Questões de Concurso Público Prefeitura de Gaspar - SC 2022 para Médico Neurologista
Foram encontradas 13 questões
As lesões talâmicas cursam com as mais diversas síndromes clínicas, uma vez que seus núcleos apresentam diferentes funções. São as principais síndromes clínicas relacionadas ao grupo talâmico posterior:
I.Hemianestesia. II.Dor. III.Defeitos no campo visual. IV.Déficit de atenção.
Estão CORRETAS as afirmativas:
(__)Caracteriza-se por uma predisposição permanente do cérebro em originar crises epilépticas e pelas consequências neurobiológicas, cognitivas, psicológicas e sociais ocasionadas. (__)A epilepsia pode ser definida por, ao menos, duas crises não provocadas, ocorrendo com intervalo inferior a 24 horas. (__)As crises generalizadas têm origem em algum ponto da rede neural que é capaz de recrutar rapidamente outras redes neurais bilaterais. (__)As crises focais motoras são representadas pelos automatismos, crises atônicas, crises clônicas, espasmos epilépticos, crises hipercinéticas, crises mioclônicas e crises tônicas.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
I.As cefaleias primárias, tais como a migrânea e a tensional, costumam ser cronicamente recorrentes, seguindo sempre um mesmo padrão nos episódios de exacerbação.
II.A dor da migrânea costuma ser pulsátil e piorar com atividade física rotineira, enquanto a cefaleia tipo tensional não apresenta alteração, na maioria dos casos.
III.A cefaleia tipo tensional é habitualmente generalizada, descrita na maioria dos casos como uma dor em aperto ou "como uma faixa em torno da cabeça".
IV.A crise de cefaleia tensional pode ocorrer em qualquer hora do dia, mas ocorre mais no início da manhã ou pela madrugada, acordando o paciente.
V.Na migrânea, encontra-se história pregressa de vômitos cíclicos quando criança, vertigem paroxística benigna e enjoo de viagem.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I.O declínio da capacidade intelectual é um dos primeiros sinais de défice cognitivo em pacientes de Huntington.
II.A escala de Vonsattel é a mais usada para determinar os diferentes graus de severidade neuropatológica.
III.Os estádios mais avançados da doença são caracterizados por bradicinesia, rigidez severa e demência, sendo a causa morte, geralmente, relacionada a complicações respiratórias infecciosas ou cardiovasculares.
É CORRETO o que se afirma em:
I.A hidrocefalia nas formas aguda e crônica passa a ser identificada mais claramente partir do 2º e 3º anos de vida.
II.A forma aguda da doença tem evolução rápida e progressiva, apresentando cefaleia, vômitos, sintomas oculomotores, deterioração do nível de consciência, convulsões e edema de papila.
III.Na forma crônica,o edema de papila pode estar presente, porém a ausência desse achado não afasta um estado de hipertensão intracraniana.
IV.Casos mais graves podem evoluir para importante comprometimento neuropsicomotor, com completa dependência para as atividades de vida diária.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I.As suas alterações neuropatológicas e bioquímicas podem ser divididas em duas áreas gerais: mudanças estruturais e alterações nos neurotransmissores ou nos sistemas neurotransmissores.
II.Sistemas neurotransmissores podem estar afetados em algumas áreas cerebrais, mas não em outras, como no caso da perda do sistema colinérgico córtico-basal e da ausência de efeito sobre o sistema colinérgico do tronco cerebral.
III.Sabe-se que o alelo E4 do gene da apolipoproteína E (ApoE) é cerca de três vezes mais frequente nas pessoas com a doença do que nos sujeitos-controle pareados por idade, apesar de não ter sido identificada diferença para o risco de acometimento entre as pessoas homozigotas ou não homozigotas para esse gene.
É CORRETO o que se afirma em:
(__)A betainterferona foi o primeiro medicamento a demonstrar eficácia. (__)O uso de imunossupressores não é a primeira opção, mas a azatioprina mostra-se eficaz. (__)Em casos de esclerose múltipla remitente-recorrente refratários a betainterferona, preconiza-se trocá-la por teriflunomida, pois há elevada taxa de anticorpos neutralizantes que reduzem a eficácia das interferonas. (__)A azatioprina deve ser utilizada em casos de pouca adesão às formas parenterais, sendo uma opção menos eficaz.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é: