Questões de Concurso Público Prefeitura de Porto Belo - SC 2019 para Engenheiro Sanitarista

Foram encontradas 23 questões

Q1801414 Engenharia Ambiental e Sanitária
Em relação à matéria sólida presente nos esgotos sanitários e sua classificação, analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, registre V, se for verdadeira, e F, se for falsa:
( ) Em função das dimensões das partículas: sólidos em suspensão, sólidos coloidais e sólidos dissolvidos. ( ) Em função da sedimentabilidade: sólidos sedimentáveis, sólidos flutuantes ou flotáveis e sólidos não sedimentáveis. ( ) Em função da secagem, à alta temperatura (550 a 600°C): sólidos fixos e sólidos voláteis. ( ) Em função da secagem em temperatura média (103 a 105°C): sólidos totais, sólidos em suspensão e sólidos dissolvidos.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Alternativas
Q1801415 Engenharia Ambiental e Sanitária
Ao referir-se ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos, a Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), pontua que a União elaborará, sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente, o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, com vigência por prazo indeterminado e horizonte de:
Alternativas
Q1801416 Engenharia Ambiental e Sanitária
Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona os processos de tratamento de esgoto, que são formados por uma série de operações unitárias, empregadas para a remoção de substâncias indesejáveis ou para a transformação dessas substâncias em outras de forma aceitável:
Imagem associada para resolução da questão

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas: 
Alternativas
Q1801417 Engenharia Ambiental e Sanitária
O risco ao qual a sociedade está sujeita num ambiente urbano é alto, devido aos vários fatores relacionados com a oferta de recursos naturais, impactos inter-relacionados, ocupação de áreas de risco, eventos naturais e antrópicos. Nesse sentido, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, cuja terminologia é bastante utilizada na gestão dos riscos das águas urbanas: 
Imagem associada para resolução da questão

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
Alternativas
Q1801418 Engenharia Ambiental e Sanitária
O planejamento territorial, que considera a bacia hidrográfica como unidade de gestão, é a melhor forma de realizar a sua ocupação e utilização, garantindo-se a conservação dos recursos naturais. O manejo deverá ser feito com base em princípios ecológicos, procurando manter o relativo equilíbrio dos ecossistemas que a compõem, incluindo a realização de um diagnóstico ambiental, o qual deverá caracterizar os meios físico, biológico e antrópico. São características do meio físico:
( ) Tipos de solo. ( ) Condições climáticas: precipitação, temperatura, umidade, insolação, ventos, camadas atmosféricas etc. ( ) Ecossistemas terrestres, aquáticos e de transição. ( ) Geomorfologia. ( ) Infraestrutura urbana existente.
Isso posto, ao registrar às assertivas V, se forem verdadeiras, e F, se forem falsas, a alternativa com a sequência correta é:
Alternativas
Q1801419 Engenharia Ambiental e Sanitária
Os mapas de inundação podem ser de dois tipos: mapas de planejamento e mapas de alerta. O mapa de planejamento define as áreas atingidas por cheias de tempos de retorno escolhidos, enquanto os mapas de alerta são preparados com valores de cotas em cada esquina de risco. Para a sua elaboração, é correto afirmar que serão necessários:
( ) Nivelamento da régua a um zero absoluto. ( ) Topografia da cidade no mesmo referencial absoluto da régua linimétrica. ( ) Níveis de enchente, ou marcas ao longo da cidade, que permitam a definição da linha da água. ( ) Cadastramento de obstruções ao escoamento ao longo do trecho urbano como pontes, edifícios e estradas, entre outros. ( ) Estudo da probabilidade de inundações de níveis para uma seção na proximidade da cidade.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Alternativas
Q1801420 Engenharia Ambiental e Sanitária
A concentração e a grande densidade humana nas cidades promovem a geração de maiores volumes de resíduos, tais como os esgotos domésticos. Normalmente, os ecossistemas aquáticos receptores não têm capacidade de assimilação e degradação desses resíduos, sendo promovida a poluição local, reduzindo a disponibilidade de água para diversos fins e afetando as características ecológicas do corpo hídrico. De maneira sucinta, os principais impactos, a curto prazo, relacionados ao lançamento de esgotos domésticos em corpos d’água serão:
( ) o aumento do consumo de oxigênio pelas bactérias que oxidam a matéria orgânica, podendo provocar a ausência de oxigênio no meio com consequente morte dos seres aquáticos aeróbios, como os peixes. ( ) a contaminação da água por microrganismos patogênicos presentes nas excretas de pessoas doentes. ( ) efeito tóxico da amônia (NH3) aos peixes e do nitrito (NO2) e nitrato (NO3) ao homem. ( ) a alteração da comunidade biológica presente com desenvolvimento de grande densidade de poucas espécies de seres vivos, que utilizam eficientemente os substratos contidos nos esgotos. ( ) eutrofização, a qual consiste no desenvolvimento excessivo de algas provocado pela disponibilidade de nutrientes, especialmente o fósforo e o nitrogênio.
Isso posto, ao registrar às assertivas V, se forem verdadeiras, e F, se forem falsas, a alternativa com a sequência correta é:
Alternativas
Q1801421 Engenharia Ambiental e Sanitária
A IUCN é uma entidade fundada em 1948 que agrega países, agências governamentais e ONGs que se propõem a influenciar, encorajar e ajudar os povos de todo o mundo a conservarem a integridade e a diversidade da natureza e assegurarem que todo o uso dos recursos naturais seja feito de maneira equitativa e ecologicamente sustentável. Nesse sentido, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, conforme os objetivos e manejos segundo a nomenclatura para o enquadramento das áreas protegidas de acordo com a IUCN:
Imagem associada para resolução da questão
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
Alternativas
Q1801422 Engenharia Ambiental e Sanitária
As bactérias são os microrganismos mais importantes na decomposição da matéria orgânica e reciclagem de nutrientes (materiais). Foram os primeiros seres vivos a habitarem a Terra, possuem rápido crescimento, grande versatilidade nutricional. São adaptadas às mais variadas condições físico-químicas de pH, temperatura, salinidade e pressão, e, por isso, colonizam quase todos os lugares do planeta. No tratamento biológico de despejos, as bactérias são as principais responsáveis pela degradação e, de acordo com as suas propriedades metabólicas, as bactérias poderão ser englobadas em grandes grupos. Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, conforme as suas propriedades metabólicas: 
Imagem associada para resolução da questão

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas: 
Alternativas
Q1801423 Engenharia Ambiental e Sanitária
Em Química, o termo heavy metal não se refere a um estilo musical, mas sim a uma classe de elementos químicos que apresentam riscos ambientais em razão de seu uso intenso, toxicidade e ampla distribuição, notadamente, mercúrio, chumbo, cádmio e arsênio. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, registre V, se for verdadeira, e F, se for falsa:
( ) Embora o vapor de mercúrio seja altamente tóxico, os metais mercúrio, chumbo, cádmio e arsênio, nas suas formas de elementos livres condensados, não são particularmente tóxicos. ( ) A extensão na qual uma substância se acumula em uma pessoa ou em qualquer outro organismo depende da taxa pela qual é ingerida da fonte e do mecanismo pelo qual ela é eliminada, isto é, seu decaimento. ( ) Os metais mercúrio, chumbo, cádmio e arsênio são perigosos nas suas formas catiônicas e também quando ligados a cadeias curtas de átomos de carbono. ( ) Algumas substâncias experimentam o fenômeno da biomagnificação: suas concentrações aumentam progressivamente ao longo de uma cadeia alimentar ecológica. O único dos quatro metais (mercúrio, chumbo, cádmio e arsênio) em questão, que é capaz indiscutivelmente de fazer isso é o chumbo. ( ) A toxicidade de uma dada concentração de um metal presente em um curso de água natural dependerá do pH e da quantidade de carbono dissolvido e em suspensão, uma vez que interações como complexação e adsorção poderão remover, de forma satisfatória, alguns íons metálicos e eliminar sua atividade biológica potencial.
Isso posto, ao registrar às assertivas V, se forem verdadeiras, e F, se forem falsas, a alternativa com a sequência correta é:
Alternativas
Q1801424 Engenharia Ambiental e Sanitária
Os Comitês de Bacia Hidrográfica, entes do Sistema Nacional de Gestão dos Recursos Hídricos, constituem o “Parlamento das Águas”, ou seja, espaço em que representantes da comunidade de uma bacia hidrográfica discutem e deliberam a respeito da gestão dos recursos hídricos compartilhando responsabilidades de gestão com o poder público. No âmbito de sua área de atuação, de acordo com a Lei nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997, serão de sua competência:
Alternativas
Q1801425 Engenharia Ambiental e Sanitária
De acordo com a Instrução Normativa nº. 4, de 13 de abril de 2011, do IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, o monitoramento e consequente avaliação do PRAD – Plano de Recuperação de Áreas Degradadas e do PRAD Simplificado é de:
Alternativas
Q1801426 Engenharia Ambiental e Sanitária
A classificação de resíduos envolve a identificação do processo ou atividade que lhes deu origem e de seus constituintes e características, e a comparação desses constituintes com listagens de resíduos e substâncias cujo impacto à saúde e ao meio ambiente é conhecido. Partindo desse princípio, é correto afirmar que são características de resíduos perigosos:
( ) Reatividade ( ) Combustibilidade ( ) Biodegradabilidade ( ) Toxicidade ( ) Corrosividade
Isso posto, ao registrar às assertivas V, se forem verdadeiras, e F, se forem falsas, a alternativa com a sequência correta é:
Alternativas
Q1801427 Engenharia Ambiental e Sanitária
De acordo com a ABNT NBR ISO 14.001 (ABNT, 2015), ao ocorrer uma não conformidade, a organização deverá:
( ) Reagir a não conformidade e, como aplicável, tomar ação para controlá-la e corrigi-la, bem como lidar com as consequências, incluindo mitigar impactos ambientais adversos. ( ) Avaliar a necessidade de uma ação para eliminar as causas da não conformidade, a fim de que ela não ocorra em outro lugar. ( ) Implementar qualquer ação necessária. ( ) Analisar criticamente a eficácia de qualquer ação corretiva tomada. ( ) Realizar mudanças no sistema de gestão ambiental, se necessário.
Isso posto, ao registrar às assertivas V, se forem verdadeiras, e F, se forem falsas, a alternativa com a sequência correta é:
Alternativas
Q1801428 Engenharia Ambiental e Sanitária
O controle social dos serviços públicos de saneamento básico poderá incluir a participação de órgãos colegiados de caráter consultivo, estaduais, do Distrito Federal e municipais, assegurada a representação:
( ) dos titulares dos serviços ( ) de órgãos governamentais relacionados ao setor de saneamento básico ( ) dos prestadores de serviços públicos de saneamento básico ( ) dos usuários de serviços de saneamento básico ( ) de entidades técnicas, organizações da sociedade civil e de defesa do consumidor relacionadas ao setor de saneamento básico
Isso posto, ao registrar às assertivas V, se forem verdadeiras, e F, se forem falsas, a alternativa com a sequência correta é:
Alternativas
Q1801429 Engenharia Ambiental e Sanitária
Os processos de metamorfismo e as respectivas rochas resultantes podem ser classificados em três grupos principais, segundo o ambiente geológico (pressão, temperatura, fluidos e rochas originais) e a extensão geográfica de ocorrência: metamorfismos regionais ou dinamotermal, metamorfismo de contato ou local e metamorfismo dinâmico. Nesse sentido, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, quanto às rochas características dos principais tipos de metamorfismo:
Primeira coluna: rochas        Segunda coluna: conceito 1- Mármore                            ( ) estrutura foliada, minerais micáceos (biotita, muscovita, entre outros). 2- Cataclasito                        ( ) estrutura com bandas claras se alternando com bandas escuras. 3- Xisto                                  ( ) estrutura com minerais moídos, com bordas angulosas e orientados 4- Gnaisse                                 segundo faixas.                                                ( ) estrutura maciça, com cristais grandes e bem formados, composta                                                    essencialmente de calcita e/ou dolomita.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas: 
Alternativas
Q1801430 Engenharia Ambiental e Sanitária
Com a construção de uma barragem e consequente inundação da área do reservatório, os fatores que caracterizam o clima (temperatura, umidade relativa do ar, insolação e ventos) poderão sofrer alterações. É correto dizer:
( ) A temperatura poderá sofrer alterações, especialmente se as condições originais corresponderem a de uma região naturalmente protegida de ventos, tais como os vales. ( ) A evaporação que se processa a partir da superfície líquida do reservatório criado em regiões secas tende a aumentar, fazendo crescer a umidade relativa do ar. ( ) A superfície livre da evaporação do lago é maior do que a soma da superfície das folhas através das quais se dá a transpiração vegetal, promovendo consequente acréscimo da umidade relativa. ( ) As superfícies líquidas construídas em substituição a áreas com obstáculos ao vento podem fazer com que os ventos sejam intensificados. ( ) A neblina resultante do processo de evaporação intensificado poderá alterar as condições de insolação locais.
Isso posto, ao registrar às assertivas V, se forem verdadeiras, e F, se forem falsas, a alternativa com a sequência correta é:
Alternativas
Q1801431 Engenharia Ambiental e Sanitária
São princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a PNRS/2010:
( ) proteção da saúde pública e da qualidade ambiental. ( ) a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. ( ) o poluidor-pagador e o protetor-recebedor. ( ) a visão sistêmica, na gestão dos resíduos sólidos, que considere as variáveis ambiental, social, cultural, econômica, tecnológica e de saúde pública. ( ) adoção, desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias limpas como forma de minimizar impactos ambientais.
Isso posto, ao registrar às assertivas V, se forem verdadeiras, e F, se forem falsas, a alternativa com a sequência correta é:
Alternativas
Q1801432 Engenharia Ambiental e Sanitária
De acordo com a Resolução CONAMA Nº 430, de 13 de maio de 2011, para o lançamento direto de efluentes oriundos de sistemas de tratamento de esgotos sanitários deverão ser obedecidas às seguintes condições e padrões específicos:
( ) pH entre 5 e 9. ( ) temperatura: inferior a 40ºC, sendo que a variação de temperatura do corpo receptor não deverá exceder a 3ºC no limite da zona de mistura. ( ) materiais sedimentáveis: até 10 mL.L-1 em teste de 1 hora em cone Inmhoff. Para o lançamento em lagos e lagoas, cuja velocidade de circulação seja praticamente nula, os materiais sedimentáveis deverão estar virtualmente ausentes. ( ) Demanda Bioquímica de Oxigênio-DBO 5 dias, 20ºC: máximo de 120 mg.L-1 , sendo que este limite somente poderá ser ultrapassado no caso de efluente de sistema de tratamento com eficiência de remoção mínima de 60% de DBO, ou mediante estudo de autodepuração do corpo hídrico que comprove atendimento às metas do enquadramento do corpo receptor. ( ) substâncias solúveis em hexano (óleos e graxas) até 200 mg.L-1 .
Isso posto, ao registrar às assertivas V, se forem verdadeiras, e F, se forem falsas, a alternativa com a sequência correta é:
Alternativas
Q1801433 Engenharia Ambiental e Sanitária
Os turistas que frequentam as praias do litoral de Santa Catarina contam com uma vantagem que poucos Estados no Brasil oferecem. Além da diversidade de suas paisagens - que misturam baías, enseadas, costões e muitas ilhas - e da exuberante beleza natural, o Estado garante aos moradores e turistas um serviço de utilidade pública essencial no verão: o monitoramento da qualidade da água do mar para o banho humano. A Pesquisa de Balneabilidade analisa as águas de cada balneário e determina se estão próprias ou impróprias para o banho. Isto é, se estão contaminadas ou não por esgotos domésticos. A existência de esgoto é verificada por meio da contagem da bactéria Escherichia coli presente nas fezes de animais de sangue quente que podem colocar em risco a saúde dos turistas e da população local. A água é considerada PRÓPRIA quando:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A
4: D
5: A
6: D
7: B
8: C
9: E
10: A
11: D
12: C
13: B
14: C
15: E
16: E
17: D
18: C
19: A
20: E