Questões de Concurso Público FURB - SC 2022 para Fisioterapeuta

Foram encontradas 11 questões

Ano: 2022 Banca: FURB Órgão: FURB - SC Prova: FURB - 2022 - FURB - SC - Fisioterapeuta |
Q1954268 Fisioterapia
O Projeto Terapêutico Singular (PTS) é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas para um indivíduo, uma família ou um grupo e resulta da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar com Apoio Matricial se esse for necessário. Assinale a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FURB Órgão: FURB - SC Prova: FURB - 2022 - FURB - SC - Fisioterapeuta |
Q1954271 Fisioterapia
Em pacientes com doenças respiratórias e cardíacas crônicas ou agudas, é comum a queixa de dispnéia, cansaço e intolerância ao exercício, sintomas que podem ser relatados aos pequenos, médios ou grandes esforços pelo paciente. A avaliação funcional é de suma importância antes de iniciar o programa de reabilitação cardiopulmonar, pois ela traz informações que podem ser utilizadas para diagnosticar o déficit de funcionalidade, avaliar o resultado da intervenção, predizer mortalidade e serve como base para prescrição do exercício. Neste contexto, o Teste de Caminhada de Seis Minutos (TC6min) é um instrumento amplamente utilizado na comunidade científica e no ambiente clínico, de baixo custo e de fácil execução. Sobre a aplicabilidade e interpretação do TC6min, analise as afirmações a seguir:

I-É permitido que o paciente pare durante o teste, caso apresente sintomas de falta de ar, cansaço ou dor nas pernas, e o cronômetro deve ser interrompido a cada vez que o paciente parar no teste, até finalizar os 6 minutos.
II-Sexo, altura e peso são fatores que interferem na distância percorrida pelo paciente durante o teste e essas variáveis estão presentes nas fórmulas para valores normativos.
III-Dor no peito (angina), dispnéia desproporcional ao esforço, cãibras nas pernas, palidez e sudorese fria são critérios para interrupção do teste.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FURB Órgão: FURB - SC Prova: FURB - 2022 - FURB - SC - Fisioterapeuta |
Q1954273 Fisioterapia
Analise o caso clínico a seguir:

Paciente com diagnóstico clínico de infecção por COVID-19 é encaminhado à Reabilitação Cardiopulmonar. Na avaliação inicial, o fisioterapeuta fez os seguintes testes:

(1)Teste de Levantar e Sentar de 1 minuto (TLS1m), onde o paciente atingiu 43% do seu valor predito, com SpO2 inicial de 96% e SpO2 final de 94%.
(2)Teste de Caminhada de Seis Minutos (TC6m), no qual o paciente atingiu 62% da sua distância predita, com SpO2 inicial de 96% e SpO2 final de 89%.
(3)Força de preensão palmar (FPP), através da Dinamometria, no qual a força de sua mão dominante atingiu 52% do valor predito e na mão não dominante, 35% do valor predito.
(4)Força muscular respiratória, através da manovacuometria, onde PIMáx atingiu 48% do valor predito e PEMáx, 55% do valor predito.

Com relação ao diagnóstico físico-funcional, o Fisioterapeuta fez a seguinte interpretação:
I-O TSL1m avalia principalmente força muscular de membros inferiores, sendo o diagnóstico fisioterapêutico interpretado como fraqueza muscular de membros inferiores.
II-O TC6min avalia a tolerância ao esforço e o Fisioterapeuta diagnosticou o resultado do teste como intolerância ao esforço e dessaturação ao esforço.
III-A dinamometria de preensão palmar avalia a força muscular periférica ou global. O Fisioterapeuta diagnosticou como fraqueza de musculatura periférica moderada.
IV-Manovacuometria avalia força muscular respiratória. O Fisioterapeuta diagnosticou como força muscular respiratória normal.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FURB Órgão: FURB - SC Prova: FURB - 2022 - FURB - SC - Fisioterapeuta |
Q1954274 Fisioterapia
A força muscular é uma avaliação de rotina na prática clínica do Fisioterapeuta que trabalha em diversas áreas, como neurológica, ortopédica, respiratória, desportiva, entre outras. Os movimentos são classificados de acordo com a Escala de Oxford, na qual o grau de força muscular pode estar entre 0 (nenhum movimento ou contração muscular) e 5 (movimento completo contra a resistência do avaliador). Existem seis grupos musculares, bem descritos na literatura, que são correlacionados com as atividades de vida diária simples, como caminhar, sentar, pegar objetos etc. Sobre a avaliação desses grupos musculares específicos, analise as afirmações a seguir:

I-Extensão de punho, flexão de cotovelo, abdução de ombro, flexão de quadril, extensão de joelhos e dorsiflexão de tornozelo são os seis grupos musculares que fazem parte da Escala MRC (Medical Research Council).
II-A pontuação máxima são 60 pontos, indicando força muscular normal, 30 para os três grupos musculares avaliados em MMSS e 30 para os três grupos musculares avaliados em MMII.
III-Pacientes com pontuação 24 são capazes de sentar beira-leito com independência.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FURB Órgão: FURB - SC Prova: FURB - 2022 - FURB - SC - Fisioterapeuta |
Q1954275 Fisioterapia
A força muscular pode ser definida como a capacidade de exercer força sob um conjunto particular de condições biomecânicas. Essa característica é de grande importância, pois impacta na eficácia da realização de muitas tarefas, tanto no esporte quanto na vida diária. Sobre o Treinamento Resistido (TR), analise as afirmações e assinale V para as verdadeiras e F, para as falsas:

(__)O treinamento de resistência (TR) pode aumentar significativamente a força muscular, pelo princípio de "Adaptações Específicas às Demandas Impostas".
(__)Volume de treinamento, intensidade, intervalo de descanso, duração, seleção de exercícios, treinamento até a falha muscular, ordem de exercício, velocidade de repetição e frequência de treinamento podem ser utilizados para maximizar as adaptações musculares.
(__)A frequência do TR se refere ao número de sessões de treinamento realizadas por grupo muscular em um determinado período, sendo semanal a comumente utilizada.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FURB Órgão: FURB - SC Prova: FURB - 2022 - FURB - SC - Fisioterapeuta |
Q1954276 Fisioterapia
No processo de Reabilitação Cardiopulmonar, a avaliação funcional do sistema respiratório é de suma importância, pois interfere diretamente na capacidade de exercício. A Fisioterapia Respiratória possui diversos instrumentos para avaliação funcional, dentre eles podemos citar:

I-A manovacuometria é um exame não invasivo que consiste na mensuração das pressões respiratórias estáticas máximas - PImáx (Pressão Inspiratória Máxima) e PEmáx (Pressão Expiratória Máxima). Quando a PIMáx está abaixo dos valores preditos, podemos considerar como fraqueza da musculatura inspiratória e quando a PEMáx está abaixo dos valores preditos, podemos considerar como fraqueza da musculatura expiratória.
II-A ventilometria é utilizada para avaliar volume corrente, volume minuto e capacidade vital lenta. Quando os valores estão abaixo do predito, podemos considerar como fraqueza de musculatura inspiratória.
III-O Peak Flow avalia a velocidade atingida pelo ar na fase expiratória, ou seja, o fluxo expiratório. Quando os valores estão abaixo do predito, isso pode sugerir alguma doença obstrutiva.
IV-A espirometria avalia os volumes e capacidades pulmonares, dentre eles: capacidade vital forçada (CVF), volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1), capacidade vital lenta (CVL). Serve para diagnosticar distúrbios obstrutivos, restritivos ou mistos.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FURB Órgão: FURB - SC Prova: FURB - 2022 - FURB - SC - Fisioterapeuta |
Q1954277 Fisioterapia
Durante os exercícios realizados na reabilitação cardiopulmonar, alguns pacientes, principalmente os com maior acometimento pulmonar, podem apresentar dessaturação ao esforço, representado por uma queda na Saturação Periférica de Oxigênio (SpO2) ≤ 90%. Essa hipoxemia pode ser transitória, retornando ao seu valor basal quando o exercício é interrompido. Sobre os mecanismos envolvidos na hipoxemia durante o esforço, analise as afirmações a seguir:

I-Uma queda na SpO2 ≥ 4% é considerada uma dessaturação ao esforço e é utilizada para avaliar a necessidade de utilização de oxigênio em pacientes com maior acometimento pulmonar.

II-Limitação ventilatória, desproporção entre a oferta e o consumo de oxigênio pelos músculos e inflamação sistêmica são algumas das explicações fisiopatológicas para a dessaturação durante o esforço nesses pacientes.

III-O Teste de Caminhada de Seis Minutos, Shuttle Walk Test e Teste de Levantar e Sentar podem ser utilizados para identificar e diagnosticar dessaturação ao esforço.

IV-SpO2 ≤ de 85% é um critério que pode ser utilizado para interrupção do exercício.

É CORRETO o que se afirma em: 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FURB Órgão: FURB - SC Prova: FURB - 2022 - FURB - SC - Fisioterapeuta |
Q1954278 Fisioterapia
A claudicação intermitente (CI) é um dos principais sintomas da doença arterial obstrutiva periférica (DAOP), que é reconhecida como um importante problema de saúde pública em todo o mundo. Tanto a DAOP sintomática quanto a assintomática estão relacionadas ao aumento da morbidade, da mortalidade e à piora na qualidade de vida. Isso posto, com relação à claudicação encontrada em pacientes com DAOP, é CORRETO afirmar que:

I-Afeta os membros inferiores e se manifesta por dor na panturrilha, podendo piorar com o exercício e melhorar com o repouso.
II-Nos casos mais graves da DAOP, a dor aparece no repouso e afeta diretamente a mobilidade.
III-Um teste simples para avaliar DAOP é o índice tornozelo-braquial (ITB).
IV-A capacidade funcional destes indivíduos está reduzida e o Teste de Caminhada de Seis Minutos (TC6m) pode ser utilizado para avaliar tolerância ao exercício, sendo que esses pacientes costumam percorrer distâncias maiores que o seu predito.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FURB Órgão: FURB - SC Prova: FURB - 2022 - FURB - SC - Fisioterapeuta |
Q1954279 Fisioterapia
Embora a SARS-CoV-2 seja considerada um patógeno respiratório, consideráveis complicações neurológicas se manifestam durante o Covid-19 agudo e esses sintomas podem persistir meses após a infecção, o que se denomina atualmente de Covid longa. Os mecanismos fisiopatológicos não são totalmente esclarecidos, mas há evidências de disfunção imunológica, neuroinflamação inespecífica e desregulação autoimune antineural, que podem levar o indivíduo à perda da capacidade funcional e transtornos psicológicos. Com base no texto, analise as afirmações a seguir:

I-Sintomas neurológicos e psiquiátricos, como dificuldade com a memória, concentração e capacidade de realizar tarefas cotidianas, dores de cabeça frequente e fadiga são queixas comuns em pacientes com infecção pelo Covid-19.
II-Como o patógeno agressor é de origem respiratória, não há relação das manifestações neurológicas e psiquiátricas com o Covid-19.
III-Pessoas vulneráveis, como as com idade avançada e doença cardíaca, são mais propensas a eventos cerebrovasculares, como trombose, acidente vascular cerebral e infarto, o que sugere uma inflamação endotelial e distúrbios de coagulação nesses pacientes.
IV-É possível que a neuroinflamação e a lesão neuronal encontrada no COVID-19 possa desencadear ou acelerar desenvolvimento futuro de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer ou Parkinson.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FURB Órgão: FURB - SC Prova: FURB - 2022 - FURB - SC - Fisioterapeuta |
Q1954280 Fisioterapia
Sobre os sintomas clássicos de angina, é CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FURB Órgão: FURB - SC Prova: FURB - 2022 - FURB - SC - Fisioterapeuta |
Q1954282 Fisioterapia
Desde a antiguidade, a hidroterapia tem sido utilizada como recurso para tratar doenças reumáticas, ortopédicas e neurológicas. Porém, só recentemente essa terapia tem sido alvo de estudos científicos mais aprofundados. Os múltiplos sintomas relatados pelos idosos, como dor, fraqueza muscular, déficit de equilíbrio, obesidade, doenças articulares, desordens na marcha, dentre outras, tornam a realização dos exercícios em solo por vezes mais difíceis e, por conta disso, os exercícios na água vêm se tornando cada vez mais interessantes e atrativos, especialmente nessa população. Com relação ao envelhecimento e aos benefícios da hidrocinesioterapia, analise as afirmações a seguir:

I-Os efeitos fisiológicos na água aquecida são resultantes do tipo de exercício executado e variam de acordo com a temperatura da água, pressão hidrostática, duração do tratamento e a intensidade dos exercícios.
II-Com o envelhecimento, há alterações importantes nas fibras elásticas do parênquima pulmonar e enrijecimento da caixa torácica, com uma redução no número e espessura das fibras elásticas. Dessa forma, a diminuição da elasticidade pulmonar pode levar a um prejuízo na relação ventilação/perfusão e a uma diminuição da expansibilidade pulmonar.
III-São contra-indicações gerais para a realização de exercícios na água: febre; ferida aberta; erupção cutânea contagiosa; doença infecciosa; doença cardiovascular grave; uso de bolsa ou cateter de colostomia.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Respostas
1: E
2: X
3: C
4: E
5: A
6: X
7: B
8: B
9: D
10: A
11: B