Questões de Concurso Público Prefeitura de Blumenau - SC 2022 para Arte Educador, Edital nº 002
Foram encontradas 15 questões
A professora de Artes pediu para os alunos criarem uma dança em que a primeira posição seriam todos deitados no chão com a barriga para cima em uma posição confortável.
Em termos de posição, o nome técnico dessa postura é:
1.( )O Projeto Político Pedagógico é um documento criado pelo gestor escolar.
2.( )Uma das finalidades do Projeto Político Pedagógico é definir as atividades e os projetos educativos a serem desenvolvidos na unidade de ensino.
3.( )Os Planos de Ensino dos professores, com todos os seus detalhamentos, devem ser contemplados no Projeto Político Pedagógico.
A sequência CORRETA é:
Assinale a alternativa que preenche as lacunas corretamente:
1.( )O arte-educador precisa pautar sua prática pedagógica na indústria cultural.
2.( )A indústria cultural não permeia o imaginário dos estudantes.
3.( )O cinema norte-americano é produto da indústria cultural própria do sistema capitalista.
A sequência CORRETA é:
1.( )As reflexões sobre a estética no campo da educação percebe o corpo enquanto um recurso no qual a razão e a sensibilidade estão presentes.
2.( )O campo gestual está vinculado à normativas sociais e destituído de percepções e sentidos.
3.( )É premente o rompimento com uma pedagógica que utiliza a dança somente como expressão da racionalidade.
A sequência CORRETA é:
"Multiculturalidade também pressupõe contra hegemonia. Isso significa que apresentar as diferentes linguagens artísticas existentes auxilia na desconstrução do tipo ideal ou legítimo de Arte e, por conseguinte, de sociedade. Ajudar o aluno a desconstruir o discurso único requer apresentar as obras valorizadas pelo mercado e as que não o são, possibilitar a leitura dos grandes artistas mundiais e também os de sua cidade, proporcionar a reflexão dos discursos inseridos nas obras dos países desenvolvidos e das nações em desenvolvimento. De tal forma, contribuímos para a constituição da diversidade, do multiculturalismo e do assentimento do outro."
Fonte (adaptada): ASSIS, T. C.; LAGO, N. A. O multiculturalismo no ensino de Arte e seus porquês: o diálogo possível pela estética. PUC-GOIAIS. 2008, p. 5.
As autoras do excerto acima se posicionam contra o(s)/a(s):