Questões de Concurso Público Prefeitura de Tijucas - SC 2023 para Médico Oftalmologista

Foram encontradas 19 questões

Q2189610 Medicina
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

Vidro bioativo poderá tratar câncer ósseo

A engenheira de materiais paraibana Geovana Lira Santana conheceu as propriedades do F18, um vidro bioativo capaz de estimular a regeneração óssea, ao chegar à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) para fazer mestrado. Viu no novo material a possibilidade de realizar o desejo antigo de virar cientista e fazer pesquisas sobre câncer. A partir do F18, uma criação do Laboratório de Materiais Vítreos (LaMaV), do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar, Santana trabalhou no desenvolvimento de um compósito com partículas magnéticas para tratar câncer ósseo.

Com a colaboração do Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros (CeRTEV) e do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), dois Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) apoiados pela FAPESP, Santana desenvolveu um novo material para ser aplicado como enxerto no osso afetado por câncer. À matriz vítrea formada pelo vidro bioativo (ou biovidro) F18, patenteado pela UFSCar em 2015, ela incorporou manganitas de lantânio dopadas, ou seja, enriquecidas com estrôncio, um material que aquece quando exposto a um campo magnético alternado externo.

O resultado foi um compósito - material formado por dois ou mais componentes com propriedades complementares ou superiores às dos itens que lhe deram origem - com dupla função. A primeira é o combate às células tumorais pelo aquecimento controlado das partículas magnéticas; a segunda é a regeneração do tecido ósseo, em razão da capacidade de osteoindução do biovidro. "O vidro bioativo libera íons que alteram o pH do meio, estimulando a proliferação de células ósseas. Ele não apenas cria um ambiente favorável à regeneração do osso, como fazem os substitutos ósseos disponíveis no mercado, mas também promove a formação de tecido", resume a pesquisadora, que hoje faz doutorado no mesmo departamento. Além disso, o biovidro F18 tem forte ação bactericida, que dificulta infecções no pós-cirúrgico.

Iniciado em 2018, o projeto teve a orientação do engenheiro de materiais Edgar Dutra Zanotto, coordenador do LaMaV e do CeRTEV, e colaboração do professor do DEMa Murilo Crovace. Os resultados preliminares, publicados no periódico científico Materials em 2022, são promissores.

Outra característica relevante do novo material é que ele pode ser aquecido até no máximo 45 graus Celsius (ºC). Dessa forma, evita-se o superaquecimento do local e danos a células sadias vizinhas ao tumor. Em testes laboratoriais, as partículas magnéticas do compósito chegaram a 40ºC em poucos minutos ao serem submetidas a um campo magnético externo.

 "É uma temperatura bem próxima à ideal para o tratamento do tumor, por volta de 43 °C", conta Santana. "A formação de uma camada de hidroxicarbonato apatita, naturalmente presente no osso humano, permite a ligação do compósito com o tecido ósseo", explica a pesquisadora. Além de buscar os níveis ideais de aquecimento, as próximas etapas do projeto compreendem a realização de testes in vitro e estudos clínicos, ainda sem data prevista. Um pedido de patente do compósito foi depositado em 2021.

O médico radiologista Marcos Roberto de Menezes, coordenador da área de radiologia e intervenção guiada por imagem do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), avalia que, uma vez validado por estudos clínicos, o novo material poderá trazer boas perspectivas ao tratamento oncológico. Menezes é especialista no tratamento de câncer por termoablação, técnica que consiste na inserção de agulhas guiadas por imagem para destruição da célula tumoral por aumento de temperatura ou congelamento.

Retirado e adaptado de: TUNES, Suzel. Vidro bioativo poderá tratar câncer ósseo. Revista Pesquisa FAPESP. Disponível em: seoo s://revistapesquisa.fapesp.br/vidro-bioativo-podera-tratar-cancer-osseo/ Acesso em: 05 mai., 2023.

Analise as etapas a seguir, a respeito da forma como o compósito atua no organismo: 

Fonte das imagens: Alexandre Affonso/Revista Pesquisa FAPESP.

1.


 Imagem associada para resolução da questão


O compósito vítreo é gradualmente absorvido e substituído pelo novo tecido ósseo formado.

2.

Imagem associada para resolução da questão


Para tratar o câncer ósseo, o tecido comprometido é removido. Após a intervenção, há risco de recorrência de células cancerígenas.

3.

Imagem associada para resolução da questão


Médicos fazem o implante de enxerto ósseo de biovidro F18 com LSM (manganita de lantânio dopadas com estrôncio).

4.

Imagem associada para resolução da questão

Depois, é aplicado um campo magnético alternado externo na região, levando à morte as células tumorais remanescentes.

Podemos afirmar que a ordem correta dessa atuação é aquela apresentada em: 

Alternativas
Q2189642 Medicina
Assinale a alternativa correta a respeito da blefarite:
Alternativas
Q2189643 Medicina
Assinale a alternativa correta a respeito da hipermetropia:
Alternativas
Q2189644 Medicina
A doença genética que afeta as células fotossensíveis da retina, causando perda gradual e irreversível da visão periférica, podendo levar à cegueira, é chamada:
Alternativas
Q2189645 Medicina
A respeito das afecções do trato uveal, leia as afirmativas a seguir:
I.A iridociclite é uma inflamação que afeta a córnea e a esclera. II.As coroidites são inflamações que afetam a superfície externa do olho. III.A iridociclite é uma inflamação que afeta a íris e o corpo ciliar. IV.As coroidites são inflamações que afetam a camada vascular intermediária do olho.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2189646 Medicina
Leia o excerto a seguir:
"É uma doença genética do tecido conjuntivo que afeta vários órgãos do corpo, incluindo os olhos, coração, vasos sanguíneos e ossos. É causada por uma mutação no gene FBN1, que codifica a proteína fibrilina-1, uma das principais proteínas estruturais do tecido conjuntivo".
O trecho apresentado diz respeito à:
Alternativas
Q2189647 Medicina
Leia as afirmativas a seguir a respeito do pterígio:
I.Cararacteriza-se por uma inflamação da conjuntiva, que pode ser causada por vírus, bactérias, alergias, irritantes, entre outros fatores.
II.É mais comum em pessoas que vivem em áreas de clima quente e seco, com alta exposição à radiação ultravioleta (UV) e vento, e é mais frequente em adultos jovens.
III.Tem com sintomas a irritação ocular.
IV.A cirurgia de remoção do pterígio consiste na retirada do tecido afetado.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2189648 Medicina
Leia o excerto a seguir:
"É uma doença degenerativa que afeta a córnea, fazendo com que ela se torne mais fina e curvar-se para fora em forma de cone. Isso pode causar visão embaçada, distorcida e sensibilidade à luz".
O trecho apresentado diz respeito à/ao:
Alternativas
Q2189649 Medicina
Assinale a alternativa correta a respeito da dacriocistite:
Alternativas
Q2189650 Medicina
Leia as afirmativas a seguir a respeito da retinopatia diabética:
I.É uma doença que afeta a retina.
II.A doença se desenvolve devido ao dano causado pelos níveis elevados de açúcar no sangue, que danificam os vasos sanguíneos da retina, o que pode levar a vazamentos de fluido e sangue e à formação de novos vasos sanguíneos anormais.
III.A retinopatia diabética não proliferativa é o estágio avançado da doença, no qual novos vasos sanguíneos anormais começam a crescer na retina, podendo levar a hemorragias e descolamento da retina.
IV.A retinopatia diabética proliferativa o estágio inicial da doença e pode ser classificada em leve, moderada ou grave, dependendo do grau de comprometimento dos vasos sanguíneos da retina.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2189651 Medicina
Leia as afirmativas a seguir a respeito do deslocamento de retina:
I.É frequentemente causado por um rasgo ou buraco na retina, que permite que o fluido do vítreo (o gel transparente dentro do olho) penetre entre as camadas e as separe.
II.O tratamento cirúrgico mais comum é a cirurgia de vitrectomia, em que o gel vítreo é removido do olho e substituído por um gás ou líquido especial que empurra a retina de volta ao seu lugar correto.
III.O pós-operatório é importante para garantir o sucesso da cirurgia e pode incluir repouso e posição específica do olho.
IV.Em casos mais graves, pode ser necessária uma cirurgia combinada de vitrectomia e colocação de uma banda escleral.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2189652 Medicina
Podemos afirmar acerca da miopia:
I.É uma anomalia de refração em que a imagem é focada à frente da retina, em vez de na própria retina.
II.Pode ser causada por uma combinação de fatores genéticos e ambientais.
III.É medida em dioptrias (D) e, geralmente, quanto menor o número de dioptrias, maior é o grau de miopia.
IV.Os sintomas mais comuns da miopia incluem dificuldade em enxergar objetos distantes com clareza, fadiga ocular, dores de cabeça e tensão ocular.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2189653 Medicina
Podemos afirmar a respeito da foria:
Alternativas
Q2189654 Medicina
Assinale a alternativa correta acerca do glaucoma secundário:
Alternativas
Q2189655 Medicina
Marque a alternativa que está de acordo com os objetivos e atribuições do Sistema Único de Saúde (SUS):
Alternativas
Q2189656 Medicina
Considere as afirmativas relacionadas ao controle social do Sistema Único de Saúde (SUS) apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)O controle social é realizado pelo cidadão por meio de sua vivência na escola, no trabalho e na comunidade. Praticando o controle social, os cidadãos podem interferir no planejamento, na realização e na avaliação das atividades do governo.
(__)O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, é um órgão colegiado composto somente por representantes do governo e profissionais de saúde.
(__)O Sistema Único de Saúde (SUS) conta em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas: a Conferência de Saúde e o Conselho de Saúde.
Assinale a alternativa com a sequência correta: 
Alternativas
Q2189657 Medicina
Sobre os níveis de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS), marque a alternativa correta:
Alternativas
Q2189658 Medicina
Sobre a organização e a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), analise as afirmativas a seguir:
I.As ações e serviços de saúde executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade descrescente.
II.Os Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) são reconhecidos como entidades que representam os entes municipais no âmbito estadual, para tratar de matérias referentes à saúde, desde que vinculados institucionalmente ao Conasems, na forma que dispuserem seus estatutos.
III.O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) são reconhecidos como entidades representativas dos entes estaduais e municipais para tratar de matérias referentes à saúde e declarados de utilidade pública e de relevante função social, na forma do regulamento.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2189659 Medicina
Sobre as bases conceituais da epidemiologia, é correto afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: A
4: D
5: D
6: A
7: B
8: A
9: E
10: E
11: A
12: D
13: E
14: A
15: A
16: D
17: A
18: A
19: D