Questões de Concurso Público Prefeitura de Blumenau - SC 2019 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 14 questões

Q1741624 Fonoaudiologia
Analise as assertivas abaixo a respeito do desenvolvimento da linguagem escrita: I- A escrita requer a produção de palavras em que informações sonoras ou imagem mental dos sons são transformadas em informações visuais. II- A escrita é um processo de decodificação em que informações sonoras ou imagem mental dos sons são transformadas em informações visuais. III- A transformação de informações visuais em sons ou imagem mental dos sons é realizada pelo processo de codificação. IV- O envolvimento da criança em contexto de letramento ocorre antes que esteja alfabetizada, experimentando situações de escrita e de leitura. Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1741625 Fonoaudiologia
A clínica fonoaudiológica ligada à linguagem oral e escrita exige, por exemplo, o conhecimento dos diferentes níveis linguísticos e das habilidades que neles estão presentes. Sob esse enfoque, indique a alternativa correta:
Alternativas
Q1741626 Fonoaudiologia
“sapi qui eu fi uma pita” para “sabe que eu vi uma pista”; “minha mãe pecou a icofa e itafa seia ti capelo” para “minha mãe pegou a escova e estava cheia de cabelo” são exemplos da avaliação de fala espontânea de uma criança com seis (6) anos de idade. Os processos fonológicos usados, corretamente, por essa criança e de acordo com esses exemplos são:
Alternativas
Q1741627 Fonoaudiologia
Segundo Parâmetros Assistenciais (Sistemas de Conselhos de Fonoaudiologia, 2017), os exames audiológicos Sisi, Tony Decay Test, Reger, Metz e Fowler estão relacionados, corretamente:
Alternativas
Q1741628 Fonoaudiologia
A perda da constância das pistas auditivas quando a informação acústica flutua, confusão dos parâmetros acústicos na fala rápida, mascaramento em ambiente ruidoso e perda dos padrões de entonação subliminares são algumas das dificuldades que uma criança, em fase de aprendizado da linguagem oral, pode apresentar quando tem limiares auditivos compatíveis com:
Alternativas
Q1741629 Fonoaudiologia
Avaliar a audição de uma criança pequena envolve um trabalho especializado que exige tanto o conhecimento do seu desenvolvimento normal como o das técnicas e procedimentos mais adequados para cada faixa etária. Nesse sentido, assinale a alternativa correta referente a essa avaliação:
Alternativas
Q1741630 Fonoaudiologia
“Durante os anos de aquisição e desenvolvimento da linguagem é comum que existam períodos variáveis no grau de fluência” (Andrade, 2010, p. 02). Dessa forma, tem-se a disfluência infantil. Quando as disfluências surgem quase sempre e a criança repete sons ou pode apresentar prolongamentos, tensões no pescoço, no rosto e envolta da boca, ou mudanças na intensidade da voz e depois de um período de tempo desaparecem, tem-se, corretamente:
Alternativas
Q1741631 Fonoaudiologia
Quando uma criança apresenta grande dificuldade para conhecer sua língua, regras e funcionamento, adquirindo adaptações articulatórias derivadas de uma necessidade provocada pela restrição em termos de produção e percepção da fala, tem-se, corretamente, o/a:
Alternativas
Q1741632 Fonoaudiologia
Algumas estratégias vocais em terapia fonoaudiológica são usadas para a reabilitação vocal de pacientes com alteração na mobilidade laríngea. Assinale verdadeiro (V) ou falso (F), analisando a estratégia e o seu respectivo objetivo: ( ) Tosse seguida de fonação tem o objetivo de promover a abdução com ação esfinctérica máxima. ( ) Fonação inspiratória ou reversa tem o objetivo de promover queda na pressão subglótica e adução das pregas vocais. ( ) Manipulação digital da laringe tem o objetivo de aproximar as pregas vocais em linha mediana. ( ) /b/ prolongado seguido da vogal /a/ tem o objetivo de favorecer a elevação da laringe. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas
Q1741633 Fonoaudiologia
Um dos procedimentos da avaliação vocal é a investigação da autopercepção do problema de voz e seu impacto na qualidade de vida. No Brasil, alguns protocolos foram validados como o Índice de Desvantagem Vocal (IDV), a Qualidade de Vida e Voz (QVV) e o Perfil de Participação e Atividade Vocal (PPAV). Quanto a esses protocolos, a alternativa correta é:
Alternativas
Q1741634 Fonoaudiologia
Analise as afirmações abaixo relacionadas às fissuras labiopalatinas: I- O esfíncter velofaríngico atua na realização de somente duas atividades reflexas que seriam a deglutição e a sucção. II- As fissuras labiais resultam da falta de fusão entre os processos frontonasal e maxilar, sendo as fissuras palatinas decorrentes da falta de fusão das placas palatinas do processo maxilar. III- Após o diagnóstico clínico, o procedimento terapêutico deve ser traçado, uma vez que o diagnóstico instrumental pela nasofibroscopia e videofluoroscopia interessa apenas ao médico. Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1741635 Fonoaudiologia
Quanto à relação da doença de Parkinson e disfagia, afirma-se, corretamente, que:
Alternativas
Q1741636 Fonoaudiologia
Um transtorno que é caracterizado por uma dificuldade persistente na construção das habilidades de expressão e compreensão da linguagem, não causado por atrasos de desenvolvimento, é chamado, corretamente:
Alternativas
Q1741637 Fonoaudiologia
Segundo Oliveira (2019, p. 03), “A percepção da fala parece ser o input básico para o sistema da linguagem”. Nesse sentido, afirma-se, corretamente, que:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: A
4: D
5: C
6: A
7: B
8: E
9: B
10: C
11: B
12: D
13: B
14: E