Questões de Concurso Público Prefeitura de Florianópolis - SC 2023 para Professor de Artes Plásticas e Visuais
Foram encontradas 12 questões
A autora Kátia Canton (2009), em suas pesquisas junto ao Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP), mapeou o que intitulou como tendências ou temas da arte contemporânea. Sobre um dos temas mapeados pela autora, ela explicita o seguinte: "Antes da queda do Muro de Berlim, o mundo parecia organizado entre direita e esquerda, capitalismo e socialismo. Hoje, com a dissolução desses contornos claros entre os Estados-Nações, os partidos e suas posições políticas, criam-se muitos outros focos, e esse exercício político passa a se dar de nova maneira". Em relação a essa outra forma de organização das ações no nosso tempo, discutida pela autora no excerto, assinale a alternativa que corresponde à temática da arte contemporânea apresentada no fragmento:
Os estudos sobre a interculturalidade e multiculturalismo nos anos de 1990 e início dos anos 2000 valorizam questões da vida comum no ensino da arte, dando sentido à dimensão estética, à cultura e à "[..] subjetividade dos sujeitos que a compõem e cuja estética se organiza a partir de múltiplas facetas do seu processo de vida e de transformação". Ivone Richter estuda esses conceitos e essa teoria/metodologia. A respeito dessa teoria/metodologia do ensino da arte, assinale a alternativa correta que corresponde ao nome dado a esses estudos no campo da arte educação:
A professora e pesquisadora Regina Melim, ao discutir uma das mais emergentes linguagens da arte no nosso tempo, escreve que: "Podem envolver grandes espaços geográficos, assim como diferentes comunidades, transmitidas via satélite e vistas por milhares de pessoas, ou se resumir a pequenos espaços íntimos. __________ pode ocorrer sem audiência e sem documentação alguma, ou podem ser registradas através de fotografias, vídeos e filmes, entre outros".
Em relação à linguagem da arte discutida pela autora, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna no excerto:
Ao retomar, em 2022, em artigo publicado na Revista GEARTE, os pressupostos da Abordagem Triangular no ensino da arte, a professora Ana Mae Barbosa destaca que: "A leitura como identificação cultural, como necessidade de reconhecimento de si próprio e de construção da realidade na qual estamos inseridos é o centro da educação que se pretende desenvolver não só através das palavras, mas também através da imagem". Quanto à afirmação da autora, podemos elencar que aspecto contemporâneo emergente para os processos de leitura de imagem:
A Semana de Arte Moderna de 1922, que completou 100 anos no ano passado (2022), é lembrada até hoje como um dos marcos da história da arte brasileira, sendo ainda hoje um evento que refrata e reverbera ações artísticas no nosso tempo. Assinale a alternativa que contém artistas visuais que participaram da Semana de Arte Moderna de 1922:
Tem-se ampliado, no debate sobre a formação e atuação de professores de arte, o uso de novas metodologias que permitam outras relações entre a poética e a docência em arte. Uma destas propostas é a A/r/tografia. "A/R/T é uma metáfora para: Artist (artista), Researcher (pesquisador), Teacher (professor) e graph (grafia: escrita/representação)". Em relação a essa metodologia emergente na formação e atuação de professores, artistas e pesquisadores de arte, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)Na elaboração de processos e escritas Artográficas, texto e imagem são privilegiados, sem distinção ou rebaixamento entre as formas de representação.
(__)Na A/r/tografia, enfatiza-se a dimensão da pesquisa, sendo esta a mais importante e superior em relação à docência e à produção em arte.
(__)A A/r/tografia engloba aspectos da Cultura Visual para expandir as possibilidades de criação com o uso de imagens no trabalho poético do professor/artista/pesquisador.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
"O ____________ lida com o livro de uma maneira artística e poética, ou seja, vai para além de guardar apenas conteúdo. O que aproxima o ____________ de todos os outros gêneros de livros que existem é, em um primeiro instante, a semelhança à forma do livro, e o que os diferencia é que os livros cumprem o seu destino de serem funcionais, ou seja, os livros abrigam conteúdos independentemente de seu suporte".
Assinale a alternativa que correta e respectivamente preenche as lacunas no excerto:
Martins (2012), ao falar sobre o papel do professor mediador com a arte, escreve sobre a mediação cultural como "[...] um processo de promoção de encontro entre fruidor e obra, de modo ativo, flexível, propositor, atento ao outro, não protagonizando o processo, mas promovendo diálogos para ampliar os sentidos à obra". É certo que ao discutir a arte na escola ou em mediações junto a museus, a atitude do que viemos a compreender como um processo de mediação cultural deve levar em consideração aspectos relativos àquela produção artística. Em relação ao processo de mediação cultural, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__) Nos processos de mediação cultural, o foco do mediador deve estar nas informações da obra e somente nas formas de apresentá-la ao público.
(__)Mediadores devem atentar-se às experiências, vivências e relações que o público estabelece com a obra e, a partir dessa relação, potencializar o encontro com o objeto artístico.
(__)A mediação cultural se refere apenas aos processos de mediação que ocorrem em espaços não formais de ensino, como museus e galerias de arte.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
A arte catarinense é marcada pela presença de diversos artistas que formaram um cenário promissor para o desenvolvimento das artes visuais no estado. Nesse processo, destacam-se alguns nomes de artistas mulheres que marcaram a história da arte de Santa Catarina por sua importante contribuição para pensar as relações entre a arte e a vida em seus respectivos tempos e contextos de atuação.
Assinale a alternativa que apresenta artistas catarinenses que participaram e/ou participam do circuito da arte no estado:
A história da educação escolar no contexto ocidental é marcada, desde as suas origens na Antiguidade Clássica, pela maneira como se organizaram e se organizam as sociedades e pelas maneiras que atribuem valor e função social à escola ao longo do tempo.
A esse respeito, analise as afirmações a seguir:
I.Na Antiguidade Clássica, os modos de ensinar e aprender foram profundamente influenciados pela educação grega - sobretudo espartana e ateniense - e pela educação romana.
II.Durante a Idade Média, a educação foi profundamente influenciada pela Reforma Protestante, que apregoava a liberdade dos métodos de ensino e a universalização da alfabetização.
III.A Educação escolar no Brasil Colônia foi profundamente influenciada pela Igreja Católica, sobretudo pelos educadores jesuítas, cuja abordagem pedagógica era marcada por uma intensa rigidez na maneira de pensar e de interpretar a realidade e métodos de ensino que privilegiavam o preparo, a seleção e o controle.
IV - No contexto pós-Revolução Industrial, ao longo do século XX, surgem, em países como Alemanha e Rússia, discussões sobre princípios educacionais que viriam a resultar, a partir da sistematização a elas dada por Dewey (nos Estados Unidos), na Escola Nova. Nela, defendia-se, entre outros princípios, conforme Manacorda (2002), a necessidade de jogos e brinquedos na instrução da criança; a aprendizagem ancorada no respeito; escolas equipadas com laboratórios; a psicologia como ferramenta para as exigências ativas; a educação como meio de transformação social e o aprender fazendo.
É correto o que se afirma em:
O ensino da arte, assim como os processos educativos de modo geral, se desenvolve e se transforma na relação com as discussões e temas presentes no debate social de cada tempo histórico. Assim como a arte, o ensino e a aprendizagem sofrem as mudanças que acontecem neste tempo, que tensiona questões de gênero, sexualidade, inclusão, raça, violência, entre outros temas emergentes. Em relação aos debates sociais contemporâneos dos movimentos sociais e sua influência na produção artística do nosso tempo e, consequentemente, do ensino da arte, assinale a alternativa que evidencia pedagogias outras no cenário contemporâneo da arte educação:
No ano de 2021, a 34ª Bienal de São Paulo, cujo tema era "Faz escuro, mas eu canto", foi marcada pela presença de diversas obras e produções artísticas de artistas indígenas de todo o Brasil. Dentre eles, podemos citar o artista Jaider Esbell ( in memorian), nascido na região hoje demarcada como a Terra Indígena Raposa Serra do Sol. No site da exposição em questão, seu trabalho é apresentado como o entrelaçar de "[...] mitos indígenas, críticas à cultura hegemônica e preocupações socioambientais, derivando ora para o âmbito poético, ora para o posicionamento mais claramente político e ativista". Em relação a esses aspectos, a escolha temática da curadoria da 34ª Bienal de São Paulo apresenta que possibilidades para se pensar o ensino da arte no nosso tempo: