Questões de Concurso Público Prefeitura de Florianópolis - SC 2024 para Oceanógrafo

Foram encontradas 3 questões

Q3025140 Atualidades
"Todos os dias, a gente amanhece com o pensamento de ir para casa. Mas não tem como a pessoa ir para casa porque eles prendem a gente de uma forma que ou a gente fica ou, se não quiser ficar, vai morrer. Se a gente quiser sair, quebrar o contrato, sai sem direito a nada, nem os dias trabalhados, sem passagem, sem nada. Então, a gente é forçado a ficar".
O trecho apresentado refere-se ao relato de um dos trabalhadores resgatados pela operação realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério do Trabalho e Emprego MTE e Polícia Federal (PF), no início do ano de 2023, nas vinícolas do Rio Grande do Sul. Ao encontro dessa temática, analise as afirmações a seguir e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)Em comum nesses grupos tornados "escravos modernos", está a presença de trabalhadores migrantes.
(__)O turismo, a mineração e a indústria alimentícia, no Brasil, são os setores que mais exploram o trabalho escravo moderno no país.
(__)À exploração da mão de obra escrava, cria-se, em paralelo, uma concorrência desleal frente a companhias que seguem a lei, além da perda de receitas tributáveis governamentais.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas
Q3025141 Atualidades
Trata-se de um método alternativo de política externa realizada por países, utilizando dimensões intangíveis como reputação e influência para ganhar o apoio de outros, em contraponto ao método tradicional para alcançar seus objetivos (Zardo, 2024). Ao encontro disso, Buarque (2024) elucida que é a capacidade de um país de influenciar outros Estados sem coerção, mas por meios como cultura, valores, diplomacia e atratividade cultural e política. O termo foi criado nos anos 90 por Joseph Nye, sob a tríade da cultura, valores políticos e legitimidade da política externa. Nesse sentido, Calgaro, Silva e Ercolani (2020) alertam que a atuação de grupos que se beneficiam com o desmonte ambiental, da cultura predatória e do ataque a grupos indígenas causa o seu esvaziamento e enfraquecimento.
O excerto se refere ao:
Alternativas
Q3025142 Atualidades
Nos últimos cinco anos, o Brasil perdeu 8.558.237 hectares de vegetação nativa, o equivalente a duas vezes o estado do Rio de Janeiro. Porém, 2023 representou um ponto de inflexão nesse processo, segundo dados da mais recente edição do Relatório Anual do Desmatamento (RAD) no Brasil do MapBiomas. Primeiro, por ter registrado uma queda de 11,6% na área desmatada: ao todo, 1.829.597 hectares de vegetação nativa foram suprimidos em 2023; em 2022, esse total foi de 2.069.695 hectares. Essa redução se deu mesmo com um aumento de 8,7% no número de alertas, na comparação com 2022 (MapBiomas, 2024). Ainda assim:

I.A grande maioria do desmatamento do país teve a expansão agropecuária como vetor.
II.Nos últimos tempos, o desmatamento no país está se concentrando nos biomas onde predominam formações savânicas e campestres e reduzindo nas formações florestais.
III.A maior área desmatada no Brasil ocorreu, principalmente, na região conhecida como Matopiba.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: E