Questões de Concurso Público Prefeitura de Mesquita - RJ 2016 para Professor I - História

Foram encontradas 18 questões

Q1218069 História
Nos anos 1950 e 1960, a historiografia floresceu a partir de três núcleos hegemônicos. Algumas obras e autores se constituíram em referências fundamentais para uma rica produção acadêmica na Europa Ocidental e nos Estados Unidos.
Assinale a opção que apresenta corretamente os três núcleos hegemônicos:
Alternativas
Q1218070 História
O ensino de História à época da ditadura civil-militar deve ser analisado à luz da reforma educacional de 1971, normatizada pela Lei 5.692, que fixou as bases do ensino de 1° e 2° graus, bem deve ser considerada a reorganização curricular promovida pelo Conselho Federal de Educação. Sobre o ensino de História durante à época do regime civil-militar, avalie se é correto afirmar que:
I. A formação de professores de História foi caracterizada pela construção de um profissional crítico e reflexivo voltado para uma educação libertadora. II. Os Estudos Sociais, configurados como matéria de ensino a fazer parte do currículo escolar, descaracterizaram os conteúdos e as metodologias para o ensino de História. III. A diluição do ensino de História na área de Estudos Sociais foi uma reivindicação dos movimentos de educadores e das associações docentes.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1218072 História
“Talvez seja na proposta de institucionalização de uma História do Tempo Presente onde se possa melhor observar o impacto que as realidades históricas surgidas paulatinamente depois da metade do século 20 tiveram sobre as concepções historiográficas” (Aróstegui, Julio. A Pesquisa Histórica: teoria e método. Bauru, SP: EDUSC, 2006. 241)
Sobre a escrita da História do Tempo Presente é correto afirmar que:
Alternativas
Q1218074 História
Ao planejar uma aula sobre as relações de trabalho no Estado Novo, o professor utilizou a fotografia a seguir:
Imagem associada para resolução da questão

(Fonte: www.sindpd.org.br)

No que se refere ao uso adequado da fotografia no ensino de História, avalie se é correto afirmar que:
I. A fotografia foi utilizada como mera ilustração da narrativa docente, uma vez que a história ensinada dispensa um tratamento mais rigoroso da fotografia em sala de aula. II. A fotografia foi utilizada como recurso didático motivador para a introdução do tema da aula, ao oferecer a oportunidade de propor questões desafiadoras aos alunos. III. A fotografia foi utilizada como um recurso rico de informação visual, cuja exploração adequada, mediante a elaboração de questões e a contextualização de sua produção, pode contribuir para a dinamização do processo de ensino-aprendizagem.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1218075 História
Ao elaborar um texto didático a respeito dos encontros entre o mundo ibérico e os povos originários do Novo Mundo entre os séculos XVI e XVII, o professor de História deverá chamar a atenção dos alunos para:
Alternativas
Q1218076 História
Um professor de História do 9°ano, ensino fundamental, propõe realizar um trabalho de pesquisa sobre a criação da comunidade do entorno da escola. A metodologia utilizada é baseada na História Oral. Os alunos entrevistam familiares, moradores da comunidade e vizinhos. Sobre o adequado uso do testemunho oral para o ensino de história, avalie se é correto afirmar que:
I. O testemunho foi tratado como fonte histórica de registro de memória individual e coletiva da comunidade. II. O testemunho foi tratado como narrativa verídica dos fatos acontecidos na comunidade, sendo a história oral um simples instrumento de registro objetivo dos fatos. III. A exploração dos testemunhos orais ofereceu informações abundantes sobre as tradições culturais da comunidade e das relações de sociabilidade locais.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1218078 História
O mundo do trabalho na Europa capitalista foi sacudido por crescente insatisfação social, o que tornou o século XIX, por excelência, um tempo de lutas operárias e revoluções, embaladas pelos crescentes contrastes sociais de um capitalismo triunfante. Neste cenário floresceu o pensamento socialista. Sobre o movimento socialista europeu na segunda metade do século XIX, avalie se é correto afirmar que:
I. A imprensa socialista teve papel significativo para a difusão do pensamento marxista e da construção de uma cultura política operária que contribuiu decisivamente para sua socialização política. II. O crescente envolvimento do partido social-democrata na luta política parlamentar gerou intenso debate entre os socialistas em torno da opção pela revolução ou pela reforma do sistema político. III. A cultura política socialista no final do século XIX incluiu influências não-marxistas, a exemplo do proudhonismo francês e o lassallismo na Alemanha, o que contribuiu para a constituição de uma cultura popular socialista com certo grau de ecletismo.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1218080 História
“Parece-me que a honestidade científica exige que o historiador, por um esforço de tomada de consciência, defina a orientação de seu pensamento e (na medida do possível) explicite seus postulados. Que ele se mostre em ação e nos faça assistir a Gênese de sua obra: a razão da escolha e delimitação de seu tema, assim como a maneira de abordá-lo; seu objetivo e o resultado de sua investigação. Que ele descreva seu itinerário interior porque toda a pesquisa histórica, se for verdadeiramente fecunda, implica um progresso na própria alma de seu autor; o ‘encontro com outros’, dos instantes de espanto às descobertas, contribui, por sua transformação, para aprofundar o autoconhecimento. Em suma, que ele nos forneça todos os materiais que uma introspecção escrupulosa pode contribuir para aquilo que, em termos tomados de empréstimo a Sartre, eu havia proposto designar como sua ‘psicanálise existencial’” (Marrou, Henri I. Do conhecimento histórico; apud Prost, Antoine. Dez lições sobre a História. Belo Horizonte: Autêntica, 2008, p. 91)
De acordo com o autor, para a construção do conhecimento histórico:
Alternativas
Q1218081 História
“[..] De acordo com esse mito do imigrante radical, a paralisação coletiva do trabalho seria algo tão inédito no Brasil que sequer haveria um termo disponível na língua portuguesa para nomear o fenômeno. Na falta dessa palavra, éramos obrigados a tomar de empréstimo aos franceses a palavra greve! [...]. No Brasil do século XIX, as primeiras formas de suspensão coletiva das atividades ficaram conhecidas como paredes. [...] Quando deixamos de lado a grève e mito do imigrante radical e nos dedicamos, em seguida, à pesquisa, encontramos paredes feitas por trabalhadores escravos ou trabalhadores livre nascidos e crescido em solo nativo. Desse modo alargamos nossa visão e percebemos outras formas de protesto dos trabalhadores. Antes da grève a parede dos escravos conseguia pressionar por melhores condições enquanto suspendia, temporariamente, os serviços; negociando também o retorno ao trabalho. Por isso mesmo, algumas fugas – inclusive as escapulidas curtas e individuais - eram eficazes como forma de negociação entre senhores e escravos. Aqui e ali, sumindo pelas falhas do sistema, mas deixando suas pistas em anúncios de jornal pagos por senhores que reclamavam o seu retorno, os cativos fugiam. (Negro, Antonio Luigi & Gomes, Flávio dos Santos. As greves escravas entre silêncios e esquecimentos. In: Outras palavras. net. 14 / 07 / 2016.)
Avalie se a professora de História do 8° ano propôs o uso do texto sobre escravidão no Brasil no século XIX, com o objetivo de:
I. Problematizar a concepção de que as greves operárias foram introduzidas no Brasil pelo imigrante italiano. II. Debater com os alunos as estratégias de resistência dos negros urbanos escravizados. III. Reafirmar a concepção de que há estreita dependência da cultura política dos trabalhadores brasileiros da cultura operária europeia do século XIX.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1218082 História
A historiografia mundial apresentou inúmeras correntes renovadoras durante a segunda metade do século. Nos anos 1970, a historiografia italiana contribuiu com a micro-história. Sobre a micro-história é correto afirmar que:
Alternativas
Q1218083 História
Avalie se para a abordagem das democracias populares do Leste Europeu à época da Guerra Fria é necessário considerar que:
I. Diante de um mundo bipolarizado entre capitalismo e comunismo, a teoria do totalitarismo forneceu um arcabouço explicativo baseado na semelhança entre os regimes nazista e stalinista para a análise da natureza política das democracias populares. II. As experiências socialistas do Leste Europeu devem ser analisadas à luz de complexos arranjos políticos, nos quais foram protagonistas grupos de esquerda e nacionalistas locai, herdeiros de um capital político construído durante a resistência ao nazismo. III. As sociedades do Leste Europeu vivenciaram um conjunto de transformações sociais e culturais que foram responsáveis pelo próprio enfraquecimento de regimes conduzidos por partidos únicos.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1218084 História
A equipe de História propôs desenvolver um projeto junto à turma de 8° ano sobre a ação imperialista europeia no Oriente Médio. Avalie se, no que se refere à abordagem do tema, é correto afirmar que:
I. Houve a preocupação de relacionar a instabilidade política do Império turco-otomano no século XIX ao apoio dos governos da Inglaterra e França à luta de libertação dos judeus na península arábica. II. Houve a preocupação de destacar o isolamento político internacional do Império Turco-Otomano durante a Primeira Guerra Mundial. III. Houve a preocupação de tratar da crescente influência da cultura política europeia junto aos grupos étnicos e políticos que compunham o Império turco-Otomano.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1218086 História
Uma professora elaborou um texto sobre a História da África, tendo como tema principal os movimentos de resistência ao domínio colonial. Durante a elaboração do texto, houve a preocupação de cumprir alguns objetivos básicos para a construção de uma abordagem adequada do tema. Sobre a elaboração dos objetivos que orientaram a elaboração do texto, avalie se é correto afirmar que:
I. O professor buscou destacar o protagonismo dos povos africanos na construção dos movimentos de resistência ao colonizador. II. O professor destacou a diversidade de processos históricos de libertação, tendo em vista as particularidades das relações políticas e culturais entre colonizado e colonizador. III. O professor destacou a ausência de relações entre religião e movimentos de resistência na longa tradição de lutas contra o domínio imperialista europeu.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1218087 História
“Desde o fim dos anos 1950 as universidades haviam se tornado lugares propícios à propagação dos valores de esquerda, sob o influxo de eventos mundiais – a revolução cubana, as guerras de libertação na Ásia e na África – e de transformações no quadro nacional – crescimento urbano e industrialização, expansão e organização dos movimentos sociais, como sindicatos entidades de camponeses e favelados. As instituições universitárias sofreram mudanças nesse período, passando de acanhadas formadoras de bacharéis a instituições que cresciam e demandavam reformas. Houve um notável aumento do número de estudantes nos vinte anos seguintes à Segunda Guerra Mundial: eram 30 mil matriculados em 1945 e 142 mil em 1964. Os estudantes universitários tornaram-se grupo social mais visível e influente, principalmente porque concentrados em alguns centros urbanos” (Motta, Rodrigo Patto Sá. As universidades e o regime militar: cultura política brasileira e modernização autoritária. Rio de Janeiro: Zahar, 2014, p. 23-24)
Sobre o impacto do Golpe civil-militar de 1964 nas Universidades brasileiras, avalie se é correto afirmar que:
I. Professores e estudantes foram alvo da “Operação limpeza” – expressão dos agentes de Estado para designar a ação punitiva contra os derrotados-,oque resultou em detenções de professores e expulsão de alunos das Universidades. II. A inclusão do nome “Federal” nas universidades públicas brasileiras (Lei n. 4.759) indicou a disposição do governo para a uniformização institucional e maior controle da vida acadêmica nas instituições de ensino superior públicas. III. O Estado priorizou convênios e acordos acadêmicos científicos com a URSS e os países recém-independentes da África e Ásia, tendo em vista as orientações terceiro mundistas da política externa do novo regime.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1218088 História
A sala de aula é um espaço comunicacional complexo, onde são mobilizados saberes docentes e discentes, valores e afetos. O ensino de História, em particular, tem buscado oferecer um campo de reflexões que articula o debate teórico-metodológico relacionadas ao saber histórico e aos saberes pedagógicos.
Sobre as contribuições do ensino de História para uma reflexão crítica sobre a prática docente, avalie se é correto afirmar que:
I. O professor deve se libertar de influências ideológicas e transmitir conhecimentos objetivos, com vistas a preservar a neutralidade do conhecimento científico. II. O professor deve mobilizar os alunos para o enfrentamento de questões desafiadoras e indispensáveis para o exercício da autonomia intelectual e para a construção do sentido de cidadania. III. O professor deve se ater exclusivamente na transmissão oral dos conteúdos como via privilegiada para enfrentar os desafios da sociedade de alta tecnologia.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1218090 História
A redemocratização no Brasil nos anos 1980 foi acompanhada por iniciativas de reformas curriculares em alguns Estados da Federação, promovidas pelas Secretarias de Educação. O ensino de História foi alvo também de renovações, conforme podemos atestar no texto dos Parâmetros Curriculares Nacionais (MEC:1998), ancorado em vigoroso diálogo com a renovada historiografia brasileira. Sobre o processo de renovação do ensino de História e da historiografia brasileira, avalie se é correto afirmar que:
I. A renovação da historiografia foi acompanhada por uma preocupação crescente com o ensino de História, especialmente a necessidade de considerar as articulações entre os conteúdos ensinados e a realidade social e cultural dos alunos. II. Os estudos de história social e cultural contribuíram para uma análise crítica de currículos com enfoque em uma ordenação dos conteúdos, baseada na primazia da economia sobre as demais dimensões da vida humana. III. A renovação da historiografia brasileira nos anos 1980/90 é o resultado da construção de grandes modelos explicativos baseados nas ideias dos ciclos econômicos, com vistas a analisar o Brasil colonial em sua integração subordinada à metrópole.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1218091 História
“Não existe unanimidade na bibliografia corrente sobre o que deve receber este nome, ou seja, a qual objeto a Nova História se refere. Em parte significativa da bibliografia, faz-se uma associação direta entre a chamada Escola dos Annales e a Nova História; assim, para alguns autores, a Nova História teria nascido com a fundação da revista Annales (1929) e seriam, neste sentido, sinônimos. Existem, entretanto, aqueles que cunharam a expressão no contexto da historiografia francesa contemporânea, especialmente Jacques Le Goff e Pierre Nora, além de uma parte significativa de autores que se debruçaram sobre a Nova História; afirmam que este nome corresponde à chamada terceira geração de historiadores associados à revista” (Silva, Rogério Forastieri da. História da historiografia. Bauru, SP: EDUSC, 2001, p.199)
Assinale a opção que apresenta corretamente a contribuição dos annalistes para a renovação historiográfica:
Alternativas
Q1218092 História
Ao comparar vários livros didáticos,os professores encontraram alguns estereótipos presentes nas abordagens sobre a Idade Média europeia. Assinale a opção que apresenta conteúdos corretamente abordados nos livros didáticos a partir de uma renovação dos estudos sobre a Idade Média europeia:
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: A
4: C
5: B
6: D
7: E
8: C
9: D
10: A
11: E
12: C
13: D
14: C
15: B
16: A
17: B
18: A