Questões de Concurso Público Prefeitura de Tijucas - SC 2023 para Médico Clínico Geral Plantonista

Foram encontradas 19 questões

Q2189610 Medicina
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

Vidro bioativo poderá tratar câncer ósseo

A engenheira de materiais paraibana Geovana Lira Santana conheceu as propriedades do F18, um vidro bioativo capaz de estimular a regeneração óssea, ao chegar à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) para fazer mestrado. Viu no novo material a possibilidade de realizar o desejo antigo de virar cientista e fazer pesquisas sobre câncer. A partir do F18, uma criação do Laboratório de Materiais Vítreos (LaMaV), do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar, Santana trabalhou no desenvolvimento de um compósito com partículas magnéticas para tratar câncer ósseo.

Com a colaboração do Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros (CeRTEV) e do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), dois Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) apoiados pela FAPESP, Santana desenvolveu um novo material para ser aplicado como enxerto no osso afetado por câncer. À matriz vítrea formada pelo vidro bioativo (ou biovidro) F18, patenteado pela UFSCar em 2015, ela incorporou manganitas de lantânio dopadas, ou seja, enriquecidas com estrôncio, um material que aquece quando exposto a um campo magnético alternado externo.

O resultado foi um compósito - material formado por dois ou mais componentes com propriedades complementares ou superiores às dos itens que lhe deram origem - com dupla função. A primeira é o combate às células tumorais pelo aquecimento controlado das partículas magnéticas; a segunda é a regeneração do tecido ósseo, em razão da capacidade de osteoindução do biovidro. "O vidro bioativo libera íons que alteram o pH do meio, estimulando a proliferação de células ósseas. Ele não apenas cria um ambiente favorável à regeneração do osso, como fazem os substitutos ósseos disponíveis no mercado, mas também promove a formação de tecido", resume a pesquisadora, que hoje faz doutorado no mesmo departamento. Além disso, o biovidro F18 tem forte ação bactericida, que dificulta infecções no pós-cirúrgico.

Iniciado em 2018, o projeto teve a orientação do engenheiro de materiais Edgar Dutra Zanotto, coordenador do LaMaV e do CeRTEV, e colaboração do professor do DEMa Murilo Crovace. Os resultados preliminares, publicados no periódico científico Materials em 2022, são promissores.

Outra característica relevante do novo material é que ele pode ser aquecido até no máximo 45 graus Celsius (ºC). Dessa forma, evita-se o superaquecimento do local e danos a células sadias vizinhas ao tumor. Em testes laboratoriais, as partículas magnéticas do compósito chegaram a 40ºC em poucos minutos ao serem submetidas a um campo magnético externo.

 "É uma temperatura bem próxima à ideal para o tratamento do tumor, por volta de 43 °C", conta Santana. "A formação de uma camada de hidroxicarbonato apatita, naturalmente presente no osso humano, permite a ligação do compósito com o tecido ósseo", explica a pesquisadora. Além de buscar os níveis ideais de aquecimento, as próximas etapas do projeto compreendem a realização de testes in vitro e estudos clínicos, ainda sem data prevista. Um pedido de patente do compósito foi depositado em 2021.

O médico radiologista Marcos Roberto de Menezes, coordenador da área de radiologia e intervenção guiada por imagem do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), avalia que, uma vez validado por estudos clínicos, o novo material poderá trazer boas perspectivas ao tratamento oncológico. Menezes é especialista no tratamento de câncer por termoablação, técnica que consiste na inserção de agulhas guiadas por imagem para destruição da célula tumoral por aumento de temperatura ou congelamento.

Retirado e adaptado de: TUNES, Suzel. Vidro bioativo poderá tratar câncer ósseo. Revista Pesquisa FAPESP. Disponível em: seoo s://revistapesquisa.fapesp.br/vidro-bioativo-podera-tratar-cancer-osseo/ Acesso em: 05 mai., 2023.

Analise as etapas a seguir, a respeito da forma como o compósito atua no organismo: 

Fonte das imagens: Alexandre Affonso/Revista Pesquisa FAPESP.

1.


 Imagem associada para resolução da questão


O compósito vítreo é gradualmente absorvido e substituído pelo novo tecido ósseo formado.

2.

Imagem associada para resolução da questão


Para tratar o câncer ósseo, o tecido comprometido é removido. Após a intervenção, há risco de recorrência de células cancerígenas.

3.

Imagem associada para resolução da questão


Médicos fazem o implante de enxerto ósseo de biovidro F18 com LSM (manganita de lantânio dopadas com estrôncio).

4.

Imagem associada para resolução da questão

Depois, é aplicado um campo magnético alternado externo na região, levando à morte as células tumorais remanescentes.

Podemos afirmar que a ordem correta dessa atuação é aquela apresentada em: 

Alternativas
Q2190812 Medicina
É o exame laboratorial recomendado como parte da propedêutica e avaliação pré-operatória do paciente cirúrgico:
Alternativas
Q2190813 Medicina
É um mediador químico que está envolvido na resposta inflamatória aguda do organismo: 
Alternativas
Q2190814 Medicina
É um sinal clínico considerado indicador de uma situação de emergência médica que requer atendimento imediato:
Alternativas
Q2190815 Medicina
É conhecido por desempenhar um papel fundamental na cicatrização das feridas, promovendo a formação de tecido de granulação e angiogênese:
Alternativas
Q2190816 Medicina
É o hormônio conhecido por desempenhar um papel fundamental na resposta inflamatória, endócrina e metabólica ao trauma: 
Alternativas
Q2190817 Medicina
É um processo fisiológico que é um componente da resposta inflamatória, endócrina e metabólica ao trauma:
Alternativas
Q2190818 Medicina
É uma medida considerada essencial no pré-operatório de cirurgias eletivas, visando à redução de complicações perioperatórias:
Alternativas
Q2190819 Medicina
É inibidor da enzima conversora de angiotensina (ECA) e é amplamente utilizado no tratamento da hipertensão arterial e insuficiência cardíaca: 
Alternativas
Q2190820 Medicina
Hormônio conhecido por desempenhar um papel importante no controle hidroeletrolítico do organismo, regulando a reabsorção de água nos rins:
Alternativas
Q2190821 Medicina
Técnica considerada um exemplo de cirurgia minimamente invasiva, amplamente utilizada na remoção da vesícula biliar:
Alternativas
Q2190822 Medicina
É uma afecção caracterizada pela formação de pedras nos rins, podendo causar cólica renal e obstrução do trato urinário:
Alternativas
Q2190823 Medicina
É considerada uma etapa essencial na propedêutica e avaliação do paciente cirúrgico, de acordo com as diretrizes clínicas mais recentes:
Alternativas
Q2190824 Medicina
 É considerado um marcador de função renal e é frequentemente utilizado na propedêutica e avaliação pré-operatória de pacientes cirúrgicos:
Alternativas
Q2190825 Medicina
Considere as afirmativas relacionadas ao controle social do Sistema Único de Saúde (SUS) apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)O controle social é realizado pelo cidadão por meio de sua vivência na escola, no trabalho e na comunidade. Praticando o controle social, os cidadãos podem interferir no planejamento, na realização e na avaliação das atividades do governo.
(__)O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, é um órgão colegiado composto somente por representantes do governo e profissionais de saúde.
(__)O Sistema Único de Saúde (SUS) conta em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas: a Conferência de Saúde e o Conselho de Saúde.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Alternativas
Q2190826 Medicina
Sobre as bases conceituais da epidemiologia, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2190827 Medicina
Marque a alternativa que está de acordo com os objetivos e atribuições do Sistema Único de Saúde (SUS):
Alternativas
Q2190828 Medicina
Sobre a organização e a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), analise as afirmativas a seguir:
I.As ações e serviços de saúde executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade descrescente.
II.Os Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) são reconhecidos como entidades que representam os entes municipais no âmbito estadual, para tratar de matérias referentes à saúde, desde que vinculados institucionalmente ao Conasems, na forma que dispuserem seus estatutos.
III.O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) são reconhecidos como entidades representativas dos entes estaduais e municipais para tratar de matérias referentes à saúde e declarados de utilidade pública e de relevante função social, na forma do regulamento.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2190829 Medicina
Sobre os níveis de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS), marque a alternativa correta: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: B
4: E
5: C
6: E
7: D
8: E
9: B
10: D
11: A
12: B
13: C
14: D
15: B
16: E
17: D
18: B
19: A