Questões de Concurso Público Prefeitura de Doutor Pedrinho - SC 2023 para Fonoaudióloga
Foram encontradas 13 questões
(__) Frases que se desviam do modelo canônico - composto por sujeito, verbo e objeto, como as frases interrogativas e passivas - podem ser especialmente desafiadoras para indivíduos acometidos por afasia agramática.
(__) As abordagens de reabilitação orientadas pelo estímulo e pela cognição, que se focam nos déficits apresentados pelo paciente, têm como pressuposto que a identificação e o tratamento do déficit são pré-requisitos para alcançar a melhora funcional. Uma das principais contribuições da abordagem cognitivista foi a definição clara do déficit a ser tratado, assim como a natureza e os resultados da intervenção.
(__) Entre as vantagens da reabilitação seguindo a abordagem cognitivista, podemos citar: a possibilidade de construção hipotética de redes funcionais, com o objetivo de melhorar a precisão na descrição da natureza do déficit.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Coluna 1:
1. Emissões Otoacústicas Transitórias (EOAT) 2. Emissões Otoacústicas espontâneas (EOAE) 3. Emissões Otoacústicas Produtos de Distorção (EOAPD)
Coluna 2:
A. Energia acústica medida no canal auditivo externo, originando-se da cóclea pela interação não linear de dois tons puros aplicados simultaneamente.
B. Realizada por meio de um aparelho mais sensível e capaz de anular o ruído de fundo (originados no organismo e no ambiente), captando as diferenças entre este e a resposta real do ouvido interno.
C. Caracterizam-se por sons de baixa intensidade que necessitam de um microfone muito sensível para sua detecção.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
I. A avaliação audiológica infantil baseada no princípio de cross check é composta por procedimentos eletroacústicos, eletrofisiológicos e comportamentais, realizados conforme a idade cronológica, nível cognitivo e desenvolvimento neuropsicomotor da criança a ser avaliada.
II. Para a classificação de grau de perda auditiva em crianças de até 7 anos de idade, pelo critério de Northern e Downs (2002), a média tonal 16 - 25dB, tem a denominação de Perda auditiva moderada.
III. A Perda auditiva discreta, segundo a classificação de grau de perda auditiva em crianças de até 7 anos de idade, pelo critério de Northern e Downs (2002), a criança consegue ouvir sem amplificação todos os sons da fala.
É correto o que se afirma em:
(__) Seus atributos necessários são uma taxa elevada de determinados tipos de rupturas e raramente envolve mais que os comportamentos observados.
(__) A gagueira pode ser definida pelas rupturas involuntárias do fluxo da fala, caracterizadas por repetições de sons e de sílabas, prolongamentos de sons, bloqueios (posições pré-articulatórias ou articulatórias fixas), pausas extensas e intrusões nas palavras (sons ou segmentos fonológicos pertinentes).
(__) Estudos de ressonância funcional identificam que, na gagueira persistente, são encontrados achados cerebrais funcionais e estruturais na região frontal inferior esquerda e nos gânglios da base.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
I. A voz é produzida pela interação de estruturas que fazem parte do sistema respiratório (pulmões, laringe, cavidade nasal, por exemplo), digestório (faringe, cavidade oral, mandíbula, dentes e lábios, por exemplo) e do sistema nervoso (desde estruturas do encéfalo, medula espinhal até os nervos que conduzem o impulso elétrico aos músculos envolvidos).
II. Os músculos extrínsecos da laringe são responsáveis pelos movimentos de fechamento, abertura, alongamento, encurtamento e tensão longitudinal das pregas vocais.
III. A musculatura extrínseca da laringe tem um papel essencial no mecanismo de produção vocal, influenciando a vibração glótica e os parâmetros relacionados à qualidade vocal, frequência fundamental (F0) e intensidade.
Está correto o que se afirma em:
(__) A disfagia esofágica origina-se dentro do corpo do esôfago, do esfíncter esofágico inferior ou da cárdia.
(__) Pacientes com disfagia orofaríngea comumente apontam para a região cervical ao serem questionados sobre o local de seus sintomas.
(__) Pacientes com disfagia esofágica, ao serem solicitados a identificar o local de seus sintomas, geralmente apontam para a fúrcula esternal ou para uma área atrás do esterno.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Coluna 1:
1. Fístula perilinfática 2. Parotidite epidêmica 3. Hidropsia endolinfática
Coluna 2:
A. Apresenta curva típica de sensorial com perfil descendente (queda em agudos) e perdas bastante graves. O diagnóstico é feito pelo fato de surgir na infância de modo súbito e unilateral.
B. Geralmente ocorre como um evento unilateral, especialmente quando existem malformações da orelha interna (como Mondini) ou antecedentes de trauma craniano.
C. Aumento brusco da pressão no espaço endolinfático pode determinar ruptura de membranas endolinfáticas. A curva audiométrica apresenta um perfil característico, sendoascendente (com pior audição em sons graves), com diplacusia intensa e sensação de pressão naorelha comprometida.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
Coluna 1:
1. Nível periférico 2. Nível subcortical 3. Porção cortical descendente
Coluna 2:
A. Organiza e executa os modelos de aprendizagem da atividade aferente.
B. Responde à necessidade de mudança na atividade motora, baseando-se na identificação de alterações não comportamentais da alimentação.
C. Envolvido nas características aferentes do bolo.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
Coluna 1:
1. Índice de Desvantagem Vocal (IDV) 2. Índice de Desvantagem Vocal para o Canto (IDV-C) 3. Domínios do IDV
Coluna 2:
A. Corresponde a três áreas avaliadas pelo protocolo: emocional, funcional e orgânico.
B. É uma versão adaptada do IDV para avaliar especificamente profissionais da voz que cantam.
C. Protocolo autoaplicável que auxilia na avaliação da autopercepção da desvantagem vocal, utilizado por pacientes disfônicos.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
I.O conjunto faringe e as cavidades oral formam uma cavidade ressonante, que reforça certos componentes do som. Se a cavidade nasal se junta a outras cavidades, teremos o som nasal definido.
II.Os músculos da parte superior da faringe e o palato mole iniciam, juntos, uma conexãoe/ou desligamentos com alteração na ressonância.
III.A cavidade oral pode mudar as condições de ressonância para uma posição diferencial da língua e do maxilar inferior, mas não alteração na abertura dos lábios.
É correto o que se afirma em: