Questões de Concurso Público SESAU-RO 2017 para Médico Cirurgião Cabeça e Pescoço
Foram encontradas 25 questões
Em relação à dengue com sinais de alarme, é correto afirmar que:
Um dos aspectos mais relevantes da relação médico-paciente é a obtenção de consentimento livre e esclarecido (TCLE). Em relação ao tema, é correto afirmar que:
A seguinte anormalidade apresentada no eletrocardiograma está associada com hipocalemia severa:
Uma das principais emergências médicas é a doença coronariana que evolui com supradesnivelamento ST e infarto agudo do miocárdio. Em relação à abordagem inicial de paciente nessa condição, é correto afirmar que:
Paciente masculino, 26 anos, compareceu à Emergência com queixas de epigastralgia e mal-estar geral. O paciente foi diagnosticado como tendo gastrite e liberado com uso de omeprazol. No dia seguinte, ele retorna com queixa de piora da dor, desta vez em quadrante inferior direito do abdômen e náuseas e vômitos recentes. No exame físico, ele encontra-se em posição antálgica com o tronco levemente fletido. A palpação do quadrante inferior esquerdo causa dor contralateral (sinal de Rovsing). O hemograma tem leve leucocitose (11.500/mm3).
O diagnóstico mais provável e a conduta são:
O conceito de clínica ampliada está melhor definido na seguinte opção:
Existem diversos antimicrobianos do grupo das quinolonas. Assinale a alternativa que contém aqueles de melhor ação contra Streptococcuspneumoniae:
Em relação aos medicamentos inibidores da enzima conversora de angiotensina, é correto afirmar-se que:
Analise o hemograma abaixo:
Hemácias 3.940.000/mm3
Hemoglobina 9,5 g/dl
Hematócrito 28%
Volume corpuscular médio 71 fL
Leucócitos 7500/mm3 (0/1/4/69/18/8)
Plaquetas 495.000/mm3
Nessas condições, o exame:
Em relação às medidas para controle de infecções hospitalares, é correto afirmar que:
Paciente diabético tipo 1 é trazido para a emergência com quadro de confusão mental agudo. Apresenta taquipneia, apesar de saturação de oxigênio de 100%. Nota-se ainda desidratação severa. A família relata que o paciente vinha apresentando febre há 48 h. A avaliação laboratorial demonstrou os seguintes resultados:
Glicemia 350 mg/dL; sódio 130 meq/L; potássio 5,1 meq/L; bicarbonato 14 meq/L; pH 7,1.
O diagnóstico mais provável é:
Pacientes que fazem tratamento crônico com corticosteroides, tais como aqueles com artrite reumatoide, estão sujeitos ao seguinte efeito colateral do uso dessas drogas por longo prazo:
O exame complementar para confirmação de litíase biliar é:
A febre amarela voltou a representar um importante problema de saúde pública no Brasil. Cerca de 15% dos acometidos adquire a forma grave da doença, com alta letalidade. Os achados clínicos são semelhantes aos da hepatite viral, da leptospirose, da malária, etc. O seguinte achado é mais comum na febre amarela grave do que nas demais infecções citadas:
Paciente do sexo masculino com 54 anos de idade é matriculado. Apresenta lesão ulcero-infiltrante em borda de língua se estendendo ao assoalho de boca a direita com 2,5 cm e pescoço clinicamente negativo. Em relação à rotina diagnóstica, ao estadiamento e ao tratamento adequado é correto afirmar que se trata, provavelmente de:
Paciente do sexo feminino com lesão plana de cor preta, superficial com 0,5cm de diâmetro, localizada em região geniana. Em relação à possível mínima margem necessária para a ressecção satisfatória é correto afirmar que:
Paciente com lesão cística na linha média do pescoço, localizada em região hioidéia e que se eleva com a protusão da língua. O diagnóstico mais provável e o seu tratamento são: