Questões de Concurso Público Câmara de São João de Meriti - RJ 2018 para Analista Legislativo - Analista em Tecnologia

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Q1256452 Engenharia de Software
No que diz respeito aos requisitos funcionais e não funcionais, analise as afirmativas a seguir.
I. Requisitos funcionais são as declarações de serviços que o sistema deve fornecer, como o sistema deve reagir às entradas específicas e como o sistema deve se comportar em determinadas situações, podendo também estabelecer explicitamente o que o sistema não deve fazer. II. Requisitos não funcionais são aqueles não diretamente relacionados às funções específicas fornecidas pelo sistema, incluindo restrições sobre o processo de desenvolvimento e padrões, aplicando-se ao sistema como um todo. III. Os requisitos não funcionais surgem devido às necessidades do usuário, às restrições de orçamento, às políticas organizacionais, à necessidade de interoperabilidade com outros sistemas de software ou de hardware ou a fatores externos, como regulamentos de segurança ou legislação a respeito de privacidade.
Assinale a alternatica correta:
Alternativas
Q1256454 Engenharia de Software
O desenvolvimento de sistemas de software demanda que o Analista tenha a possibilidade de estudar o sistema a partir de diversas perspectivas, havendo cinco visões independentes sugeridas pelos autores da UML. Neste contexto, relacione as visões com as correspondentes descrições.
(1) Visão de Projeto
(2) Visão de Processo
(3) Visão de Implantação
(4) Visão de Casos de Uso
(5) Visão de Implementação
Enfatiza as características de concorrência, sincronismo e desempenho do sistema. Enfatiza a distribuição física do sistema em seus subsistemas e a conexão entre essas partes. Enfatiza o sistema do ponto de vista externo como um conjunto de interações entre o sistema e os agentes externos ao sistema. Enfatiza o gerenciamento de versões do sistema construídas por meio do agrupamento de módulos e subsistemas. Enfatiza as características do sistema que dão suporte, tanto estrutural quanto comportamental, às funcionalidades externamente visíveis do sistema.
Essas descrições se relacionam respectivamente com as visões:
Alternativas
Q1256455 Engenharia de Software
SCRUM é um framework dentro do qual pessoas podem tratar e resolver problemas complexos e adaptativos, enquanto produtiva e criativamente entregam produtos com o mais alto valor possível. O SCRUM chama seus eventos de timeboxes, uma vez que são eventos de duração fechada, sendo o componente principal conhecido por Sprint, havendo alguns tipos, dos quais quatro são detalhados a seguir:
( I ) Time-boxe de 8h, de acordo com o tamanho da Sprint. Nesta reunião é onde o Product Owner é ouvido em relação às prioridades e os objetivos. É nela também onde o time irá deliberar sobre o que conseguem fazer em relação às necessidades, formalizando o Sprint Backlog. ( II ) Time-box de 4h, onde o incremento do produto que está pronto para uso, é apresentado ao Product Owner para apreciação. Também é nesta reunião, que deve ser facilitada pelo Scrum Master, que o Product Owner apresentará os números, gráficos e tudo o mais que for importante à equipe saber sobre o produto. Novas prioridades e movimentos do mercado, tudo focado em manter os objetivos coerentes ao longo das sprints. Esse é o evento que melhor representa o pilar de inspeção do Scrum. ( III ) Time-box de 3h onde o time de desenvolvedores e o Scrum Master, que atua apenas como facilitador, falam sobre os resultados obtidos na Sprint que passou e as lições tiradas, para a partir daí melhorar o processo, fortemente arraigado ao pilar de adaptação. ( IV ) Time-boxe de 15 min, sempre no mesmo local e horário para gerar consistência e evitar perda de tempo, facilitada pelo Scrum Master. Nesta reunião, que deve ser muito dinâmica e que popularmente é feita em pé, para evitar prolongamentos e distrações, cada membro do time deve responder apenas três perguntas: o que eu fiz ontem, o que eu vou fazer hoje e se tem algo me impedindo.

Os tipos (I), (II), (III) e (IV) são denominados respectivamente:
Alternativas
Q1256456 Engenharia de Software
A figura abaixo ilustra a metodologia Extreme Programming (XP) que usa uma abordagem orientada a objetos, incluindo um conjunto de regras e práticas que ocorrem ao longo do desenvolvimento do projeto.
Imagem associada para resolução da questão
As fases I, II, III e IV são denominadas respectivamente:
Alternativas
Q1256457 Engenharia de Software

O principal objetivo do RUP é atender as necessidades dos usuários garantindo uma produção de software de alta qualidade que cumpra um cronograma e um orçamento previsíveis. Nesse contexto, observe o fragmento abaixo, que trata das fases do RUP.


• Fase de ____________ - abrange as tarefas de comunicação com o cliente e planejamento. É feito um plano de projeto avaliando os possíveis riscos, as estimativas de custo e prazos, estabelecendo as prioridades, levantamento dos requisitos do sistema e preliminarmente analisá-lo. Assim, haverá uma anuência das partes interessadas na definição do escopo do projeto, onde são examinados os objetivos para se decidir sobre a continuidade do desenvolvimento.

• Fase de ____________ - abrange a modelagem do modelo genérico do processo. O objetivo é analisar de forma mais detalhada a análise do domínio do problema, revisando os riscos que o projeto pode sofrer e a arquitetura do projeto começa a ter sua forma básica. Indagações como “O plano do projeto é confiável?”, “Os custos são admissíveis?” são esclarecidas nesta etapa.

• Fase de ____________ - desenvolve ou adquire os componentes de software. O principal objetivo desta fase é o desenvolvimento de componentes e outros recursos do sistema. É nesta fase que a maior parte de codificação ocorre.

• Fase de _____________ - abrange a entrega do software ao usuário e a fase de testes. O objetivo é disponibilizar o sistema, tornando-o disponível e compreendido pelo usuário final. As atividades desta fase incluem o treinamento dos usuários finais e também a realização de testes da versão beta do sistema visando garantir que o mesmo possua o nível adequado de qualidade.


As palavras que completam corretamente as lacunas no fragmento acima são respectivamente:

Alternativas
Q1256467 Engenharia de Software

A figura abaixo ilustra um diagrama estrutural empregado pela UML com o objetivo de representar os subsistemas englobados por um sistema de forma a determinar as partes que o compõem.

Imagem associada para resolução da questão


Essa figura é denominada diagrama de:

Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: C
4: D
5: A
6: A