Questões de Concurso Público Prefeitura de Blumenau - SC 2024 para Professor de Música (Violino)
Foi encontrada 1 questão
A edição 2024 da mais completa e aprofundada pesquisa sobre os hábitos de leitura do brasileiro foi divulgada em novembro e revelou que, nos últimos quatro anos, houve uma redução de 6,7 milhões de leitores no país. Pela primeira vez na série histórica da pesquisa, a proporção de não-leitores é maior do que a de leitores na população brasileira: 53% das pessoas não leram nem parte de um livro - impresso ou digital de qualquer gênero, incluindo didáticos, bíblia e religiosos, nos três meses anteriores à pesquisa. Se considerarmos somente livros inteiros lidos, no período de três meses anteriores à pesquisa, esse percentual é ainda menor: 27% dos brasileiros. A redução no percentual de leitores identificada na série histórica da pesquisa se deu em todos os perfis e segmentos pesquisados: por faixa etária, gênero, escolaridade, estudantes e não estudantes, por classe e renda. O estudo de 2024 permite a leitura dos resultados por unidades da federação e possibilita comparar os resultados de 2024 com os de 2019 e do restante da série histórica da pesquisa por região (Instituto Pró-Livro, 2024). Dado esse contexto e considerando-se a 6ª edição da "Retratos da Leitura no Brasil", única pesquisa nacional que avalia o comportamento leitor dos brasileiros, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A Região Sul é a única das cinco do país onde ainda há uma maioria de leitores na população: atualmente, aproximadamente, 53% dos moradores dos três estados leram total ou parcialmente pelo menos um livro nos três meses que antecederam a pesquisa. Santa Catarina é o estado com maior proporção de leitores.
CONTUDO
II. Os leitores que leram total ou parcialmente pelo menos um livro nos três meses que antecederam a pesquisa ficou abaixo do verificado na edição anterior da pesquisa, quando a mesma região registrou, aproximadamente, 58% de leitores.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: