontadas são chamadas respectivamente de
Alternativas
Q467839 Criminalística
Quando o papiloscopista se defronta com impressões digitais que não apresentam condições técnicas para confronto, ele deve elaborar um documento denominado
Alternativas
Q467840 Criminalística
Em uma perícia papiloscópica, em que há o confronto papiloscópico positivo, é fundamental na elaboração do parecer papiloscópico a inclusão da
Alternativas
Q467841 Criminalística
A afirmativa da identidade de um datilograma é feita em função da presença de um certo número de pontos característicos. No Brasil, foi adotada a marcação de pontos característicos coincidentes no confronto de dois datilogramas de, no mínimo,
Alternativas
Q467842 Criminalística
Os documentos elaborados pela seção de exames papiloscópicos do Instituto de Identificação, seguindo uma ordem de complexidade, de maior para menor relevância, são
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: C
4: B
5: E
6: A
7: A
8: D
9: D
10: C
11: E
12: C
13: A
14: B
15: B
16: A
17: A
18: D
19: C
20: B