Questões de Concurso Público UFRB 2015 para Técnico de Laboratório - Análises clínicas

Foram encontradas 20 questões

Q533364 Técnicas em Laboratório

Considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O ácido etilenodiamonotetracético representa um importante anticoagulante agindo como quelante de cálcio.


II. A heparina é considerada um importante anticoagulante natural que inibe a atividade da trombina e tromboplastina, não alterando a morfologia das hemácias e glóbulos brancos, além de não provocar hemólise.


III. Os sais de oxalato de sódio agem sobre o cálcio formando compostos insolúveis. São considerados excelentes anticoagulantes para os estudos morfocitoquímicos dos glóbulos brancos.

Alternativas
Q533365 Técnicas em Laboratório

Considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. No exame de fezes, o método de concentração por sedimentação (método de Hoffmann) é adequado para a pesquisa de ovos mais pesados, como o do Shistosoma mansoni.


II. No exame direto das fezes, o uso do lugol faz com que o glicogênio fique marrom-avermelhado, o citoplasma fique amarelado e os núcleos corem-se fortemente de azul escuro.


III. O método da formalina-éter (também conhecido como método de Ritchie), que serve tanto para fezes fresca quanto para fezes preservadas em MIF, mostra-se adequado para a concentração de cistos, não obstante alguns cistos como os da Giardia lamblia não se concentrem muito bem.

Alternativas
Q533366 Técnicas em Laboratório

Considere as afirmativas abaixo, relacionadas às características físico-químicas da urina e assinale a alternativa correta.


I. A urina normal recém-emitida é transparente ou com pouca opacidade devido à precipitação de fosfatos e uratos amorfos, carbonatos, cristais de oxalato de cálcio e de ácido úrico. Também pode haver opacidade normal pela presença de muco ou células epiteliais, principalmente em mulheres.


II. A cor amarela normal da urina se deve à presença de pigmentos denominados urocromos, os quais resultam do metabolismo endógeno normal. Além disso é preciso se levar em conta que a ingestão de alimentos nunca influencia a cor da urina. Nas amostras de urina recém-emitidas, a intensidade da cor pode fornecer uma estimativa aproximada da concentração urinária. As diferenças de tom (pálido ou escuro) são normais devido às variações do estado de hidratação do paciente.


III. Em geral, o pH da urina varia entre 4,5 e 8. Os valores de pH acima de 8 ou abaixo de 4,5 não são fisiologicamente possíveis, não sendo por isso avaliados no exame da urina pelas fitas reagentes tradicionais.

Alternativas
Q533367 Técnicas em Laboratório
Quantos mililitros de uma solução 2N de NaOH devemos acrescentar a 5mL de uma solução 12N do mesmo sal para que a concentração final seja 6N?
Alternativas
Q533368 Técnicas em Laboratório

Com relação as boas norma de conduta laboratorial, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Com todo cuidado, para que não haja desperdício de material, toda sobra de reativo após as reações deve ser devolvida para dentro do frasco de solução de estoque.


II. Ao pipetar uma solução, é preciso observar a posição da pipeta, que deverá estar na posição vertical, com o menisco coincidindo com a linha graduada ao nível dos olhos.


III. Ao pipetar soluções tóxicas ou corrosivas, o emprego de peras de borracha ou pipetadores elétricos pode ser dispensado mantendo-se a pipeta num ângulo 45 graus.

Alternativas
Q533369 Técnicas em Laboratório

Considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Normalidade é o número de equivalentes-grama do soluto presentes em um litro de solução.


II. Molaridade é o número de moles do soluto presentes em um litro de solução.


III. Percentagem é a relação entre o peso ou volume do soluto e 100g ou 100mL de solução final.

Alternativas
Q533370 Técnicas em Laboratório

O ângulo correto entre as lâminas A e B para o preparo de um esfregaço de sangue é


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q533371 Técnicas em Laboratório
Assinale a opção cujo anticorpo se apresenta como um marcador de infecções agudas.
Alternativas
Q533372 Técnicas em Laboratório
Qual parasita (helminto ou protozoário) pode ser identificado com a utilização do método da fita gomada?
Alternativas
Q533373 Técnicas em Laboratório

Sobre os diferentes meios de cultura utilizados em microbiologia, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. O meio Ágar Löwenstein-Jensen (LJ): A base do meio é constituída por ovos integrais, o que permite amplo crescimento das micobactérias e o crescimento é satisfatório para o teste de niacina (que é positivo para Mycobacterium tuberculosis).


II. Ágar Saboraud (AS): Meio com nutrientes que favorece o crescimento de diversos fungos leveduriformes e filamentosos.


III. Ágar Salmonella-Shigella (SS): Possui componentes (sais de bile, verde brilhante e citrato de sódio) que inibem o crescimento de microrganismos Gram positivos. A adição de lactose ao meio permite diferenciar se o microrganismo é lactose positiva (bactérias que fermentam a lactose produzem ácido que na presença do indicador vermelho neutro resultando na formação de colônias de cor rosa), e bactérias que não fermentam a lactose formam colônias transparentes. Tissulfato de sódio e o citrato férrico permitem a detecção de H²S evidenciado por formação de colônias de cor negra no centro.

Alternativas
Q533374 Técnicas em Laboratório

Considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. A creatinina sérica é um produto metabólico formado pela descarboxilação da creatina-fosfato no músculo, e, portanto, com relação direta com a massa muscular. Homens e atletas produzem maiores quantidades de creatinina do que crianças, idosos e mulheres. O decréscimo da massa muscular no idoso deve ser considerado na interpretação dos resultados. O método de dosagem pode ser o colorimétrico e a amostra de sangue de ser coletada em tubos sem anticoagulante.


II. A ureia sérica é o metabólito quantitativamente mais importante do catabolismo das proteínas (principal fonte de excreção do nitrogênio) e da desaminação dos aminoácidos (ciclo da ornitina, que libera NH2-amoníaco). Produzida no fígado, passa para a circulação sanguínea, onde é degradada em níveis intersticiais e eliminada pelo suor, pelo trato gastrointestinal e pelo rim. O método de dosagem pode ser o cinético UV e a amostra de sangue de ser coletada em tubos sem anticoagulante.


III. O ácido úrico é o produto final do catabolismo das purinas. Seus níveis séricos estão diretamente relacionados com a velocidade de sua formação e inversamente com a velocidade e a capacidade de excreção. Outros fatores, como predisposição genética, raça, sexo, idade, peso corporal, ingestão de álcool, diabetes, dislipidemia, dieta e uso de medicamentos também influenciam seus níveis séricos. Praticamente todos os pacientes com ácido úrico elevado desenvolvem uma doença chamada gota e coceira nos pés.

Alternativas
Q533375 Técnicas em Laboratório

Considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. A fotometria de chama é a mais simples das técnicas analíticas baseadas em espectroscopia atômica. Nesse caso, a amostra contendo cátions metálicos é inserida em uma chama e analisada pela quantidade de radiação emitida pelas espécies atômicas ou iônicas excitadas. Os elementos, ao receberem energia de uma chama, geram espécies excitadas que, ao retornarem para o estado fundamental, liberam parte da energia recebida na forma de raios X, o qual é medido.


II. Cromatografia é um método físico-químico de separação. Fundamenta-se na migração diferencial dos componentes de uma mistura heterogênea, em geral constituída por duas fases miscíveis: uma fase móvel e uma fase estacionária. De acordo com o tipo de fase móvel e estacionária utilizados as cromatografias podem classificadas em Cromatografia Gasosa, Cromatografia de Troca Iônica e HPLC (sigla de High Pressure Liquid Chromathography).


III. Radioimunoensaio (RIA – Radio Imuno Assay) é uma técnica baseada na competição de um antígeno presente na amostra em análise com um antígeno marcado com isótopo radioativo pelo mesmo anticorpo. A concentração do antígeno em análise será diretamente proporcional à radiação emitida. Trata-se de uma técnica com alta especificidade e sensibilidade, porém com elevado custo e grande risco operacional por manipular material radioativo.

Alternativas
Q533376 Técnicas em Laboratório

Considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. A Nefelometria é uma técnica frequentemente empregada para medir as concentrações de IgA, IgM e IgG e outras proteínas plasmáticas.


II. A Imunoturbidimetria mede a diminuição da luz ao passar por um complexo antígeno-anticorpo, ou seja, mede o quanto esta solução absorve da luz e o quanto ela deixa passar. Essa técnica, assim como a nefelometria, é usada para medir a concentração plasmática de diversas proteínas.


III. A principal diferença entre nefelometria e turbidimetria é que na nefelometria a luz difundida, ou seja, aquela que atravessa a solução é medida, enquanto que na turbidimetria a luz não difundida (a absorvida) é medida.

Alternativas
Q533377 Técnicas em Laboratório

Sobre os anticoagulantes usados de rotina nos laboratórios de análises clínicas, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Os sais de oxalato formam compostos estáveis e insolúveis com o cálcio (oxalato de cálcio) do sangue. Constituem um ótimo anticoagulante quando se deseja fazer estudos morfocitoquímicos.


II. A heparina, embora seja um anticoagulante natural, não é considerada como um anticoagulante de escolha quando se deseja fazer estudos morfocitoquímicos, já que altera a morfologia celular


III. O ácido etilenodiaminotetracético é considerado um anticoagulante natural, o qual age como um quelante de cálcio. Por ser natural, atualmente tem sido mais sido mais usado que os oxalatos no preparo de lâminas para estudos morfocitoquímicos.

Alternativas
Q533378 Técnicas em Laboratório

A segurança no trabalho deve ser perseguida por todos os profissionais da área de saúde, mas sobretudo por aqueles que lidam diretamente com material contaminado ou infectante, como os técnicos de laboratório. Assim, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.


I. No caso de derramamento de material biológico sobre o piso ou na bancada, despeje solução de hipoclorito de sódio a 0,5% em torno do material, coloque um papel toalha ou gaze for cima aguarde 20 minutos no mínimo e recolha colocando em sacos autoclaváveis, para realizar a autoclavação e o descarte final.


II. As cabines de segurança biológica (CSB), também chamadas de capelas de fluxo laminar são equipamentos utilizados para proteger o profissional e o ambiente laboratorial dos aerossóis potencialmente infectantes que podem se espalhar durante a manipulação. Quando não existir uma CSB no laboratório a manipulação de material infectante e tóxico deverá ser feita com mediante o uso de máscaras, inclusive pelo pessoal do setor burocrático.


III. Em caso de acidentes em que haja a projeção de grande de sangue, substâncias químicas ou outro material biológico sobre o profissional. O chuveiro de emergência deverá ser utilizado, o jato de água deve ser forte e acionado por alavancas de mão, cotovelos ou joelhos, para possibilitar a remoção imediata da substância reduzindo os danos para o indivíduo. Já o lava-olhos é um equipamento utilizado para acidentes na mucosa ocular, é dispensável se o laboratório tiver um chuveiro de emergência, já que a lavagem dos olhos poderá ser feita dentro do chuveiro por um tempo mínimo de 5 minutos.

Alternativas
Q533379 Técnicas em Laboratório
Para puncionar uma veia periférica, a pressão no garrote deve estar:
Alternativas
Q533380 Técnicas em Laboratório

Analise as afirmativas abaixo com relação à obtenção de amostras de sangue e assinale a alternativa correta.


I. O sangue deve ser colhido preferentemente com o paciente em jejum, sobretudo quando se deseja dosara a glicose, lipídeos, fósforo inorgânico e sódio.


II. Quando não for possível o jejum, é imprescindível que se faça uma observação indicando o fato.


III. Para a obtenção do soro, o sangue extraído deve ser deixado na geladeira a 2º C.

Alternativas
Q533381 Técnicas em Laboratório

Com relação a avaliação funcional das plaquetas, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. A retração do coágulo é influenciada pela concentração de fibrinogênio e pelo hematócrito.


II. As trombocitopenias (abaixo de 50.000/mm3) e as trombastenias não influenciam na retração do coágulo.


III. Os sangues utilizados para os estudos de retração do coágulo devem ser previamente tratados com EDTA.

Alternativas
Q533382 Técnicas em Laboratório
Das vidrarias disponíveis abaixo, assinale aquela que melhor se destina a medir exatos 50 ml de uma solução.
Alternativas
Q533383 Técnicas em Laboratório

Identifique, da esquerda para a direita, os vidros abaixo:


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: D
4: C
5: A
6: B
7: B
8: B
9: C
10: E
11: B
12: A
13: E
14: A
15: A
16: C
17: D
18: E
19: A
20: B