Questões de Concurso Público Câmara de São João de Meriti - RJ 2018 para Analista Legislativo - Analista em Tecnologia
Foram encontradas 5 questões
Os SGBD seguem o modelo estabelecido pela arquitetura ANSI/SPARC ilustrada por meio da figura abaixo.
• O nível 1 é o da Aplicação.
• O nível 2 define as views e consiste em uma janela parcial que é criada sobre a totalidade do banco de dados. Permite trabalhar apenas com uma parte dos dados que seja de interesse de uma determinada aplicação, dando a sensação de que a view funciona como se tivesse trabalhando sobre a totalidade dos dados.
O nível 3 representa o modelo de dados independente de qualquer usuário ou aplicação. Esta camada esconde os detalhes de implementação física dos arquivos que armazenam dados.
• O nível 4 corresponde ao armazenamento físico dos dados além da definição das estruturas físicas que possibilitam obter um bom nível de desempenho.
Os níveis 2, 3 e 4 são denominados respectivamente:
Enquanto o Modelo Entidade-Relacionamento (MER) é um modelo conceitual, o Diagrama Entidade Relacionamento (DER) é a representação gráfica e principal ferramenta. Nesse contexto, observe o fragmento abaixo.
“Em sua notação original, proposta por Peter Chen, as entidades deveriam ser representadas por _____________, seus atributos por elipses e os relacionamentos por _____________, ligados às entidades por linhas, contendo também sua cardinalidade. Porém, notações mais modernas abandonaram o uso de elipses para atributos e passaram a utilizar o formato mais utilizado na UML, em que os atributos já aparecem listados na própria entidade. Essa forma torna o diagrama mais limpo e fácil de ser lido.”
As palavras que completam corretamente as lacunas no fragmento acima são, respectivamente:
No que diz respeito aos bancos de dados, as restrições de integridade incluem os conceitos de consistência, precisão e correção dos dados armazenados em um banco de dados. Existem três tipos de integridade, caracterizados a seguir.
( I ) Funciona ao nível da coluna do banco de dados. É a forma mais elementar de integridade. O valor do campo deve obedecer ao tipo de dados e às restrições de valores admitidos para essa coluna.
( II ) Funciona ao nível da tabela do banco de dados. Tem por objetivo manter os dados sincronizados entre tabelas que estejam relacionadas, por meio da chave primária de uma tabela e a chave estrangeira de outra. O valor dos campos que constituem a chave estrangeira de uma tabela deve estar também presente na chave primária da tabela que referenciam ou, quando muito, podem ter o valor NULL.
( III ) Funciona ao nível da linha e da tabela de um banco de dados. Cada linha de uma tabela deve poder ser identificada univocamente, ou seja, cada tabela deve possuir na sua definição uma chave primária. A existência dessa chave primária garante que os atributos selecionados não podem ser nulos, nem podem aparecer repetidos.
Os tipos caracterizados em (I), (II) e em (III) são denominados,
respectivamente, integridade:
Esses comandos são conhecidos, respectivamente, por: