Questões de Concurso Público IF-BA 2016 para Técnico de Laboratório - Biologia

Foram encontradas 22 questões

Q716895 Biologia

Os microscópios ópticos atuais possuem duas lentes, uma objetiva e uma ocular. As lentes oculares são aquelas situadas na extremidade do canhão no qual o observador posiciona seus olhos. As várias lentes objetivas ficam acopladas ao revólver giratório e tem distintos poderes de ampliação.A ampliação total é o produto do poder de ampliação das lentes oculares e objetivas em uso.

A aplicação de óleo de imersão entre a objetiva e o material na lâmina faz com que o índice de refração seja igual para a lâmina de vidro e o óleo, impedindo a dispersão de raios luminosos. Tal procedimento é utilizado ao se examinar material com a objetiva de 

Alternativas
Q716896 Biologia

"O cálcio é um mineral que contribui na formação e manutenção dos ossos. Além disso, é fundamental para que o organismo funcione bem. O problema é que o corpo humano não produz esse mineral. Por isso, a importância de consumir alimentos fontes de cálcio diariamente. Caso o organismo não apresente a quantidade suficiente, com o tempo, irá retirar o cálcio dos ossos para manter o batimento do coração e os músculos trabalhando adequadamente" (extraído de <http://saudebrasilnet.com.br/especiais-de-saude/importancia-do-calcio-2/>).

A calcemia – concentração de cálcio ionizado no sangue – depende da ação de dois hormônios reguladores de ação antagônica chamados calcitonina (diminui o teor de cálcio no sangue) e paratormônio (aumenta o teor de cálcio no sangue).

Os hormônios calcitonina e paratormônio são produzidos, respectivamente:

Alternativas
Q716897 Biologia

"Quando se fala em bactérias geralmente nos lembramos de doenças, já que alguns desses organismos são capazes de causá-las, sendo a penicilina, inclusive, considerada uma das maiores descobertas da área médica por combater muitas dessas doenças.

Entretanto, esses seres procariontes foram e são essenciais para a manutenção da vida em nosso planeta, a começar pelo próprio fato de terem sido os primeiros organismos a aparecer na superfície terrestre, há cerca de 4,6 bilhões de anos".

(Extraído de <http://www.brasilescola.com/biologia/importancia-bacterias.htm>).

Com relação aos aspectos de importância ecológica e econômica das bactérias, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Q716898 Biologia

Durante uma aula prática, um estudante observou um exemplar animal e relatou as seguintes características morfológicas:

I. cabeça anterior, dotada de um par de antenas e olhos.

II. apêndices articulados, sendo um par por segmento corporal.

III. patas do primeiro segmento corporal modificadas em uma forcípula (aparelho inoculador de peçonha).

IV. sistema circulatório aberto e respiração por traqueias.

O exemplar animal observado é um representante do táxon

Alternativas
Q716899 Biologia

Durante uma aula sobre a biodiversidade em uma Praia, a turma foi dividida pelo professor em cinco grupos e cada um dos grupos elaborou uma lista com os organismos que podiam ser encontrados neste ambiente.

Grupo I – bactérias, tartarugas, siris.

Grupo II – algas, nematódeos, poliquetos.

Grupo III – mariscos, caramujos, quítons.

Grupo IV – estrelas-do-mar, caranguejos, besouros.

Grupo V – lombrigas, minhocas, ouriços-do-mar.

Assinale o grupo que listou SOMENTE organismos pertencentes ao filo Mollusca.

Alternativas
Q716900 Biologia

"Descrita em 1909 por Carlos Chagas, que foi pesquisador e diretor do Instituto Oswaldo Cruz (que deu origem à atual Fiocruz), a doença de Chagas também é conhecida como tripanossomíase por Trypanosoma cruzi ou tripanossomíase americana (terminologia adotada pela Nomenclatura Internacional de Doenças, a NID). Diz-se tripanossomíase qualquer enfermidade causada por protozoários do gênero Trypanosoma".

(Extraído de <http://www.agencia.fiocruz.br/doen%C3%A7a-de-chagas> ).

Sobre a Doença de Chagas são feitas as considerações abaixo:

I – agente etiológico é um protozoário portador de cílios;

II – ciclo de vida do agente etiológico é heteroxênico;

III – hospedeiro intermediário é um inseto hemíptero, Triatoma infestans;

IV – provoca ulcerações graves na pele em humanos (hospedeiro definitivo);

V – impedir a proliferação dos insetos é uma medida profilática.

Assinale a alternativa que contém somente afirmações corretas.

Alternativas
Q716901 Biologia

As espécies listadas abaixo são importantes agentes etiológicos e/ou vetores de doenças humanas:

I – Trichomonas vaginalis;

II – Wuchereria bancrofti;

III – Biomphalaria glabrata;

IV – Treponema pallidum;

V – Schistosoma mansoni.

Assinale a alternativa que associa corretamente as espécies aos seus respectivos grupos.

Alternativas
Q716902 Biologia

"A ascaridíase é uma parasitose intestinal causada pelo helminto Ascaris lumbricoides, um verme que pode chegar a medir até 40 cm de comprimento. Estimativas sugerem que, em todo o mundo, mais de 1 bilhão de pessoas estejam contaminadas pelo Ascaris lumbricoides, mas boa parte delas desconhece tal fato, pois não apresentam sintomas relevantes.

Na maioria dos casos, a infecção pelo Ascaris lumbricoides é assintomática. Todavia, pacientes com número elevado de vermes em seu trato gastrointestinal podem apresentar sintomas na fase de migração da larva – passagem do ciclo pulmonar em direção ao trato digestório – ou durante a fase adulta do verme".

(Extraído de <http://www.mdsaude.com/2014/01/ascaris-lumbricoides.html> ).

Durante seu ciclo de vida, há uma etapa na qual o verme migra através das vias respiratórias, ascendendo em direção à laringe e, logo após, se desloca em direção ao esôfago.

Essa passagem das vias aéreas em direção ao sistema digestório é realizada através de uma abertura localizada na laringe e denominada de

Alternativas
Q716903 Biologia

A partir de um conjunto de 16 exemplares animais, um estudante estabeleceu um grupo com base no caráter "asa" no qual reuniu animais como morcego, pardal, papagaio, mosca e gafanhoto porque eram dotados de asas. Ao relatar esse exercício ao seu professor de Biologia, o mesmo disse que o estudante formou um grupo artificial, com espécies oriundas de diferentes linhagens evolutivas e que não compartilham de um ancestral comum exclusivo. E que, portanto, seu grupo era inválido segundo as modernas ideias da Sistemática Filogenética.

A biologia comparada apresenta inúmeros casos de grupos artificiais que foram propostos por pesquisadores em diferentes esquemas de classificação biológica. A escolha dos caracteres usados nas comparações e que, por conseguinte, originam as propostas de classificação, é uma etapa muito importante e tem de ser bastante criteriosa.

A recomendação crucial é de que somente podem ser comparados caracteres ou estruturas que sejam

Alternativas
Q716905 Biologia
Os neurônios ou células nervosas têm a propriedade de receber e transmitir estímulos, permitindo ao organismo responder a alterações do meio. São muitos os tipos de morfológicos de neurônios, mas quase todos apresentam basicamente as seguintes regiões:
Alternativas
Q716906 Biologia

Muitas pessoas com o objetivo de acelerar o amadurecimento de frutos, para o seu consumo imediato, costumam embrulhar os frutos com jornal.

Baseado nesta descrição, o fitormônio envolvido no processo de amadurecimento dos frutos é

Alternativas
Q716907 Biologia
A descondensação/despiralização dos cromossomos, o desaparecimento do fuso mitótico, o reaparecimento do nucléolo e a citocinese são fenômenos que caracterizam qual das fases da mitose?
Alternativas
Q716908 Biologia
As mudanças climáticas estão alterando severamente os biomas do planeta. Os tamanhos das populações estão apresentando um grande desequilíbrio. Determine qual dos fatores NÃO regulam o tamanho das populações.
Alternativas
Q716909 Biologia
Pesquisadores observaram uma espécie de falcão e como ele se relacionava ecologicamente com algumas espécies do mesmo ambiente. Os pesquisadores encontraram entre as penas do falcão dois tipos de insetos: Piolho-de-ave e carrapato. Por meio de análise estomacal do falcão, os pesquisadores constaram também que ratos infestados de pulgas e pequenos répteis eram a base da dieta alimentar do falcão. Considerando as relações ecológicas entre todos estes animais, determine os tipos de relações interespecíficas existentes entre: I – carrapato e piolho-de-ave; II – pulga e rato.
Alternativas
Q716910 Biologia
Em uma lagoa, a quantidade de matéria orgânica acrescentada aos tecidos dos peixes, que se alimentam de invertebrados bentônicos, em determinado intervalo de tempo é denominado de:
Alternativas
Q716911 Biologia
A pelagem dos cães da raça Retriever do Labrador é determinada pela interação gênica conhecida como epistasia. No caso desta raça, uma epistasia recessiva onde o gene e é epistático sobre o gene B (pelagem preta) e seu alelo b (pelagem marrom) e produz a pelagem amarela. A partir desta informação, Qual o fenotípo e genotípo da prole (F1) de um casal formado por um macho de pelagem amarela e uma fêmea de pelagem marrom, considerando que os pais do macho amarelo possuíam pelagem negra com o gene B em homozigose e da fêmea marrom tem um dos seus pais com pelagem amarela.
Alternativas
Q716912 Biologia

A calvície incomoda os homens há muitos anos, entretanto graças aos avanços científicos, o homem tem conseguido atrasá-la ou evitá-la.

Sendo assim, qual a probabilidade de um casal não calvo ter uma filha calva, sabendo que já tem um filho calvo?

Alternativas
Q716913 Biologia
O espécime/exemplar único designado ou indicado como o "espécime-tipo" de um táxon nominal do grupo da espécie na ocasião de sua descrição original constitui um
Alternativas
Q716916 Biologia
Que substâncias emitidas pela queima de combustíveis são responsáveis pela ocorrência do fenômeno da "chuva ácida"?
Alternativas
Q716917 Biologia
Toda e qualquer transformação ocorrida no meio ambiente, que provoque desequilíbrio e prejudique a vida, é considerada poluição ambiental. Dentre os vários tipos de poluição, determine qual fenômeno que NÃO ocorre na atmosfera.
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: D
4: B
5: C
6: C
7: A
8: E
9: A
10: A
11: D
12: C
13: D
14: A
15: E
16: A
17: B
18: C
19: A
20: E