Questões de Concurso Público Prefeitura de Florianópolis - SC 2023 para Professor de Dança
Foram encontradas 10 questões
Em seu livro "Ver, ouvir, movimentar-se", Rolf Gelewski apresenta dois métodos para a improvisação na dança. Na introdução, formula os dois objetivos por ele almejados. São eles:
(PEREIRA, Paulo José Baeta. A improvisação integral na dança. Editora Appris, 2021)
I. O objetivo direto e o objetivo indireto.
II.O objetivo direto conduz à improvisação estruturada e pode ser considerado como um processo preparatório ao trabalho coreográfico.
III.O objetivo indireto descreve a improvisação livre, mesmo com uma confrontação do aluno consigo mesmo.
IV.Esses métodos foram revisados e não são mais aceitos para a educação escolar.
É correto o que se afirma em:
"Não é justo que, em nome da educação, crianças e adolescentes sejam confinados em cubículos de meio metro quadrado (o espaço de movimentação possível de quem se senta nas carteiras escolares), quatro horas por dia, cinco dias por semana, duzentos dias por ano, onze anos, num total de 8.800 horas de confinamento. É chocante, absurda, escandalosa essa educação sem corpo, essa deformação humana".
(FREIRE. Educação de corpo inteiro. São Paulo: Editora Scipione,1989)
Levando em conta a relação do corpo com a dança na escola, podemos afirmar que:
"Rudolf Laban (1879-1958) foi um estudioso da movimentação humana que deixou um legado precioso para o estudo do movimento. Criou um método de análise do movimento e de dança educacional [...]. Tornou possível a criação de uma dança pessoal e expressiva, ao mesmo tempo em que valorizava o prazer das pessoas dançarem em grupo. Os Temas de Movimento de Rudolf Laban são material básico de aprendizagem e ensino para professores e dançarinos em todo o mundo. Seu método é tão abrangente que é empregado por profissionais de diferentes áreas ligadas à expressão do corpo [...]. Laban foi um estudioso e incentivador de uma educação por meio do movimento".
(RENGEL, Lenira Peral ... [et all]. Elementos do Movimento na Dança. Salvador: UFBA, 2017)
Ele classificou os elementos e/ou fatores do movimento como:
I. Fluência, Espaço, Peso e Tempo.
II. Corêutica e Eukinética.
III. Cinesferas.
Assinale a alternativa que apresente a correta classificação dada por Laban:
O __________ do século XIX foi marcado por mudanças significativas em relação aos estilos e temáticas abordadas na Dança. Nessa época, houve a valorização da bailarina (delicadas e frágeis fadas, Sylphides e Náiades; admiradas por sua técnica e leveza), a exploração do sobrenatural e do místico, e a aproximação com a literatura e a música.
(KASSING, Gayle. Ballet: fundamentos e técnicas. São Paulo: Manole, 2016)
Assinale a alternativa que corretamente preenche a lacuna no excerto:
Helena Katz (2005) afirma que a dança é o "pensamento do corpo", ela estabelece uma relação entre a dança e um circuito neuronal/muscular, o qual ela contextualiza no âmbito da dança como:
(GREINER, Christine; KATZ, Helena. Corpo e processos de comunicação. Revista Fronteiras: estudos midiáticos, v. 3, n. 2, p. 66-74, 2001.)
"Breakers que abraçam a emoção na música e que dançam de verdade, em vez de apenas executarem passos de uma coreografia pré-montada, são aqueles que realmente entregam danças capazes de emocionar".
(ARTAXO, Inês; MONTEIRO, Gizele de Assis. Ritmo e movimento: teoria e prática. 5.ª ed. rev. São Paulo: Phorte, 2013).
Ao encontro disso, analise as assertivas a seguir e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)Os três elementos básicos que constituem a música são ritmo, melodia e harmonia.
(__)Melodia é a linha musical principal que expressa uma sequência de notas musicais. São sons tocados em sequência um após outro e que possibilitam que reconheçamos a música, sendo que é a partir da fala que se inicia a vivência desse elemento básico da música.
(__)Harmonia refere-se à combinação de acordes que apoiam a melodia e proporcionam profundidade à música. É a combinação simultânea de 2 ou mais sons, uma ciência que combina notas em um conjunto coerente, sons tocados ao mesmo tempo para que haja a percepção de um todo. É usada para designar o que se refere à formação de "acordes".
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Segundo a pesquisa de Andreoli e Canelhas (2019), da década de 70 até hoje foram propostas muitas estéticas artísticas que vão contra a dança na qual há dominante representações de gênero e corpo. Ocorreu uma troca simbiótica entre várias formas de críticas sociais, impulsionada por mudanças nas relações sociais e avanços nos movimentos sociais e artísticos.
(ANDREOLI, G. S.; CANELHAS, L. A DANÇA E AS RELAÇÕES DE GENERO: UMA REFLEXÃO SOBRE A INTERAÇÃO ENTRE MENINOS E MENINAS EM UMA AULA DE DANÇA. Revista da FUNDARTE, [S. l.], v. 37, n. 37, p. p. 375−394, 2019. DOI: 10.19179/2319-0868.660. Disponível https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view /660)
I."Segundo Louro (2013) e Connel (1995), o processo de educação de homens e mulheres na sociedade implica a processo de ensino e aprendizagem de valores, posturas e movimentos corporais considerados masculinos ou femininos. Portanto, pensar a relação entre dança e gênero implica questionar a relação entre corpo e gênero, já que, segundo os Estudos de Gênero, vivenciamos masculinidades e feminilidades, como: certas tensões musculares, posturas, habilidades físicas, formas de movimento (...) Deve-se, então, salientar a importância do conceito de "técnicas físicas". Segundo Mauss (1979), estas são práticas ritualizadas com as quais o ser humano tende a imitar determinadas formas de uso do corpo. Mauss explica que que estão sempre associados a valores culturais, em que o indivíduo é socializado, e variam não apenas com os indivíduos e suas imitações; variam, acima de tudo, com diferentes sociedades, processos de educação, conveniências, modas e prestígios. Dessa forma, o autor refere-se não apenas aos comportamentos físicos corporais que são conscientemente imitados, mas também ao domínio inconsciente, compreendendo, assim, processos de aprendizagem formais e não formais (incluindo os chamados tradicionais ensino de dança; um modelo baseado exclusivamente na cópia e repetição), bem como no processo de aprendizagem informal (Andreolli 2017).
PORTANTO,
II. Para Mauss, as técnicas físicas são classificadas e variam, entre outras coisas, de acordo com as expectativas e valores de toda sociedade, que constrói para os sexos. Assim, existe uma relação muito estreita entre este conceito e o que Judith Butler chama de "performance" de gênero, na medida em que o corpo é o "locus" em que os discursos são escritos e onde o gênero é reproduzido como comportamento performativo. Vários estudos têm apontado que, embora os esportes sejam predominantemente significados como experiências masculinas e relacionados com traços de personalidade supostamente viris (Cook et al. 2014), dançar é considerada uma atividade afeminada e suspeita para um corpo masculino (Sanderson 2001; Souza 2007; Santos 2009; Andreoli 2011, Migdalek 2015).
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona o personagem (realizador/a) à sua respectiva contribuição para a Dança Cênica:
(BOURCIER, Paul. História da dança no ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 1987)
Primeira coluna: realizador/a
1.Angel Vianna.
2.Isadora Duncan.
3.Kazuo Ohno.
Segunda coluna: contribuição
(__)Seu pioneirismo na dança moderna é inegável; suas inspirações nos movimentos da natureza e esculturas gregas marcaram uma nova forma de fazer dança em sua época.
(__)Desenvolveu a dança Butoh, junto com Tatsumi Hijikata, após a segunda guerra mundial.
(__)Apresenta vasta pesquisa de mais de cinquenta anos, foi responsável por formar grande parte dos dançarinos contemporâneos brasileiros.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
Segundo pesquisas, "A dança pode melhorar a aprendizagem dos alunos na escola, assim como o comportamento social, além de desenvolver aspectos cognitivos e motores que levam à cidadania moral, moldando suas perspectivas e ideias. No entanto, os educadores devem buscar uma prática de ensino mais ampla...".
(MARTINS, Vanéria Paula Sousa. A influência da dança na aprendizagem escolar. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 07, Ed. 02, Vol. 04, pp. 21-31. Fevereiro de 2022)
Conforme o texto apresentado, assinale a alternativa que contempla como deve ser o ensino da dança na escola:
Sobre as Danças indígenas, é correto afirmar:
(SILVA, Marilza Oliveira da. Danças Indígenas e Afrobrasileiras. 2018)