A prática profissional do assistente social é determinada pelas condições sócio-históricas objetivas que estabelecem sua
necessidade, delimitadas por correlações de forças expressas nos conflitos de classe, assim a prática profissional explicita
uma concepção de mundo, uma postura mediante as relações estabelecidas na sociedade capitalista. O fator preponderante
que vem a ter papel fundamental no processo de entendimento de ir além da aparência e desvelar a essência das relações
sociais se chama
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O processo de discussão que culminou no código de ética de 1993 vem marcado pela reflexão ética em geral, a questão da
ética profissional e ao próprio código de ética, ampliando o debate da fundamentação teórica, problematização sobre a
prática profissional, denúncias éticas face as condições de trabalho e propostas de enfrentamento da questão ética no interior
da formação profissional. A revisão do código de 1986 tem como pressuposto a consolidação do projeto profissional, numa
perspectiva superadora de garantir as conquistas e superar as debilidades. Para isto se fez necessário recorrer a determinada
categoria, que permitiu decodificar eticamente o compromisso com as classes trabalhadoras e com os valores éticos-políticos
emancipadores. Esta categoria denomina-se
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É mediante o processo de trabalho que o ser social se constitui, se instaura como distinto do ser natural, dispondo de
capacidade teleológica, projetiva, consciente; é por esta socialização que ele se põe como ser capaz de liberdade. Esta
concepção já contém, em si mesma, uma projeção de sociedade, aquela em que se propicie aos/às trabalhadores/as um pleno
desenvolvimento para a invenção e vivência de novos valores, o que, evidentemente, supõe a erradicação de todos os
processos de exploração, opressão e alienação. Estes valores estão descritos nos princípios fundamentais do código de ética
do assistente social, onde podemos destacar a/o
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