Questões de Concurso Público Prefeitura de Amaralina - GO 2024 para Médico Cardiologista

Foram encontradas 5 questões

Q3053012 Medicina
Segundo o Código de Ética Médica (Resolução CFM n°. 2.217, de 27 de setembro de 2018), considerando a responsabilidade profissional, é vedado ao médico descumprir legislação específica nos casos de transplantes de órgãos ou de tecidos, esterilização, fecundação artificial, abortamento, manipulação ou terapia genética. Ainda, nesse sentido, está incorreto o que se afirma em:
Alternativas
Q3053016 Medicina
A parada cardiorrespiratória (PCR) é uma situação clínica que acarreta prioridade de atendimento devido à necessidade de intervenções rápidas e eficazes. Considerando a terapia medicamentosa em PCR, associe as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.

1-Vasopressores
2-Adrenalina/Epinefrina
3-Amiodarona
4-Lidocaína
5-Betabloqueadores
( ) Devido aos seus efeitos alfa-adrenérgicos, possibilita o aumento das pressões de perfusão coronariana.
( ) Atuam pela inibição do influxo simpático para as regiões de regulação do ritmo cardíaco, sobretudo para os tecidos onde predominam os canais lentos (p. ex. nó sinoatrial e atrioventricular).
( ) Seu efeito eletrofisiológico celular dominante consiste no bloqueio dos canais de potássio das células miocárdica.
( ) Fármacos bastantes utilizados durante a compressão torácica e possuem finalidade de aumentar a pressão de perfusão coronariana.
( ) É um anestésico local que também se mostra eficaz na terapia intravenosa aguda das arritmias ventriculares, por se tratar de um antiarrítmico da classe IB.
Alternativas
Q3053017 Medicina
O estado de choque pode ser classificado quanto aos fatores etiológicos e fisiopatológicos. Assim, o choque caracterizado pela diminuição da resistência vascular sistêmica associada a aumento compensatório, porém insuficiente, do débito cardíaco. Ocorre distribuição irregular do fluxo sanguíneo, levando à inadequada perfusão tecidual. Algumas regiões recebem fluxo em excesso, enquanto outras são mal perfundidas. Causas: choque séptico em fase inicial, choque anafilático, choque neurogênico (trauma raquimedular, estado de morte encefálica, lesão encefálica aguda) e complicações secundárias ao uso de drogas vasodilatadoras, é denominado corretamente como:
Alternativas
Q3053024 Medicina
A doença arterial coronariana (DAC) é a principal causa de morte no Brasil e no mundo. É um grande desafio para o clínico o acompanhamento destes pacientes, pois são casos cada vez mais prevalentes, complexos, normalmente associados a comorbidades, com maior acometimento nos indivíduos idosos e taxas de insucesso terapêutico elevadas. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3053025 Medicina
Homem, 59 anos, com internações anteriores por quadros psiquiátricos, admitido por dor abdominal. Ao exame físico, apresentava dor à palpação profunda do mesogástrio com massa pulsátil. O paciente apresentava VHS normal, PCR elevada (27 mg/L) e leucocitose (21.000/µL). Hemocultura demonstrou Staphylococcus coagulase negativo, e iniciou-se antibioticoterapia com teicoplanina e piperacilina com tazobactam. Após 7 dias, já com a hemocultura negativa, foi realizado tratamento cirúrgico. O controle aórtico proximal requereu clampeamento supracelíaco. Odor forte e rotura contida de parede posterior foram notados à abertura do saco aneurismático. A reconstrução foi com enxerto aorto-ilíaco com prótese bifurcada de Dacron 18x9 mm envolvido com pedículo vascularizado do grande omento. No pós-operatório, a antibioticoterapia foi mantida por 30 dias. Considerando o caso descrito, a angiotomografia confirmou:
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: C
4: C
5: A