Questões de Concurso Público Prefeitura de Porto Belo - SC 2019 para Médico Veterinário
Foram encontradas 23 questões
I- Roedores, por seu comportamento social, vivem em territórios delimitados, possuem organização hierárquica bem definida, são gregários, animais velhos e fracos são encarregados de provar os alimentos. II- A Musca domestica, na transmissão de Salmonella e Shigella, é considerada um vetor biológico. III- Apesar das baratas serem importantes vetores mecânicos de doenças, não estão envolvidas na transmissão de doenças virais. IV- Alphitobius diaperinus é um inseto muito difundido em criações de bovinos de corte, cujo controle pode ser biológico ou químico, através da aplicação de piretroides.
Assinale a alternativa correta:
I- A transmissão pode ocorrer pela ingestão de oocistos contidos nas fezes dos gatos, por meio da ingestão de carne crua ou mal cozida infectadas, ou por via transplacentária. II- A forma mais eficiente de diagnóstico é o teste sorológico por ELISA. III- Os felídeos são o ponto-chave da epidemiologia da toxoplasmose, são os principais hospedeiros onde ocorre a reprodução sexuada do parasito, culminando com a formação de oocistos que são eliminados para o meio ambiente com suas fezes. IV- Os gatos são a única espécie que completa o ciclo enteroepitelial e elimina oocistos no ambiente. V- Sinais patognomônicos da doença são anorexia, depressão e febre intermitente. Outros sinais são denominados pelo local da lesão a partir da disseminação extraintestinal, sendo que os órgãos mais afetados são os pulmões, os olhos, o cérebro, o fígado e a musculatura esquelética.
Assinale a alternativa correta:
I- Fisiologicamente podemos explicar o processo inflamatório lembrando que, quando uma célula sofre lesão, o fosfolipídio de membrana metabolizado pela enzima fosfolipase A2 resulta em ácido araquidônico. Por sua vez, o ácido araquidônico pode ser metabolizado pelas enzimas cicloxigenases originando os prostanoides (as prostaglandinas que são, em sua maioria, vasodilatadoras e os tromboxanos (TXA2) que possuem ação trombótica e vasoconstritora. II- Os AINES têm três efeitos principais: analgésico, antipirético e anti-inflamatório. III- Tanto os efeitos terapêuticos, quanto os efeitos adversos dos AINES são mediados pela inibição da produção de corticosteroides, conseguida por meio da inibição da COX.
Assinale a alternativa correta:
I- A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Ela pode variar desde as formas clínicas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade. A febre maculosa é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato. II- O sucesso do tratamento, com consequente redução da letalidade, está diretamente relacionado à precocidade de sua introdução e à especificidade do antimicrobiano prescrito. A terapêutica é empregada rotineiramente por um período de 7 dias, devendo ser mantida por 3 dias, após o término da febre. III- A incidência da Febre Maculosa é mais comum em pessoas que vivem ou frequentam áreas rurais infestadas por carrapatos. Além disso, estar em contato com animais como capivaras, cavalos, vacas e cachorros com carrapatos também aumenta o risco de contrair a doença.
Assinale a alternativa correta:
I- A influenza Aviária (IA) é uma doença contagiosa causada pelo vírus Influenza. Atinge aves silvestres (aquáticas principalmente) e domésticas, a gripe aviária. II- É um vírus que apresenta RNA envelopado e possui glicoproteínas em sua superfície, as Hemaglutininas (HA) e as Neuraminidase (N). Atualmente, existem 16 variações de Hemaglutinina (H1 a H16) e 9 de Neuraminidase (N1 a N9), podendo existir várias combinações entre elas Hn Ny, em que n varia de 1 a 16 e y de 1 a 9. III- O Vírus da IA possui transmissão vertical de ave para ave, diretamente a partir de secreções do sistema respiratório e digestivo e indiretamente por equipamentos, roupas, calçados, insetos, aves e animais silvestres, alimentos e água contaminados. As aves migratórias, principalmente as aquáticas, são reservatório natural há milhares de anos, sendo consideradas o principal reservatório do vírus na natureza. IV- Nos casos de surtos de influenza aviária de alta patogenicidade, o diagnóstico presuntivo inicia com um histórico de sinais clínicos e lesões de doença respiratória e devem ser considerados um alerta para tomada imediata de medidas para o diagnóstico. Nos surtos de doença com vírus de baixa patogenicidade, muitos desses sinais estão ausentes ou presentes de forma mais branda. A mortalidade das aves pode ser muito baixa e, nesses casos, a influenza por cepas virais de baixa patogenicidade pode se confundir com muitas outras doenças de aves. Para a confirmação do diagnóstico de influenza, é necessário realizar o isolamento do vírus assim como a caracterização do subtipo do vírus e a determinação do seu grau de patogenicidade.
Assinale a alternativa correta:
I- É uma doença infecciosa febril aguda, que pode levar à morte em cerca de uma semana se não for tratada rapidamente. Em ambiente silvestre, os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes transmitem o vírus, e os macacos são os principais hospedeiros. Os casos humanos ocorrem quando uma pessoa não vacinada entra em contato ou mora próximo às matas e é picada por um mosquito contaminado. II- Os sintomas iniciais da febre amarela são febre alta de início súbito, associada à dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômitos, dor no corpo, dor abdominal: ou seja, se confundem com outras doenças como leptospirose, gripe ou dengue. A febre amarela pode ter evolução rápida, em cerca de 10% dos casos, para formas graves com icterícia (amarelão da pele), dor abdominal intensa, sangramentos em sistema digestivo (vômitos ou fezes com sangue), pele ou urina e falência renal. Por isso a importância de identificar a doença precocemente para realizar os cuidados médicos necessários. III- Recomenda-se vacinação de pessoas entre 9 meses de idade e 59 anos de idade.
Assinale a alternativa correta:
I- A biologia canina, seu alto potencial reprodutivo, a falta de conhecimento dos responsáveis pelos animais sobre suas necessidades físicas, psicológicas e comportamentais, o manejo inadequado, a cultura local, as condições socioeconômicas da comunidade, as características familiares e a falta de políticas públicas efetivas para o equilíbrio populacional contribuem significativamente para os riscos que os animais podem representar. II- Para lidar com essa situação, são necessárias estratégias diversas e complementares, com abordagem que facilite a capacitação da comunidade e objetive as mudanças na situação dos indivíduos. O desenvolvimento de estratégias de trabalho participativas e intersetoriais é de fundamental importância para a promoção da responsabilidade social da comunidade pelo controle das populações animais. III- Os gatos vivem em colônias matriarcais e são territorialistas. Embora sobrevivam mais facilmente que os cães às condições adversas do meio ambiente, quando sem controle, eles também procuram se estabelecer em locais onde haja oferta de alimento, como parques, cemitérios e jardins, locais frequentes de abandono de gatos.
Assinale a alternativa correta: