Questões de Concurso Público Prefeitura de Blumenau - SC 2019 para Fisioterapeuta

Foram encontradas 13 questões

Q1743620 Fisioterapia
Em 17 de dezembro de 1975, a Lei nº 6.316 criou os conselhos de federal e regional de fisioterapia e terapia ocupacional. Sobre a Lei nº 6.316, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1743621 Fisioterapia
O encurtamento representa uma diminuição discreta à moderada do comprimento muscular e acarreta uma restrição correspondente da amplitude de movimento. Sobre o encurtamento muscular, analise as afirmativas abaixo e identifique a(s) correta(s): I- O encurtamento é considerado reversível, mas movimentos de alongamento devem ser realizados de forma rápida e contínua, impedindo assim a lesão das estruturas tissulares. II- O encurtamento adaptativo é a contração resultante do músculo que permanece numa posição encurtada. III- Mulheres que usam salto alto na maior parte do tempo podem apresentar encurtamento de tibial anterior. IV- Indivíduos que passam a maior parte do dia em cadeira de rodas ou em posições sentadas sedentárias podem desenvolver encurtamento adaptativo dos flexores do quadril monoarticulares (iliopsoas). Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1743622 Fisioterapia
Envelhecer com qualidade de vida é uma meta constante de todo ser humano. Diante disso, é de fundamental importância encontrar alternativas eficazes para amenizar as complicações associadas com o processo de envelhecimento. Sobre a atuação do fisioterapeuta na atenção à população idosa, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1743623 Fisioterapia
A síndrome pós-pólio (SPP) é uma desordem neurológica que acomete indivíduos que tiveram poliomielite no passado, há mais de 15 anos. Sobre a SPP, analise as afirmativas abaixo e identifique a(s) correta(s): I- Para caracterizar clinicamente a SPP, é necessário que o paciente apresente, além de outros critérios, a recuperação parcial da função motora e estabilidade motora ou recuperação por, pelo menos, 15 anos. II- Na SPP, o paciente apresenta atrofia muscular residual, fraqueza e arreflexia em, pelo menos, 2 membros, sem preservação da sensibilidade e da função esfincteriana. III- O paciente com SPP apresenta o desenvolvimento de novos sintomas neuromusculares preferencialmente nos membros previamente mais fracos. IV- Entre os principais mecanismos que levam à SPP, destacam-se a falta de treinamento e a disfunção dos motoneurônios sobreviventes que causam uma desintegração dos terminais axonais. Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1743624 Fisioterapia
A dor pode ser definida como uma experiência subjetiva que pode estar associada a dano real ou potencial nos tecidos, podendo ser descrita tanto em termos desses danos quanto por ambas as características. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo e identifique a(s) correta(s): I- Os nociceptores são geralmente terminações nervosas livres embebidas nos tecidos, com variações na densidade desses receptores em diferentes tecidos. As terminações nervosas livres têm um limiar de ativação relativamente alto e são sensíveis a estímulos que potencialmente lesam os tecidos, como estímulos mecânicos, térmicos, elétricos e químicos. II- No estado hipoalgésico, o limiar doloroso é atingido com intensidades mais baixas geralmente inócuas, enquanto, no estado hiperalgésico, esse mesmo limiar é atingido somente com intensidades de estímulo mais altas. III- A dor que se origina das estruturas profundas do corpo – dor visceral – é normalmente sentida pelo indivíduo em locais distantes do local de origem, sendo conhecida como dor referida. IV- A dor associada com o membro que não existe mais é conhecida como dor referida, sendo geralmente descrita como sensações de queimação, choque ou de câimbra e podem persistir por muitos anos após a perda do membro. Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1743625 Fisioterapia
Sobre as técnicas básicas de avaliação do paciente ortopédico, analise as afirmativas abaixo e identifique a(s) correta(s): I- O teste muscular deve ser realizado a cada 180 dias, mais ou menos quando percebemos ganho de força muscular após os exercícios de reabilitação. Esse teste é de suma importância no paciente ortopédico, pois analisa a funcionalidade irregular do paciente. II- O teste articular é realizado com auxílio do goniômetro em duas versões – normal e digital em que esse último mede os ângulos das falanges. III- Sabe-se que, para recuperar a funcionalidade de um segmento, a redução do edema é fundamental. Para avaliar o edema presente, o fisioterapeuta deve fotografar e pressionar o edema registrando assim o grau do edema. Não se aconselha medir a região afetada com fita métrica, pois há muita variação na espessura dos membros, sendo que o registro fotográfico e o de pressão serão mais fidedignos. IV- A Eletromiografia permite o registro e a interpretação da ação que se produz no interior do músculo, podendo-se conhecer dessa forma diversos fatores em relação à atitude neuromuscular, à velocidade de condução nervosa ou ao potencial de reinervação. Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1743626 Fisioterapia
A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que, em 2025, existirão 1,2 bilhões de pessoas na terceira idade. Sobre a normatização relativa à saúde do idoso, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1743627 Fisioterapia
A ablação ou amputação de um membro constitui um processo altamente agressivo para a pessoa que sofre. Sobre a ação do profissional fisioterapeuta em pacientes amputados, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1743628 Fisioterapia
Os efeitos da falta de treinamento afetam a resistência cardiorespiratória, resistência muscular, força e potência muscular. Um indivíduo confinado ao leito por algumas semanas, ou que tenha um membro imobilizado com gesso, experimentará atrofia muscular e perda de força muscular. Sobre as ações que podem ser realizadas nesse paciente, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1743629 Fisioterapia
A articulação glenoumeral é formada pela cabeça do úmero e a cavidade glenoide, é uma articulação sinovial tipo esferoide e possui pouca estabilidade óssea. Dessa forma, a sua estabilização depende da ação muscular. Sobre essa articulação, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1743630 Fisioterapia
A gestação é um momento de intensas alterações musculoesqueléticas, físicas e emocionais. Sobre a atuação do fisioterapeuta durante a gestação, analise as afirmativas abaixo e identifique a(s) correta(s): I- São músculos que compõem o assoalho pélvico levantador do ânus, coccígeo, longitudinal do ânus, isquiocavernoso, bulbocavernoso, transverso superficial e profundo do períneo e esfíncter anal externo. II- A gestação é dividida em termo de 36 semanas completas a 43 incompletas; pré-termo tempo inferior a 36 semanas e também a gestação pós-termo que pode durar 43 semanas ou mais. III- É função do fisioterapeuta, além de orientar preparar a gestante fisicamente para que tenha uma gravidez, parto e puerpério bem-sucedidos. IV- Para que haja um bom equilíbrio pélvico, a espinha ilíaca anterossuperior e a ilíaca posteroinferior devem se encontrar na mesma linha horizontal. Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1743631 Fisioterapia
A miastenia grave (MG) é uma patologia autoimune, estabelecida por um transtorno da junção, designada por fraqueza e fadiga muscular progressiva, na atividade frequente dos músculos ou dos devidos músculos envolvidos. Sobre a patologia e a atuação da fisioterapia, analise as afirmativas abaixo e identifique a(s) correta(s): I- A maior parte dos pacientes também apresenta debilidade nos músculos da face, faringe e comprometimento laríngeo, produzindo a disfonia cujo maior risco é de asfixia e aspiração. II- O tratamento fisioterapêutico pode ser aplicado para reduzir as complicações pulmonares, retardando as crises que comprometem a função respiratória, fortalecendo o grupamento muscular afetado, diminuindo assim a fadiga crônica frequente nesses pacientes. III- Atividades realizadas no meio aquático resultam em ganho de força muscular e melhora das disfunções neuromusculares, pois a hidrocinesioterapia possibilita uma melhora em relação ao tônus muscular. IV- O treinamento aeróbico de baixa intensidade reduz a fadiga muscular. Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1743632 Fisioterapia
A fisioterapia respiratória atua tanto na prevenção quanto no tratamento das pneumopatias, utilizando-se de diversas técnicas e procedimentos terapêuticos, objetivando estabelecer ou restabelecer um padrão respiratório funcional. Isso posto, analise as afirmativas abaixo e identifique a(s) correta(s): I- Uma doença restritiva tem como característica a baixa complacência pulmonar, aumentando a tensão superficial na parede dos alvéolos, fazendo com que apresentem uma tendência ao colabamento, quando não se produz uma quantidade adequada de surfactante. II- Na DPOC, a obstrução ao fluxo aéreo é geralmente progressiva e está associada a uma resposta inflamatória anormal dos pulmões a partículas nocivas ou gases. III- Durante a avaliação fisioterapêutica, a medida do pico de fluxo expiratório é realizada utilizando-se um manovacuômetro escalonado em cmH2O, através de uma manobra expiratória forçada a partir da capacidade pulmonar total (CPT), com o paciente usando um clipe nasal e em posição ortostática. IV- A medida da Força Muscular Respiratória é obtida utilizando-se um é utilizado um Peak Flow Meter em cmH2O. As pressões inspiratórias máxima e expiratória máxima são mensuradas com o indivíduo na posição ortostática e fazendo uso de um clipe nasal por, no máximo, 10 segundos. Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: B
4: C
5: C
6: D
7: C
8: E
9: A
10: C
11: A
12: E
13: D