Questões de Concurso Público SED-SC 2024 para Professor Indígena Kaingang - Matemática
Foram encontradas 10 questões
I.O repasse de recursos financeiros às escolas públicas de educação básica, no ano de 2024, é uma das iniciativas que compõem as ações articuladas pela Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec) cujo objetivo é universalizar a conectividade de qualidade para uso pedagógico e administrativo nos estabelecimentos de ensino da rede pública da educação básica.
ISSO PORQUE
lI.A conectividade adequada permite: a realização de atividades pedagógicas e administrativas on-line; o uso de recursos educacionais e de gestão; o acesso a áudios, vídeos, jogos e plataformas de streaming com intencionalidade pedagógica; e a disponibilidade de rede sem fio no ambiente escolar, composto por salas de aula, bibliotecas, laboratórios, salas de professores, áreas comuns e setores administrativos.
ALÉM DISSO
IlI.O Programa de Inovação Educação Conectada foi elaborado com dimensões que se complementam, para que o uso de tecnologia digital tenha efeito positivo na educação, as quais são: compra massiva de equipamentos, gamificação universal, conectividade como indicador de sucesso, formação de alunos em programação e robótica, integração de sistemas de vigilância e monitoramento e engajamento comunitário.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
l.lskóra vỹ fyr mi nỹtĩ vê hã ra tóg ki kã rã mãn mũ, kanhgág ag formção han jé, ag vepê ki kanhrãnrãn han jé, ag nén to kinhra pê mré, ag nén hyn han mũ to, ag vênh kirĩr ên to, ag nén vugvóg há nỹtĩ ti, ag ãvãnh, ag tỹ jagnê kinhra kar ag tỹ jagnê mré ne ki há ên ti ke gé.
Gen kỹ
ll.lskóra vỹ tỹ nén ũ mág tar tãvĩ nĩ, ti tỹ nén tỹ kanhgág kutãn nĩ ên mré ke jé, ag jamã kri, ũ tỹ kã mũ ên tỹ kãnkãn kỹ nỹtĩ jé, kỹ vỹ ti nỹtĩg ja mĩ rán kỹ nỹj mũ.
Ki hã ke nỹtĩ tag tugnỹm kỹ, ki hã ke ki tỹ jónh ké:
(_)Um dos questionamentos, levantados pela Pedagogia das Competências em relação à tradição escolar brasileira, tem relação com a transmissão passiva ou inculcação de conteúdos escolares que, por muito tempo, nela predominou, levando a um ensino descontextualizado de conteúdos que pouco (ou nada) faziam sentido para o estudante, provocando desinteresse e desmotivação.
(_)As metodologias para o desenvolvimento da aprendizagem por competências e habilidades envolvem sempre a participação ativa dos estudantes e do professor no processo de ensino e aprendizagem, a partir do uso de metodologias ativas, as quais priorizem a interação, a resolução coletiva de problemas significativos, a colaboração e a análise da realidade.
(_)A BNCC e o Currículo Base do Território Catarinense, de forma solidária, apontam que o objetivo da escola, na contemporaneidade, é desenvolver competências que permitam ao sujeito alcançar sucesso pessoal e profissional ao longo da vida, tanto em sua realidade cotidiana como na esfera do trabalho, da arte, da ciência entre outras. Assim, cabe à escola fomentar a pedagogia do aprender a aprender, valorizando o processo contínuo de aprendizagem, em detrimento da transmissão de conteúdos fixos e isolados. Por isso, as metodologias mobilizadas pelo professor precisam envolver a pesquisa, a problematização da realidade, a construção de hipóteses, a análise crítica de resultados, a mobilização de saberes teóricos e práticos, atitudes e valores, bem como a resolução de problemas.
(_)Um dos problemas do trabalho com a Pedagogia das Competências é que ela se centra na percepção de que a vida é fragmentada e, por isso, a abordagem escolar também deve ser fragmentada em disciplinas escolares ou componentes curriculares, cada qual abarcando conteúdos específicos, que precisam ser pensados de forma isolada, para facilitar a aprendizagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Primeira coluna: descrição
1.É um tipo de avaliação que tem como objetivo compreender/averiguar os conhecimentos prévios dos estudantes.
2.É um tipo de avaliação centrada na compreensão e análise do processo de construção do conhecimento, de forma a se perceber de onde parte cada estudante e os conhecimentos que vai construindo ao longo do processo de ensino e aprendizagem para que o professor possa realizar redirecionamentos e replanejamentos na intenção de melhor colaborar com o processo de ensino e aprendizagem.
3.É um tipo de avaliação que tem como objetivo mensurar as habilidades e competências desenvolvidas pelo estudante ao final de uma dada etapa do processo educativo (bimestre, trimestre, semestre etc.), podendo o seu resultado servir de comparação com períodos anteriores e, sobretudo, permitindo que se perceba o quanto o estudante se aproximou ou não dos objetivos de aprendizagem planejados para aquele ciclo de aprendizagem, ou, ainda, se os superou.
4.É um tipo de avaliação que fornece elementos para a formulação e o monitoramento de políticas públicas, bem como o redirecionamento de práticas pedagógicas no âmbito de uma turma, uma unidade escolar, um município ou toda uma região.
5.É um tipo de avaliação que envolve o processo contínuo por meio do qual a Unidade Escolar busca se autoavaliar, conhecer a sua própria realidade, refletir e se comprometer junto à comunidade. A partir dela, são elaborados planos de ação que possam promover a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem.
Segunda coluna: tipo de avaliação
(_)Avaliação institucional externa.
(_)Avaliação institucional interna.
(_)Avaliação formativa.
(_)Avaliação diagnóstica.
(_)Avaliação somativa.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
I.Metodologia Ativa tag tỹ Educação Intercultural ki ta ken kỹ vỹ ti vênh kanhrãn fã kã ki rán kỹ nim ke mũ, sala kã ki êg vỹ jagnê mré êg kanhró to kanhrãn ke mũ, êg mogmog há han jé kar êg ty nén ũ jãfin mãn jé.
lI.Metodologia Ativa vỹ êg ki kã rã ni ên kato ty nén ũ há tãvĩ nĩ, kanhgág ag to fagninh my kinhrãg já ên finrãm jé, üri Brasil ki.
III.Ó g to tõ ãgklén kũ lánlál ti ki na nõde jã na ãg há na vãtxõ lanhlanh kũ ãgklén kũ na ãg jógzê ti mê kaben tê.
Ky gen kỹ vỹ ki hã ke nĩ:
I.Knhgág kar ag vy vêsó ki ag nén han ke mũ kuprêg ke mũ, vêsó ki ag tóg ag jykre mré kej ke mũ, kar ag jykre kanhró han ke mũ.
Tag kato
II.Kanhgág ag iskóra mĩ vênh kanhrãn jé ke vỹ tỹ jagnê mré kanhrãnrãn kãn tĩ ên nĩ, kỹ vênh kar vỹ jagnê mré kuprêg ke mũ, ag vênh kanhrãn ke to, ag vepê tỹ vênh venh jé kar ti tỹ tỹ ũ nĩn jé, ky kanhgág ag tóg to tar nytĩnh mũ, ag tỹ fóg tũ kóm ag tũ mré ke jé.
Ki hã vême tag ve ky, ũ tỹ ki hã ke kri tỹ jónh ké, A tõ ve kũ ma, ki u lán:
I.Êg vênh kanhrãn há han tĩ pétãm jé, êg vỹ jagnê mré to vêmén ke nĩ, iskóra tỹ kanhgág ga mĩ kãtin kỹ, ki êmê há han kar êg tóg êg vepê ên vugvóg há han ke mũ.
Kỹ ser
II.Vênh jykre si pi tỹ tã tá fón ke nĩ, kỹ hã ren kỹ mré ke háj há ên ven jé êg tóg, jatun mỹ ti iskóra ra kã ge han jé êg tóg mũ.
Ki hã kãmén tag tugnỹm kỹ, ki hã ke ên ki tỹ jónh ké: