Questões de Concurso Público MJSP 2009 para Analista Técnico - Administrativo

Foram encontradas 10 questões

Q328750 Português
A coerência de sentido é a primeira propriedade de um texto.Isso quer dizer que um texto não é um amontoado de frases, ou seja,as frases não estão nele pura e simplesmente dispostas umas após as outras,mas estão relacionadas entre si.Simões LopesNeto escreveu um texto com essa primeira propriedade porque.

Alternativas
Q328751 Português
A escolha da oração principal não é ato gratuito.É o ponto de vista e a situação que devem servir para essa escolha. (Othon M. Garcia: “Comunicação em Prosa Moderna”, 2004) A afirmação acima permite considerar que a opção por uma determinada estrutura sintática está, muitas vezes, vinculada a questões estilísticas,discursivas.É o que ocorre com o trecho “o Major Felizardo lembrou que podia divertir-nos proporcionando-nos uma caçadita aos tatus”, no quarto parágrafo.Qual a razão expressiva que justifica a escolha do redator por essa estrutura frasal?

Alternativas
Q328752 Português
O texto de J.Simões Lopes Neto enquadra-se no tipo narrativo,porque possui as características básicas de uma narração. Uma dessas características é a seguinte:

Alternativas
Q328753 Português
Chama-se de coesão referencial aquela em que um componente da superfície do texto faz remissão a outro ou outros elementos nela presentes ou inferíveis a partir do universo textual. (Ingedore Koch, “A Coesão Textual”, 1991. Em qual dos trechos abaixo transcritos, a coesão referencial está corretamente explicada?

Alternativas
Q328754 Português
Em caminho é que o brigadeiro Felizardo me foi contando a coisa pelo miúdo. – Romualdo, você conhece o tatu-peludo ou o de-rabo-mole, o bola, o guaçu e outros; mas parece que este nunca viu...Na volta para casa, Felizardo explicou para Romualdo como se dava o processo de reenroscamento do rabo do tatu. A explicação começa com uma frase em discurso direto, como se vê no trecho transcrito acima. Se a opção do narrador fosse reproduzir a fala de Felizardo usando o discurso indireto, poderíamos ter como resultado a seguinte frase:


Alternativas
Q328755 Português
Descobri logo umas sete covas, portanto sete tatus; destorci sete rabos, pu-los no chão; trepei a uma árvore copada e esperei: vieram os tatus, fizeram os tais buracos, fincaram as caudas,sentaram-se em cima delas e começaram a rodar,a rodar,a rodar.Dentro em pouco um primeiro cessou o movimento e atirou-se para a frente,na sua posição natural,de quatro patas;e logo outro,enfim todos os sete,perfeitamente bons, enrabados,completos. Sem querer fiz um movimento,e os bichos fugiram rápidos como setas. Era a pino do meio-dia.O penúltimo parágrafo do texto mostra uma combinação expressiva de recursos linguísticos a serviço da construção do sentido. Qual dos comentários abaixo está de acordo com essa afirmação?

Alternativas
Q328756 Português
Nos parágrafos 11 e 12, o narrador nos dá conta de como começou a caçada: “Eu é que tive a sorte de descobrir o primeiro tatu; o primeiro tatu, não, o primeiro rabo de tatu. E no que descobri, agarrei-o. Tironeei, tironeei e nada, o bicho não vinha; já ia meter o dedo... sabem, hein?... quando o licenciado Silvinha gritou-me:– Não faça isso, Romualdo... Destorça a rosca do rabo!...” Observa-se aqui que há uma relação entre o emprego dos sinais de pontuação e a intenção de reproduzir traços da oralidade. Isso está confirmado na seguinte alternativa:

Alternativas
Q328757 Português
Ao longo do texto, o personagem Felizardo é apresentado, sucessivamente, como Capitão, Major,Tenente-coronel,Coronel e Brigadeiro.Embora estranha, essa variedade de tratamento em relação ao personagem tem como suporte o fato de:


Alternativas
Q328758 Português
Ao final do parágrafo 25, há um trecho em que se combinam dois pronomes oblíquos: “quando ele (o tatu) sente que (a terra) está firme, senta-se-lhe em cima”.Qual a maneira correta de descrever o emprego dos pronomes SE e LHE?

Alternativas
Q328759 Português
O emprego do acento de crase ocorre por razões diferentes nos dois trechos transcritos abaixo. Parágrafo 15: Sem ter consciência do que fazia, às mãos ambas dei umas quantas voltas para a esquerda. Parágrafo 27: E começa a andar à roda, à roda, sempre para a direita, até atarraxar-se de novo ao rabo. A única opção que repete, na mesma ordem, as duas ocorrências dos trechos acima é:

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: X
4: E
5: D
6: C
7: A
8: B
9: D
10: E