Questões de Concurso Público Prefeitura de Mesquita - RJ 2016 para Professor I - Geografia
Foram encontradas 16 questões
Mapa de Domínios Morfoclimáticos brasileiros
Fonte: Domínios morfoclimáticos brasileiros de Aziz Ab’Saber.
Acerca das características dos domínios morfoclimáticos brasileiros
numerados no mapa acima, assinale a alternativa correta:
As características das bacias hidrográficas brasileiras identificadas a seguir estão corretas, EXCETO:
Fonte: http://www.bbc.com/portuguese/brasil-36720198
Um dos elementos que poderiam fomentar os movimentos
separatistas brasileiros na atualidade seria:
(Dimensõesestratégicasdodesenvolvimentobrasileiro.Brasília:CGEE,2013,V.3,p.227).
Em relação aos elementos políticos, econômicos e espaciais que caracterizam a atuação regional e/ou global do Brasil, julgue falso (F) ou verdadeiro (V) para as afirmações a seguir:
I. Permanência do caráter exportador de produtos naturais estratégicos para os grandes centros hegemônicos. II. Um país com atuação irrelevante em diversos encontros globais, como na OMC e na Assembleia Geral das Nações Unidas. III. O país ainda se insere como um país dependente de tecnologias externas, sobretudo no setor industrial. IV. Os produtos agropecuários do país são extremamente demandados e competitivos no mercado internacional. V. Mesmo comos desdobramentos da última crise econômica mundial, é um dos países que recebem maisinvestimentos estrangeiros.
As afirmações são respectivamente:
A cidade de Foz do Iguaçu vai além das belezas naturais e das águas fortes das cataratas. Ali, pertinho das fronteiras com o Paraguai e a Argentina, foi instalada a Universidade Federal da Integração Latino-Americana, mais conhecida como Unila. A Unila tem como projeto ser um espaço marcado pela diversidade cultural com a presença maciça de alunos e professores de países da América Latina. Em plena fronteira com Argentina e Paraguai, Unila já tem 1.257 alunos, sendo metade dos estudantes oriundos de países latino-americanos.
(adaptado de http://redeglobo.globo.com/globouniversidade/noticia/2012)
São consequências da integração regional do subcontinente, EXCETO:
Como causas e/ou consequências do processo de desconcentração industrial de regiões com um padrão clássico-fordista podemos destacar, EXCETO:
Assinale a alternativa que NÃO aponta características corretas em relação aos climas 1, 2 e 3 apontados no mapa:
Sobre o mapa de formações vegetais do continente africano, NÃO é correto afirmar que:
A reportagem aponta uma característica do sistema mundial contemporâneo corretamente descrita pela(o):
Sobre os avanços e permanências acerca da região nordestina, podem ser destacadas as seguintes afirmativas, EXCETO:
I. As áreas plantadas do Cerrado reciclam menos água do que vegetação natural do bioma, alterando de maneira substancial o ecossistema regional. II. A vegetação original do Cerrado está cedendo espaço para plantios de soja, algodão e cana-de-açúcar, além de pecuária extensiva, geração de energia e urbanização. III. O rápido avanço da expansão agrícola sobre o Cerrado pode estar alterando o ciclo de águas e reduzindo as chuvas não só no bioma, mas na Amazônia. IV. A modernização agrícola no Cerrado também ocorreu por intermédio de diferentes formas de intervenção estatal na economia. V. Com a crescente pressão para a abertura de novas áreas, especialmente para suprir a demanda por carne e grãos para exportação, tem acontecido progressivo esgotamento de seus recursos naturais.
As afirmativas são respectivamente:
(Adaptado de http://jucern.rn.gov.br/)
Em relação às questões que envolvem a energia eólica no Brasil, NÃO é correto afirmar que:
Sobre os elementos trazidos pelo fragmento de reportagem acima, julgue falso (F) ou verdadeiro (V) para as afirmações a seguir:
I. A ação do Sol sobre a região equatorial do Oceano Atlântico evapora grande quantidade de água. Esta umidade é carregada pelos ventos alísios para a Região Norte do Brasil. II. O desmatamento da Amazônia pode secar, e muito, o rio aéreo, já que a evapotranspiração da floresta é um fator primordial para o acúmulo de umidade. III. A maior parte da chuva que cai sobre a floresta volta a evaporar numa proporção que pode chegar a 75%. IV. Sem a cobertura vegetal da floresta, a quantidade de chuvas seria extremamente reduzida na bacia Amazônica, inclusive com impactos nas bacias adjacentes. V. Sem a floresta, a Amazônia perderia a capacidade de armazenar parte da umidade, o que faria com que o rio voador corresse mais depressa, provocando tempestades severas no sul do Brasil e na Bacia do Prata.
As afirmativas são respectivamente:
Sobre as questões que envolvem a desertificação no Nordeste, NÃO é correto afirmar que:
(LUCCI, E. Geografia – Homem & Espaço. São Paulo: Saraiva, 2002.)
Sobre as questões que envolvem a regionalização acima, é
correto afirmar que, EXCETO: