Questões de Concurso Público Prefeitura de Blumenau - SC 2019 para Professor - Arte - Matutino
Foram encontradas 10 questões
Considerando o Ensino de Arte no currículo da Educação Básica, conforme as Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica de Blumenau – volume II, analise as afirmativas abaixo e identifique as que competem e se relacionam às possibilidades metodológicas para o oitavo e nono anos na linguagem visual:
I- Aos alunos, oportunizar conhecer e vivenciar os diversos modos de expressão na linguagem visual, como: assemblage, cerâmica, colagem, mosaico, desenho, escultura, gravura, impressão, fotografia, cinema, videoarte, performance, instalações (Land Art, Site specif) e outras.
II- Importante que a turma tenha muitas possibilidades de explorar a obra de arte, analisando o contexto em que ela foi produzida e o estudo dos elementos formais: ponto, linha, cor, forma, textura, dimensão, movimento, volume, plano, espaço, equilíbrio, ritmo, profundidade, simetria, assimetria, matéria, suporte e outros.
III- Para despertar o gosto e o interesse pela arte, um dos meios é visitar espaços culturais, museus, galerias, bienais e outros. Junto a isso, é importante que a pesquisa e o estudo do contexto histórico e social do objeto artístico tenham sido produzidos pela humanidade através dos tempos.
IV- Trabalho com jogos dramáticos, teatrais e lúdicos que estimulem as diversas capacidades de expressão, que desenvolvam o trabalho em equipe, que foquem em habilidades corporais, na imitação, na percepção, na observação e jogos sensoriais.
Assinale a alternativa correta:
Observe as imagens abaixo e assinale a alternativa correta sobre a identificação dos artistas catarinenses das seguintes obras:
A sequência correta, da figura 1 à figura 3, respectivamente, é:
Observe as imagens abaixo e assinale a alternativa correta sobre a identificação dos movimentos artísticos das seguintes obras:
Respectivamente, da figura 1 à 3, as imagens representam os seguintes movimentos artísticos:
Observe a imagem abaixo, exercite a leitura de imagem e assinale a alternativa correta sobre a identificação da obra:
Considerando o Ensino de Arte na Educação Básica, conforme as Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica de Blumenau – volume II, no que diz respeito aos Conteúdos do quinto ano na linguagem musical, com base na Música Catarinense, analise os critérios abaixo e, diante de cada um, escreva V, se for Verdadeiro, e F, se for Falso:
( ) Compositores catarinenses (Famosos e anônimos); características da música catarinense; símbolos musicais básicos: sinais de repetição, pauta, clave de sol.
( ) Notação: registro formal e não formal; Músicas folclóricas: tradição germânica, italiana, nordestina.
( ) Jogos rítmicos; músicas folclóricas catarinenses; duração: tempos longos e curtos, aceleração e retardo.
( ) Brincadeiras cantadas; instrumentos musicais utilizados no estado de Santa Catarina. Ritmo: ritmo corporal, ritmo cantado, tocado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I- O ensino de arte em academias tem início com a Missão Artística Francesa em 1816, vinda com o importado modelo Neoclássico, conduzindo um importante salto em relação ao ensino de arte no Brasil, pois anos depois foi fundada a Academia Imperial de Belas Artes. II- No movimento da Escola Nova, o ensino de arte foi voltado para as ideias de alguns teóricos da educação, principalmente Victor Lowenfeld. Com isso, há uma quebra dos modelos tradicionais do ensino, a livre expressão é inserida nos novos métodos e o ensino de arte acaba saindo da forma rígida tradicional na qual era mantido até então. III- Na Pedagogia Tecnicista, o professor tende a ser responsável por seu planejamento, que deve se mostrar competente e incluir os elementos curriculares essenciais: objetivos, conteúdos, estratégias, avaliação. Porém, houve uma escassez de bases teóricas e os professores abraçavam os materiais didáticos como ferramenta de orientação para o ensino, com isso houve uma fragilidade metodológica consistindo em um ensino equivocado de arte. IV- A Proposta Triangular inserida no Brasil por Ana Mae Barbosa começou a ser difundida no Brasil no período dos anos 90. A metodologia utilizada para o ensino da arte é associada à história da arte, ao fazer artístico e à leitura da obra de arte.
Assinale a alternativa correta:
Observe a imagem abaixo e assinale a alternativa correta sobre a identificação do artista:
Conforme as Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica de Blumenau – volume II, analise as afirmativas abaixo e identifique as que competem e se relacionam com os encaminhamentos metodológicos da linguagem musical para o ensino fundamental:
I- Os processos metodológicos sugerem aulas voltadas às práticas, ou com ênfase em atividades que contemplem a audição de peças, processos comparativos e discussão para que possa então refletir em criações e composições significativas.
II- A proposta aborda repertório como foco em ritmos brasileiros, podendo, sempre que possível, visitar ritmos do mundo. Canto orfeônico e música erudita devem ser a premissa da proposta, evitando a música folclórica e popular.
III- Cabe ao professor de classe, conhecedor de sua turma, aplicar os conteúdos e conceitos propostos conforme os níveis de complexidade e que cada turma possa vivenciar uma sugestão desafiadora.
IV- A música não se detém em uma relação conteudista, associando conteúdos ou conceitos a idades ou anos, muitos conteúdos e conceitos podem ser abordados em diferentes níveis de aprendizagem, assim como diferentes metodologias.
Assinale a alternativa correta:
Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas sobre a Arte Moderna Brasileira e a Semana de 22:
Apesar das primeiras manifestações modernistas terem surgido em São Paulo na década de 1910, foi apenas a partir de ________ que o movimento ganhou visibilidade fora da capital paulista, alcançando outras partes do país. A ampla divulgação dos ideais modernistas deveu-se, principalmente, à Semana de Arte Moderna. Realizada no Teatro Municipal de São Paulo, a Semana de Arte Moderna contou com a participação de vários artistas do Rio de Janeiro e de São Paulo. Considerado por muitos estudiosos da literatura como um divisor de águas na cultura brasileira, o evento provocou grandes e profundas transformações nas artes de nosso país. Começava uma busca incessante pela construção de uma identidade genuinamente nacional, distante dos moldes europeus que pouco representavam o povo brasileiro. O evento foi aberto ao público, que durante toda a semana pôde visitar o saguão do teatro e conferir uma exposição de artes plásticas com obras de ____________, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Brecheret e Antonio Moya. Além da exposição, foram realizados saraus com apresentação de conferências, leitura de poemas, dança e música, participação dos escritores ______________, Menotti del Picchia e Ronald de Carvalho, com execução de músicas de Ernâni Braga e _________. Entre os organizadores da Semana, estavam Mário e Oswald de Andrade, que, posteriormente, ao lado de Manuel Bandeira (que não participou do evento), formaram a célebre tríade modernista. Eles foram considerados como os principais representantes e divulgadores do Modernismo no Brasil.