Questões de Concurso Público Prefeitura de Tijucas - SC 2023 para Médico Urologista

Foram encontradas 19 questões

Q2189610 Medicina
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

Vidro bioativo poderá tratar câncer ósseo

A engenheira de materiais paraibana Geovana Lira Santana conheceu as propriedades do F18, um vidro bioativo capaz de estimular a regeneração óssea, ao chegar à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) para fazer mestrado. Viu no novo material a possibilidade de realizar o desejo antigo de virar cientista e fazer pesquisas sobre câncer. A partir do F18, uma criação do Laboratório de Materiais Vítreos (LaMaV), do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar, Santana trabalhou no desenvolvimento de um compósito com partículas magnéticas para tratar câncer ósseo.

Com a colaboração do Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros (CeRTEV) e do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), dois Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) apoiados pela FAPESP, Santana desenvolveu um novo material para ser aplicado como enxerto no osso afetado por câncer. À matriz vítrea formada pelo vidro bioativo (ou biovidro) F18, patenteado pela UFSCar em 2015, ela incorporou manganitas de lantânio dopadas, ou seja, enriquecidas com estrôncio, um material que aquece quando exposto a um campo magnético alternado externo.

O resultado foi um compósito - material formado por dois ou mais componentes com propriedades complementares ou superiores às dos itens que lhe deram origem - com dupla função. A primeira é o combate às células tumorais pelo aquecimento controlado das partículas magnéticas; a segunda é a regeneração do tecido ósseo, em razão da capacidade de osteoindução do biovidro. "O vidro bioativo libera íons que alteram o pH do meio, estimulando a proliferação de células ósseas. Ele não apenas cria um ambiente favorável à regeneração do osso, como fazem os substitutos ósseos disponíveis no mercado, mas também promove a formação de tecido", resume a pesquisadora, que hoje faz doutorado no mesmo departamento. Além disso, o biovidro F18 tem forte ação bactericida, que dificulta infecções no pós-cirúrgico.

Iniciado em 2018, o projeto teve a orientação do engenheiro de materiais Edgar Dutra Zanotto, coordenador do LaMaV e do CeRTEV, e colaboração do professor do DEMa Murilo Crovace. Os resultados preliminares, publicados no periódico científico Materials em 2022, são promissores.

Outra característica relevante do novo material é que ele pode ser aquecido até no máximo 45 graus Celsius (ºC). Dessa forma, evita-se o superaquecimento do local e danos a células sadias vizinhas ao tumor. Em testes laboratoriais, as partículas magnéticas do compósito chegaram a 40ºC em poucos minutos ao serem submetidas a um campo magnético externo.

 "É uma temperatura bem próxima à ideal para o tratamento do tumor, por volta de 43 °C", conta Santana. "A formação de uma camada de hidroxicarbonato apatita, naturalmente presente no osso humano, permite a ligação do compósito com o tecido ósseo", explica a pesquisadora. Além de buscar os níveis ideais de aquecimento, as próximas etapas do projeto compreendem a realização de testes in vitro e estudos clínicos, ainda sem data prevista. Um pedido de patente do compósito foi depositado em 2021.

O médico radiologista Marcos Roberto de Menezes, coordenador da área de radiologia e intervenção guiada por imagem do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), avalia que, uma vez validado por estudos clínicos, o novo material poderá trazer boas perspectivas ao tratamento oncológico. Menezes é especialista no tratamento de câncer por termoablação, técnica que consiste na inserção de agulhas guiadas por imagem para destruição da célula tumoral por aumento de temperatura ou congelamento.

Retirado e adaptado de: TUNES, Suzel. Vidro bioativo poderá tratar câncer ósseo. Revista Pesquisa FAPESP. Disponível em: seoo s://revistapesquisa.fapesp.br/vidro-bioativo-podera-tratar-cancer-osseo/ Acesso em: 05 mai., 2023.

Analise as etapas a seguir, a respeito da forma como o compósito atua no organismo: 

Fonte das imagens: Alexandre Affonso/Revista Pesquisa FAPESP.

1.


 Imagem associada para resolução da questão


O compósito vítreo é gradualmente absorvido e substituído pelo novo tecido ósseo formado.

2.

Imagem associada para resolução da questão


Para tratar o câncer ósseo, o tecido comprometido é removido. Após a intervenção, há risco de recorrência de células cancerígenas.

3.

Imagem associada para resolução da questão


Médicos fazem o implante de enxerto ósseo de biovidro F18 com LSM (manganita de lantânio dopadas com estrôncio).

4.

Imagem associada para resolução da questão

Depois, é aplicado um campo magnético alternado externo na região, levando à morte as células tumorais remanescentes.

Podemos afirmar que a ordem correta dessa atuação é aquela apresentada em: 

Alternativas
Q2190982 Medicina
Em relação à infecção por ureaplasma, analise as afirmativas a seguir:
I.É comumente transmitida sexualmente, mas também pode ocorrer por meio do contato com objetos contaminados.
II.A maioria das pessoas infectadas pelo ureaplasma não apresenta sintomas, mas algumas podem desenvolver inflamação e infecção do trato urinário inferior, como uretrite ou cistite.
III.A infecção por ureaplasma também pode levar a complicações, como infertilidade, parto prematuro e infecção do trato genital superior em mulheres.
IV.Manifesta-se por meio de pequenas bolhas localizadas principalmente na parte externa da vagina e na ponta do pênis.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2190983 Medicina
Leia o excerto a seguir:
"É uma IST crônica progressiva, causada pela bactéria Klebsiella granulomatis . Acomete preferencialmente a pele e mucosas das regiões da genitália, da virilha e do ânus. Causa úlceras e destrói a pele infectada. É pouco frequente, ocorrendo na maioria das vezes em climas tropicais e subtropicais".
O trecho apresentado diz respeito à/ao:
Alternativas
Q2190984 Medicina
O colículo seminal é uma eminência arredondada no meio da crista uretral com um orifício em forma de fenda que se abre em uma pequena estrutura em fundo cego, o:
Alternativas
Q2190985 Medicina
A respeito da anatomia do sistema geniturinário, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q2190986 Medicina
Em relação à uretra, leia as afirmativas a seguir:
I.É drenada pelos ramos prostáticos das artérias vesical inferior e retal média. II.A uretra masculina é irrigada principalmente pelo plexo venoso prostático. III.Quando o pênis está flácido (não ereto), a uretra assume uma curvatura dupla. IV.A inervação da uretra masculina é realizada pelo plexo prostático (um conjunto de fibras simpáticas, parassimpáticas e viscerais aferentes).
É correto o que se afirma em: 
Alternativas
Q2190987 Medicina
Leia as afirmativas a seguir a respeito da estrutura macroscópico do rim:
I.O hilo renal é a entrada para um espaço no interior do rim, o seio renal, que contém a pelve renal, os cálices renais, vasos sanguíneos, nervos e uma quantidade variável de gordura.
II.Na margem medial côncava do rim, há uma fenda vertical, chamada de hilo renal, onde a veia renal entra nos rins e a artéria renal deixa o órgão.
III.Cada rim tem uma superfície anterior e uma posterior, uma margem medial e uma lateral, e um polo superior e um inferior.
IV.A pelve renal é uma expansão plana na extremidade superior dos ureteres em formato de funil.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2190988 Medicina
Assinale a alternativa que contém a cirurgia realizada para remover um ou ambos os testículos, geralmente realizada em casos de câncer testicular:
Alternativas
Q2190989 Medicina
Assinale a alternativa que contém um medicamento eficaz contra a bactéria da tuberculose:
Alternativas
Q2190990 Medicina
Marque a opção correta referente à pielonefrite:
Alternativas
Q2190991 Medicina
Podemos afirmar, a respeito da hipertensão renovascular, que:
I.É uma condição em que a pressão arterial elevada é causada por uma obstrução ou estenose (estreitamento) das artérias renais, que são responsáveis por levar o sangue para os rins.
II.A causa mais comum de hipertensão renovascular é a aterosclerose, que é uma doença em que as artérias se estreitam e endurecem devido ao acúmulo de placas de gordura e outros materiais.
III.Um de seus principais sintomas é o ganho de peso.
IV.Seu diagnóstico envolve exames como ultrassonografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética para avaliar o fluxo sanguíneo para os rins.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2190992 Medicina
A bexiga urinária é uma víscera oca com fortes paredes musculares caracterizada por sua distensibilidade. As paredes da bexiga são compostas principalmente pelo músculo detrusor. Nos homens, próximo ao colo da bexiga, as fibras do músculo detrusor formam um esfíncter involuntário denominado: 
Alternativas
Q2190993 Medicina
Leia as afirmativas a seguir a respeito da hiperplasia prostática benigna (HPB):
I.Os sintomas podem incluir aumento da frequência urinária, urgência para urinar, dificuldade para iniciar a micção, diminuição da força do fluxo urinário, gotejamento após urinar e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.
II.O diagnóstico pode ser feito por meio de exames físicos, exames de sangue e urina, ultrassom da próstata e outros testes urodinâmicos.
III.O tratamento da HPB pode incluir medicamentos, cirurgia ou uma combinação de ambos.
IV. Caso não tratada, a HPB pode levar a complicações, como infecções urinárias, pedras nos rins, retenção urinária aguda e insuficiência renal.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2190994 Medicina
A respeito da nefrite intersticial, leia as afirmativas a seguir:
I.Seus sintomas podem incluir náuseas e vômitos.
II.O tratamento da nefrite intersticial depende da causa da inflamação, mas pode incluir o uso de medicamentos para controlar a inflamação.
III.Caso não tratada, a nefrite intersticial pode levar a complicações graves, como insuficiência renal, hipertensão arterial, doença renal crônica e até mesmo falência renal.
IV.O diagnóstico da nefrite intersticial é geralmente feito por meio de exames de sangue e urina, que podem mostrar sinais de inflamação ou disfunção renal.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2190995 Medicina
Sobre os níveis de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS), marque a alternativa correta:
Alternativas
Q2190996 Medicina
Considere as afirmativas relacionadas ao controle social do Sistema Único de Saúde (SUS) apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)O controle social é realizado pelo cidadão por meio de sua vivência na escola, no trabalho e na comunidade. Praticando o controle social, os cidadãos podem interferir no planejamento, na realização e na avaliação das atividades do governo.
(__)O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, é um órgão colegiado composto somente por representantes do governo e profissionais de saúde.
(__)O Sistema Único de Saúde (SUS) conta em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas: a Conferência de Saúde e o Conselho de Saúde.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Alternativas
Q2190997 Medicina
Sobre as bases conceituais da epidemiologia, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q2190998 Medicina
Marque a alternativa que está de acordo com os objetivos e atribuições do Sistema Único de Saúde (SUS):
Alternativas
Q2190999 Medicina
Sobre a organização e a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), analise as afirmativas a seguir:
I.As ações e serviços de saúde executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade descrescente.
II.Os Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) são reconhecidos como entidades que representam os entes municipais no âmbito estadual, para tratar de matérias referentes à saúde, desde que vinculados institucionalmente ao Conasems, na forma que dispuserem seus estatutos.
III.O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) são reconhecidos como entidades representativas dos entes estaduais e municipais para tratar de matérias referentes à saúde e declarados de utilidade pública e de relevante função social, na forma do regulamento.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: B
4: A
5: D
6: C
7: E
8: D
9: C
10: C
11: D
12: A
13: E
14: D
15: B
16: D
17: C
18: C
19: D